Capa da publicação Literatura e soberania em um Brasil de contradições
Capa: Sora

Soberania nacional e Literatura

06/08/2025 às 10:02
Leia nesta página:

Como a literatura brasileira critica a perda da soberania nacional? Personagens idealistas expõem contradições do Estado e o enfraquecimento cultural e político do Brasil.

Vivemos em um mundo polarizado, não restam dúvidas. Ou você é do bem ou é do mal, ainda que não saibamos quem, nessa cena dantesca, seja o mocinho e o bandido!

Esse cabo de guerra ganha ainda mais destaque quando temos um terceiro personagem em ação. A briga fica tão grande e os envolvidos estão emocionalmente tão cegos, que acabam esquecendo de algo importante para qualquer nação, ou seja, desprezam todas as lutas e batalhas, seja no campo cultural, militar ou diplomático, para garantir a soberania nacional.

Sociólogos como Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), em sua rica obra “Raízes do Brasil” (1936), já dissertavam sobre a história brasileira e a busca incessante para nos livrarmos da herança colonial em busca de uma identidade nacional, construindo uma nação moderna e independente. Somente um Estado fraco, frágil, inseguro e desequilibrado, com bases sociais e culturais instáveis, abdicaria da sua soberania, cedendo e aceitando os mandos e desmandos de uma potência externa.

O tema não é recente e a literatura também passeou pelo assunto durante o período de construção da identidade tupiniquim. O escritor Lima Barreto (1881-1922), no famoso livro “Triste Fim de Policarpo Quaresma” (1915), traz um personagem idealista e autêntico, que busca reformas radicais para livrar o país do domínio estrangeiro e construir a sonhada “essência brasileira” em meio a um Brasil com inúmeras contradições, de tamanho continental, com culturas e costumem diferentes de um lugar para o outro.

Machado de Assis (1839-1908) valeu-se de sua incrível capacidade intelectual para criticar a política de sua época, utilizando da ironia para expor as contradições então existentes, visto que a propalada soberania não deveria funcionar apenas na teoria, mas também na prática. É sua a frase “A soberania nacional é a coisa mais bela do mundo, com a condição de ser soberania e de ser nacional”, extraída de uma das suas crônicas publicadas na coluna “História de Quinze Dias” da revista Ilustração Brasileira, que circulou no país no fim do século XIX e início do século XX, onde, ironicamente, deixa transparecer que a soberania declarada pelo império não passava de um verdadeiro engodo.

Edificar uma unidade nacional coesa e sólida não é tarefa fácil, em especial quando temos em nosso meio pessoas que pensam apenas no seu próprio terreno.

Fica o recado da literatura, portanto, que não podemos abandonar nossa autonomia cultural, social e econômica. Uma nação não se faz apenas com terra fértil e sol brilhante, é preciso enfrentar as tempestades, o vento cortante e gelado, as rochas duras. Adversidades precisam ser superadas, contudo, o bem maior, a soberania nacional, deve ser preservada.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Cristian Luis Hruschka

Advogado e professor universitário nas disciplinas de Ética Geral, Direito Coletivo, Individual e Processual do Trabalho.︎

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos