A velha discussão acerca da separação entre perícia e polícia judiciária – os pretextos políticos e a operação no rio de janeiro

10/11/2025 às 20:38

Resumo:


  • O debate sobre a separação entre perícia e polícia judiciária é recorrente no Brasil.

  • A Operação no Rio de Janeiro contra o Crime Organizado e Tráfico de Drogas reacendeu essa discussão.

  • O envolvimento político e a interferência do Judiciário na atividade policial geraram polêmica e questionamentos.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

A VELHA DISCUSSÃO ACERCA DA SEPARAÇÃO ENTRE PERÍCIA E POLÍCIA JUDICIÁRIA – OS PRETEXTOS POLÍTICOS E A OPERAÇÃO NO RIO DE JANEIRO

 

Autor: Eduardo Luiz Santos Cabette, Delegado de Polícia Aposentado, Mestre em Direito Social, Pós – graduado em Direito Penal e Criminologia e Professor de Direito Penal, Processo Penal, Criminologia, Medicina Legal e Legislação Penal e Processual Penal Especial em graduação, pós – graduação e cursos preparatórios.

 

Em texto antecedente já abordei a questão do anacronismo da alegação da suposta necessidade de separação entre unidades periciais e a polícia judiciária. [1]

Mas estamos no Brasil e não há muito que esperar. A qualquer chance a questão anacrônica de que há uma necessidade de separação da perícia das polícias judiciárias volta à tona.

O último pretexto foi a Operação no Rio de Janeiro contra o Crime Organizado e Tráfico de Drogas. [2]

O Supremo Tribunal Federal, na pessoa do Ministro Alexandre de Moraes e com fulcro na chamada “ADPF das Favelas” (ADPF 635 STF), mais uma vez não se autoconteve e imiscuiu-se em atividade policial pretendendo exercer fiscalização que não cabe ao Poder Judiciário. [3]

Em meio a todo esse imbróglio, o Governo Federal e a Polícia Federal alegam que não participaram da referida operação porque não havia matéria de interesse federal (o que é questionável quando se trata de crime organizado e tráfico que todos sabem envolver o país inteiro e até com ligações internacionais). Mas, afirmaram que não se envolveram porque não havia matéria federal. [4]

Insolitamente, mesmo dizendo que não havia interesse federal, após a operação, a Polícia Federal quer participar das perícias médico – legais e de local. [5] Ora, o Estado do Rio de Janeiro tem seu próprio IML e Instituo de Criminalística, de modo que não necessita dos serviços federais para tanto, ainda mais quando o Governo Federal e a Polícia Federal foram omissos na operação, alegando desinteresse pelo caso. Por isso, em atitude escorreita, o Governador do Rio de Janeiro, dispensou essa suposta “ajuda”. [6]

Eis que então, em manifestação política absolutamente apartada do mais mínimo esforço de autocontenção judicial, o Ministro Alexandre de Moraes retorna com a velha cantilena politiqueira, demagógica, anacrônica e oportunista de que as Unidades de Perícia devem ser separadas da Polícia Civil, como que insinuando alguma suspeita relativa à independência do IC e do IML cariocas. [7]

Na verdade, é mais que evidente que o que se pretendia era uma perícia federal parcial e dirigida politicamente para prejudicar o trabalho das Polícias do Rio de Janeiro e do Governador ligado à oposição. É triste ver um Judiciário politizado (no mau sentido) e envolvido em tramas desonestas, nesse caso se aproveitando de contingências para firmar posição parcial e reacender polêmica indefensável. Infelizmente, é assim que nos vemos neste país.

 

 

REFERÊNCIAS

ALCÂNTARA, Manoela. Moraes manda Claudio Castro explicar Operação no RJ e marca audiência. Disponível em https://www.metropoles.com/brasil/moraes-manda-claudio-castro-explicar-operacao-no-rj-e-marca-audiencia , acesso em 10.11.2025.

 

CABETTE, Eduardo Luiz Santos. Lei Orgânica Nacional das Polícia Civis e Unidades Técnico – Científicas: o problema da estruturação dividida. Disponível em https://jus.com.br/artigos/115277/lei-organica-nacional-das-policias-civis-e-unidades-tecnico-cientificas-o-problema-da-estruturacao-dividida , acesso em 10.11.2025.

 

FERREIRA, Luiz Claudio. Governo envia 20 peritos da PF para reforçar perícias no Rio. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2025-10/governo-envia-20-peritos-da-pf-para-reforcar-pericia-no-rio , acesso em 10.11.2025.

 

GOVERNO do Estado comanda maior operação de segurança em 15 anos e reforça combate ao narcoterrorismo. Disponível em  https://www.rj.gov.br/noticias/governo-do-estado-comanda-maior-operacao-de-seguranca-em-15-anos-e-reforca-combate-ao-narcoterrorismo7327 , acesso em 10.11.2025.

 

GULLINO, Daniel. Moraes defende perícia independente e fiscalização da Polícia pelo MP em audiência sobre megaoperação. Disponível em https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2025/11/05/moraes-defende-pericia-independente-e-fiscalizacao-da-policia-pelo-mp-em-audiencia-sobre-megaoperacao.ghtml , acesso em 10.11.2025.

 

LIMA, Daniela. Governo do Rio dispensa perícia da PF  em  corpos dos 121 mortos em operação. Disponível em https://noticias.uol.com.br/colunas/daniela-lima/2025/11/05/governo-do-rio-dispensa-pericia-da-pf-em-corpos-dos-121-mortos-em-operacao.htm , acesso em 10.11.2025.

 

MACIA, Vinicius. PF foi comunicada de Operação no Rio, mas se negou a participar, diz Diretor Geral. Disponível em https://www.gazetadopovo.com.br/republica/pf-foi-comunicada-de-operacao-no-rio-mas-se-negou-a-participar/ , acesso em 10.11.2025.

 



[1] Cf. CABETTE, Eduardo Luiz Santos. Lei Orgânica Nacional das Polícia Civis e Unidades Técnico – Científicas: o problema da estruturação dividida. Disponível em https://jus.com.br/artigos/115277/lei-organica-nacional-das-policias-civis-e-unidades-tecnico-cientificas-o-problema-da-estruturacao-dividida , acesso em 10.11.2025.

[2] GOVERNO do Estado comanda maior operação de segurança em 15 anos e reforça combate ao narcoterrorismo. Disponível em  https://www.rj.gov.br/noticias/governo-do-estado-comanda-maior-operacao-de-seguranca-em-15-anos-e-reforca-combate-ao-narcoterrorismo7327 , acesso em 10.11.2025.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

[3] ALCÂNTARA, Manoela. Moraes manda Claudio Castro explicar Operação no RJ e marca audiência. Disponível em https://www.metropoles.com/brasil/moraes-manda-claudio-castro-explicar-operacao-no-rj-e-marca-audiencia , acesso em 10.11.2025.

[4] MACIA, Vinicius. PF foi comunicada de Operação no Rio, mas se negou a participar, diz Diretor Geral. Disponível em https://www.gazetadopovo.com.br/republica/pf-foi-comunicada-de-operacao-no-rio-mas-se-negou-a-participar/ , acesso em 10.11.2025.

[5] FERREIRA, Luiz Claudio. Governo envia 20 peritos da PF para reforçar perícias no Rio. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2025-10/governo-envia-20-peritos-da-pf-para-reforcar-pericia-no-rio , acesso em 10.11.2025.

[6] LIMA, Daniela. Governo do Rio dispensa perícia da PF  em  corpos dos 121 mortos em operação. Disponível em https://noticias.uol.com.br/colunas/daniela-lima/2025/11/05/governo-do-rio-dispensa-pericia-da-pf-em-corpos-dos-121-mortos-em-operacao.htm , acesso em 10.11.2025.

[7] GULLINO, Daniel. Moraes defende perícia independente e fiscalização da Polícia pelo MP em audiência sobre megaoperação. Disponível em https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2025/11/05/moraes-defende-pericia-independente-e-fiscalizacao-da-policia-pelo-mp-em-audiencia-sobre-megaoperacao.ghtml , acesso em 10.11.2025.

Sobre o autor
Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado de Polícia Aposentado. Mestre em Direito Ambiental e Social. Pós-graduado em Direito Penal e Criminologia. Professor de Direito Penal, Processo Penal, Medicina Legal, Criminologia e Legislação Penal e Processual Penal Especial em graduação, pós - graduação e cursos preparatórios. Membro de corpo editorial da Revista CEJ (Brasília). Membro de corpo editorial da Editora Fabris. Membro de corpo editorial da Justiça & Polícia.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos