Artigo Destaque dos editores

Reflexões sobre o ensino jurídico no Brasil

Exibindo página 3 de 3
Leia nesta página:

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Lédio Rosa de. Más Universidades. Diário Catarinense n. 9.145, 20 de abr. de 2011. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3281006.xml&template=3898.dwt&edition=16936&section=131, acesso em: 21 de abr. de 2011.

BRASIL, ESTADO DE SANTA CATARINA, Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, Projetos. Disponível em:

< http://www.tj.sc.gov.br/adm/planosprojetos.htm>. Acesso em 18 jun. 2011.

COELHO, Inocêncio M. A reforma universitária e a crise do ensino jurídico. In: Encontros da Unb: ensino jurídico. Brasília, p.131-144, 1978-1979.

FARIA, José Eduardo. O ensino jurídico e a função social da dogmática. In: Encontros da UNB: ensino jurídico.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 27.ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental; 4ª Ed. São Paulo: Cortez, 2006 p.70.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LÔBO, Paulo Luiz Neto. Critérios de avaliação externa dos cursos jurídicos. In: COMISSÃO DO ENSINO JURÍDICO. OAB/SC. Ensino jurídico. Parâmetros para elevação de qualidade e avaliação. p.33

MARIA, Joaquim Parron. A interdiciplinaridade no ensino universitário. In: WACHOWICZ, Lílian Anna (org.). A Interdiciplinaridade na Universidade. Curitiba: Champagnat, 1998.

MELO FILHO, Alvaro. Inovações no Ensino Jurídico e no Exame da Ordem. Belo Horizonte: Del Rey, 1996.

MORAIS, Regis de. Entre a educação e a barbárie. Campinas: Papirus, 1983.

OLIVEIRA JUNIOR, José Alcebíades de. Teoria Jurídica e Novos Direitos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2000.

RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Ensino Jurídico e Direito Alternativo, São Paulo: Acadêmica, 1993.

RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Novo currículo mínimo dos cursos jurídicos. São Paulo: RT, 1995.

RODRIGUES, Horário Wanderlei. Ensino jurídico: saber e poder. São Paulo: Loyola, 1988.

RODRIGUES, Horácio Wanderlei, organizador, O ensino jurídico para que(m)?, Florianópolis: Fundação Boiteux, 2000.

RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Ensino do Direito no Brasil: diretrizes curriculares e avaliação de ensino? - Horácio Wanderlei, Eliane Botelho Junqueira – Florianópolis: Fundação Boiteux, 2002.

SOUZA, João Paulo de. O ensino jurídico, a sala de aula e a rua. In: RODRIGUES, Horácio Wanderlei (org.). Ensino Jurídico para quem?. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2000.

STEIN, Suzana Albornoz. Por uma educação libertadora. Petrópolis – RJ: Ed. Vozes, 1984.

WERNECK, Hamilton. Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo. Editora Vozes, 1992, 87p.

WOLKMER, Antônio Carlos. Pluralismo jurídico: fundamentos de uma nova cultura no Direito. São Paulo: Alfa Omega, 2001.


Notas

  1. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Editora Cortez, 1994, p.177.
  2. Idem, p. 19.
  3. WERNECK, Hamilton. Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo. Editora Vozes, 1992, 87p.
  4. FARIA, José Eduardo. O ensino jurídico e a função social da dogmática. In: Encontros da UNB: ensino jurídico. p.114.
  5. LÔBO, Paulo Luiz Neto. Critérios de avaliação externa dos cursos jurídicos. In: COMISSÃO DO ENSINO JURÍDICO. OAB. Ensino jurídico. Parâmetros para elevação de qualidade e avaliação. p.33
  6. ANDRADE, Lédio Rosa de. Más Universidades. Diário Catarinense n. 9.145, 20 de abr. de 2011. Disponível em:
  7. http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3281006.xml&template=3898.dwt&edition=16936&section=131, acesso em: 21 de abr. de 2011.
  8. RODRIGUES, Horácio Wanderlei, organizador, O ensino jurídico para que(m)?, Coleção Fundação Boiteux;
  9. STEIN, Suzana Albornoz. Por uma educação libertadora. Petrópolis – RJ: Ed. Vozes, 1984.
  10. Leff, Enrique Epistemologia ambiental; 4ª Ed. - _ São Paulo: Cortez, 2006 p.70.
  11. COELHO, Inocêncio M. A reforma universitária e a crise do ensino jurídico. In: Encontros da UNB: ensino jurídico. P.135.
  12. MARIA, Joaquim Parron. A interdisciplinaridade no ensino universitário. In: WACHOWISCZ, L. A Interdisciplinaridade. p. 93
  13. RODRIGUES, Horácio Wanderlei, organizador, O ensino jurídico para que(m)?, Coleção Fundação Boiteux, 2000.
  14. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 27.ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
  15. Idem, p.45
  16. FAGÚNDEZ, Paulo Roney Avila. In: RODRIGUES, Horácio Wanderlei, organizador, O ensino jurídico para que(m)?, Coleção Fundação Boiteux; p.41.
  17. RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Ensino jurídico e direito alternativo, São Paulo: Acadêmica, 1993.
  18. RODRIGUES, Horácio Wanderlei, Ensino jurídico e direito alternativo, São Paulo: acadêmica, 1993.
  19. p. 174
  20. Idem, p. 174.
  21. Ibidem, p. 174.
  22. RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Novo currículo mínimo dos cursos jurídicos. São Paulo: RT, 1995. p.11.
  23. RODRIGUES, Horário Wanderley. Ensino jurídico: saber e poder. São Paulo: Loyola, 1988, p.54.
  24. RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Ensino do Direito no Brasil: diretrizes curriculares e avaliação de ensino? - Horácio Wanderlei, Eliane Botelho Junqueira – Florianópolis: Fundação Boiteux, 2002.
  25. BRASIL, ESTADO DE SANTA CATARINA, Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, Projetos. Disponível em: < http://www.tj.sc.gov.br/adm/planosprojetos.htm>. Acesso em 18 jun. 2011.
  26. RODRIGUES, Horácio Wanderlei, Ensino jurídico e direito alternativo, São Paulo: acadêmica, 1993.
  27. MORAIS, Regis de. Entre a educação e a barbárie – Campinas: Papirus, 1983. p. 46.
  28. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 27.ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
  29. MELO FILHO, Alvaro. Inovações no Ensino Jurídico e no Exame da Ordem. Belo Horizonte: Del Rey, 1996.
  30. SOUZA, João Paulo de. O ensino jurídico, a sala de aula e a rua. In: RODRIGUES, Horácio Wanderlei (org.). Ensino Jurídico para quem?. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2000.
  31. RODRIGUES, Horácio Wanderlei, Ensino jurídico e direito alternativo, São Paulo: acadêmica, 1993. p. 153/154
  32. Horácio Wanderlei Rodrigues, Amilton Bueno de Carvalho, Roberto Lyra Filho.
  33. RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Ensino Jurídico e Direito Alternativo, São Paulo: Acadêmica, 1993. p. 155
  34. WOLKMER, Antônio Carlos. Pluralismo jurídico: fundamentos de uma nova cultura no Direito. São Paulo: Alfa Omega, 2001.
  35. OLIVEIRA JUNIOR, José Alcebíades de. Teoria Jurídica e Novos Direitos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2000.
  36. idem, p.19.
Assuntos relacionados
Sobre as autoras
Denise Teresinha Almeida Marcon

Advogada e Diretora de Empresa, Pós-graduada em Advocacia e Dogmática Jurídica pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL; Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Bacharel também em Letras Inglês-Português pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Ex-Professora do curso de Direito da UNISUL na Disciplina de Processo Civil I - Conhecimento; Membro da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/SC; Participou da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/SC

Gabriela Almeida Marcon

Advogada, Pós-graduanda em Jurisdição Federal pela Escola Superior da Magistratura Federal de Santa Catarina – ESMAFESC; Bacharel também em Administração Empresarial pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC; Membro da Comissão de Estudos Jurídicos e Legislativos da OAB/SC

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

MARCON, Denise Teresinha Almeida ; MARCON, Gabriela Almeida. Reflexões sobre o ensino jurídico no Brasil. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 16, n. 3027, 15 out. 2011. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/20258. Acesso em: 25 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos