PENHORABILIDADE DE SALÁRIO EM EXECUÇÃO QUE NÃO SEJA DE ALIMENTOS

19/03/2014 às 12:06
Leia nesta página:

Pretende-se com o presente estudo analisar, sob a técnica da aplicação e intepretação das normas, a compatibilidade da penhora de salário com o ordenamento jurídico brasileiro.

PENHORABILIDADE DE SALÁRIO EM EXECUÇÃO QUE NÃO SEJA DE ALIMENTOS

Somente em um sistema jurídico perfeito – e, portanto, hipotético – existe absoluta harmonia entre as normas. Na prática, contudo, é bastante comum o choque entre normas, entre princípios e entre estes e essas. É exatamente esse fenômeno que ocorre em relação ao regramento relativo ao salário e sua (im)penhorabilidade.

Com efeito, estabelece o art. 649 do CPC que o salário é bem absolutamente impenhorável. Contudo, quanto se trata de execução, não se pode olvidar que existe, embora implicitamente, o direito fundamental à tutela executiva. Tal garantia decorre do Estado Democrático de Direito, da inafastabilidade e da efetividade da tutela jurisdicional. Está-se, assim, diante de um caso evidente de colisão entre uma norma legal e um direito constitucional.

Em uma análise superficial, a solução da controvérsia poderia se dar pela simples aplicação da técnica da hierarquia das normas, pois o direito fundamental à tutela executiva, cuja existência não se discute, não pode ser suplantando por norma prevista em regramento de menor estatura, no caso, o Código de Processo Civil.

Contudo, o regramento processual civil relativo à impenhorabilidade do salário nada mais é do que um desdobramento do direito constitucional da dignidade da pessoa humana. Assim, pela ótica constitucional, tanto o credor não pode ser expungido do seu direito à tutela executiva quanto o devedor não pode ser absolutamente privado de seu sustento.

Assim, verifica-se que, em verdade, trata-se de colisão entre princípios constitucionais, portanto, de mesma envergadura.

Assentada tal premissa, a solução a ser apontada não poderá ser aquela calcada na aplicação da técnica da hierarquia das normas, mas na ponderação de valores.

A técnica da ponderação de valores consiste na conciliação entre princípios em tensão, para que cada qual seja aplicado na medida em que melhor contribua para a justiça num dado caso concreto.

Foi exatamente com base nessa técnica que muitos juízes singulares, e até mesmo alguns tribunais, passaram a admitir a possibilidade da penhora de parte do salário, fixando-se, como praxe, o percentual de 30% (trinta por cento).

Tal tese, contudo, não conta com o beneplácito do Superior Tribunal de Justiça, para quem “a impenhorabilidade do salário tem caráter absoluto, nos termos do artigo 649, IV, do CPC, sendo, portanto, inadmissível a penhora parcial de valores depositados em conta-corrente destinada ao recebimento de salários por parte do devedor”[1].

O Supremo Tribunal Federal, por sua vez, não tem analisado tal questão, sob o fundamento – equivocado, na visão aqui defendida – de que se trataria de questão infraconstitucional. Confira-se:

“a questão da penhora de salários nas causas processadas em Juizados Especiais situa-se no âmbito infraconstitucional (CPC, art. 649), sendo inviável sua análise em recurso extraordinário”.[2]

Assim, verifica-se que, embora haja uma tendência de equacionamento entre os valores envolvidos quando em voga o direito constitucional à tutela executiva e a impenhorabilidade dos salários – com o estabelecimento, como visto, de percentual que não prive totalmente o devedor do seu sustento e o credor de sua pretensão executiva –, o Superior Tribunal de Justiça, que é a instância máxima na qual tal tema chegou a ser analisado, não admite tal posicionamento, aplicando o Código de Processo Civil de maneira absoluta e, portanto, em detrimento da Constituição.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARROSO, Luís Roberto. Interpretação e aplicação da Constituição: fundamentos de uma dogmática constitucional transformadora. 5. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2003.

CAPISTRANO, Márcio Anderson Silveira. A técnica da ponderação de valores e a justificação racional das decisões judiciais. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XV, n. 100, maio 2012. Disponível em: < http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=12517>. Acesso em out 2013.


[1] AgRg no REsp 1262995/AM, Rel. Ministro PAULO DE TARSO SANSEVERINO, TERCEIRA TURMA, julgado em 06/11/2012, DJe 13/11/2012

[2] ARE 731256, Relator(a): Min. TEORI ZAVASCKI, julgado em 16/09/2013, publicado em DJe-184 DIVULG 18/09/2013 PUBLIC 19/09/2013

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos