A importância do julgamento dos Mandados de Injunção 670/ES, 708/DF e 712/PA para o direito de greve do servidor público brasileiro

23/04/2014 às 15:36
Leia nesta página:

O presente artigo aborda a importância dos Mandados de Injunção propostos pelos Estados do Espírito Santo, Distrito Federal e Pará, julgados pelo STF em 2007, para o direito de greve do servidor público brasileiro.

A IMPORTÂNCIA DO JULGAMENTO DOS MANDADOS DE INJUNÇÃO 670/ES, 708/DF e 712/PA PARA O DIREITO DE GREVE DO SERVIDOR PÚBLICO BRASILEIRO[1][2]

De acordo com Carlos Henrique Leite (2002)[3], o direito de greve objetiva a melhoria das condições sociais do homem trabalhador, constituindo um direito fundamental do trabalhador, enquanto pessoa humana e cujo objetivo maior consiste na reação pacífica e ordenada dos trabalhadores contra os atos que impliquem, direta ou indiretamente, desrespeito à dignidade da pessoa humana.

Nesses termos, conforme Leite (2002), o direito de greve constitui-se a um só tempo, em direito de primeira, de segunda e de terceira dimensão, na medida em que se enquadra como um direito de liberdade, de igualdade e de fraternidade.

A esse respeito, Luciana Stoll (2006)[4] adverte que, muito embora objetive a melhoria das condições sociais do homem trabalhador, o direito de greve não é ilimitado, estando atrelado ao dever de responsabilidade. Assim, como direito coletivo e social que é, o direito de greve deve ceder frente aos direitos humanos de maior grau de importância que venham a ser possivelmente ameaçados pela greve (STOLL, 2006).

Entende-se com isso, que o direito de greve só é juridicamente aceitável quando fracassam o diálogo entre os atores sociais ou as demais tentativas para a solução das questões envolvidas e, anteriormente ao seu exercício ocorrem tentativas de negociação, para que a greve não se torne um instrumento ilegal e abusivo.

Amauri Nascimento (2010) ensina ainda que, em relação ao direito de greve no serviço público, a questão é ainda mais preocupante, pois devem ser esgotadas todas as tentativas de entendimento entre Administração Pública e servidor, já que a greve no setor público geralmente envolve serviços de natureza essencial, a exemplo de energia elétrica, abastecimento, saúde, segurança e transportes.

A esse respeito, o art. 10 da Lei n. 7.783/89 elenca como serviços e atividades consideradas essenciais, verbis:

Art. 10. São considerados serviços ou atividades essenciais:

I - tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis;

II - assistência médica e hospitalar;

III - distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos;

IV - funerários;

V - transporte coletivo;

VI - captação e tratamento de esgoto e lixo;

VII - telecomunicações;

VIII - guarda, uso e controle de substâncias radioativas, equipamentos e materiais nucleares;

IX - processamento de dados ligados a serviços essenciais;

X - controle de tráfego aéreo;

XI - compensação bancária (ANGHER, 2011, p. 917)

Convém apontar o reconhecimento de Pedro Lenza (2009) de que a Constituição cidadã de 1988 em seu art. 9º prevê o direito de greve do trabalhador da iniciativa privada, cabendo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses defendidos por meio dele. Lembra o autor que o dispositivo que trata do direito de greve está, propositalmente, inserido no Capítulo II do Título II, da CF, os quais apresentam, respectivamente, os direitos sociais e os direitos e garantias fundamentais.

Por sua vez, prevê o art. 37, VII da CF, a observância pela Administração Pública do direito de greve dirigido aos servidores públicos, como se vê a seguir:

Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica; (ANGHER, 2011, p. 40-41).

Dessa forma, alerta Lenza (2009) que o direito de greve do servidor público está inserido no capítulo da Constituição que cuida da Administração Pública (Capítulo VII, do Título III), pois o serviço público, sempre deve atender aos interesses da coletividade.

Por esse motivo, lembra Paulo Roberto Ebert (2008)[5] que o direito de greve do servidor público não pode ser considerado automaticamente exercitável com a promulgação da Constituição. Ao contrário, é necessária a edição de lei ordinária que estabeleça os termos e os limites do exercício do direito de greve do servidor público, conforme o advento da Emenda Constitucional nº 19/98, que passou a condicionar o exercício do direito de greve à edição de lei específica e não mais a lei complementar.

Segundo Stoll (2006), a orientação de necessidade de edição de lei para regulamentar o exercício do direito de greve no serviço público aproxima-se de um pseudo, ou inexistente, direito. De nada adianta reconhecer que o direito de greve para os servidores públicos existe e é assegurado pela Constituição Federal, como apregoam inúmeros julgados brasileiros, se o seu exercício não é permitido, ou, se exercido, é penalizado.

Prova disso, conforme a autora, está no Decreto Presidencial nº 1.480, de 3/5/1995, que limita o exercício do direito de greve no serviço público, determinando, em seus art. 1º e incisos, parágrafo 2º e art. 2º, que as faltas decorrentes de movimentos grevistas não sejam, em nenhuma hipótese, abonadas, compensadas ou computadas para efeito de contagem de tempo de serviço ou de qualquer vantagem que a tenha por base, podendo até mesmo ensejar em exoneração ou dispensa do chefe imediato ou dos ocupantes de cargos ou funções comissionadas.

Ebert (2008) aponta que em 2007 o Supremo Tribunal Federal, trouxe relevantes implicações para o exercício do direito de greve pelos servidores públicos, além de representar um marco histórico para o instituto do mandado de injunção, quando no julgamento dos Mandados de Injunção 670/ES, 708/DF e 712/PA, respectivamente do Espírito Santo, Distrito Federal e Pará, declarou a omissão legislativa quanto ao dever constitucional em editar lei que regulamente o exercício do direito de greve no setor público e, por maioria, decidiu aplicar ao setor público, no que couber, a lei de greve vigente no setor privado (Lei nº 7.783/89).

Convém ressaltar, no entanto, conforme lembra Ebert (2008) que nem sempre o STF manifestou entendimento como o exarado nos referidos mandados de injunção. Anteriormente, no julgamento do MI 20-DF, realizado em maio de 1994, o STF considerou a existência de lacuna técnica decorrente da demora do Congresso Nacional em regulamentar o direito de greve do servidor público civil, mas, lamentavelmente, ao invés de criar uma norma específica para o caso concreto, o que seria da própria essência do mandado de injunção, limitou-se simplesmente a comunicar a decisão ao Congresso para que este tomasse as providências necessárias à edição de lei complementar indispensável ao exercício do direito de greve pelos servidores públicos civis.

De acordo com Ebert (2008), até hoje, o Congresso Nacional não deu a mínima importância à decisão injuntiva do STF.

Ensina ainda Ebert (2008) que, por ocasião do julgamento do MI 20, o STF pronunciou-se no sentido de que o direito de greve de servidores públicos, estatuído no art. 37, VII, da CF/88, representava norma de eficácia limitada, carente de regulamentação, e que o mandado de injunção não se prestaria à edição de norma concreta integradora, mesmo com a lentidão legislativa.

Em outros termos, explica Ebert (2008) que, apesar de reconhecer a omissão dos órgãos legislativos, o STF entendeu, à época, que não seria dado ao Judiciário fazer as vezes de legislador e suprir a ausência de regramento.

Segundo Ludmilla Ferreira Mendes de Souza (2011)[6], com o julgamento dos Mandados de Injunção 670/ES, 708/DF e 712/PA, a Suprema Corte regulamentou provisoriamente o exercício do direito de greve no serviço público, fazendo uso do mandado de injunção para efetivamente cumprir a ausência de lei, rompendo definitivamente com o dogma até então vigente, e, por via oblíqua, realinhando o seu próprio papel no âmbito das omissões legislativas.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

E, nesse contexto, conforme Souza (2011), alterando seu posicionamento quanto à eficácia das decisões tomadas em Mandado de Injunção, em contraposição ao entendimento adotado anteriormente, como no já comentado MI-20, dando-lhes efeitos mandamentais, e não meramente declaratórios da omissão legislativa, o STF alterou seu entendimento acerca do exercício do direito de greve para o servidor público.

Ao resumir o tema, o ministro Celso de Mello salientou que "não mais se pode tolerar, sob pena de fraudar-se a vontade da Constituição, esse estado de continuada, inaceitável, irrazoável e abusiva inércia do Congresso Nacional, cuja omissão, além de lesiva ao direito dos servidores públicos civis - a quem se vem negando, arbitrariamente, o exercício do direito de greve, já assegurado pelo texto constitucional -, traduz um incompreensível sentimento de desapreço pela autoridade, pelo valor e pelo alto significado de que se reveste a Constituição da República[7]".

Celso de Mello também destacou a importância da solução proposta pelos ministros Eros Grau e Gilmar Mendes. Segundo ele, a forma como esses ministros abordaram o tema "não só restitui ao mandado de injunção a sua real destinação constitucional, mas, em posição absolutamente coerente com essa visão, dá eficácia concretizadora ao direito de greve em favor dos servidores públicos civis[8]".

Assim, enquanto o Legislativo não cumpre seu dever de legislar, aplicar-se-á a Lei de greve da iniciativa privada, com alterações, aos servidores públicos.

Por fim, é bem verdade que o direito de greve objetiva a melhoria das condições sociais do homem trabalhador, significando um direito fundamental do trabalhador, enquanto pessoa humana e cujo objetivo maior deve consistir na reação pacífica e ordenada dos trabalhadores contra os atos que impliquem, direta ou indiretamente, desrespeito à sua dignidade humana.

E, nessa seara, o funcionalismo público não pode sofrer pela espera da edição de uma lei que regulamente a sua garantia de melhores condições sociais, a partir do direito de greve. Por isso é notória a importância dos mandados 670, 708 e 712 para a efetivação contemporânea do direito de greve do servidor público que, diga-se de passagem, tornara-se a própria vítima da inércia administrativa.

[1] Bacharel em Direito e Comunicação Social; Pós-graduada em Direitos Sociais e Políticas Públicas com foco em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Darcy Ribeiro e Educação de Jovens e Adultos.

[2] Resumo de artigo apresentado à Pós-Graduação em Direitos Sociais e Políticas Públicas com foco em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Darcy Ribeiro.

[3] LEITE, Carlos Henrique Bezerra. A greve do servidor público civil e os direitos humanos. Jus Navigandi, Teresina, ano 7, n. 54, 1 fev. 2002. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/2612>. Acesso em: 10.abr. 2010.

[4] STOLL, Luciana Bullamah. Negociação Coletiva no Setor Público. Franca: UNESP, 2006.

[5]EBERT, Paulo Roberto Lemgruber. O novo perfil da greve de servidores públicos. Análise da Lei nº 7.783/89 à luz dos acórdãos proferidos pelo STF no julgamento dos Mandados de Injunção nº 670/ES, 708/DF e 712/PA. Jus Navigandi, Teresina, ano 13, n. 1722, 19 mar. 2008. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/11066>. Acesso em 02.05.11.

[6] SOUZA, Ludmilla Ferreira Mendes de. A greve do servidor público civil e o princípio da continuidade dos serviços públicos. Análise da aplicação da Lei nº 7.783/89. Jus Navigandi, Teresina, ano 16, n. 2848, 19 abr. 2011. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/18935>. Acesso em: 02 maio 2011.

[7] MI 708/DF. Informativo/STF 480. Disponível em: www.stf.gov.br. Acesso em: 07.05.2011.

[8] MI 708/DF. Informativo/STF 480. Disponível em: www.stf.gov.br. Acesso em: 07.05.2011

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Ana Paula Vasconcelos Sousa

Bacharel em Direito e Comunicação Social; Pós-graduada em Direitos Sociais e Políticas Públicas com foco em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Darcy Ribeiro.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos