Direito real x direito ideal: chacota jurídica

25/04/2014 às 09:23
Leia nesta página:

Reflexão crítica sobre o distanciamento entre o Direito Ideal e o Direito Real. Crítica ao orgulho dos juristas ensimesmados.

O Direito é pomposo em seu discurso retórico convincente de grandiosidade, faz-se ainda mais plenipotente no falar afetado de seus oradores. A vestimenta é formal, o vernáculo suntuoso. A forma não se deforma. Dos acadêmicos aos operadores, a sacralidade orgulhosa do seu distanciamento das instâncias as quais deveria atender é vergonhosa. Isolado num mundo alheio e ideal, repousa sobre um ordenamento jurídico majestoso, brilhante, áureo e esplendoroso e deveras lacônico, ineficiente, pedante na vaidade pretensiosa de zelar por objeto que não conhece de fato.

Pequei! Ofendi a vaidade dos engravatados sábios coerentes, cujo saber os faz ultra-humanos, mesmo ao dividirem com os simples e demais mortais a existência, embora estejam num nível ideal, intocáveis, gozando do Direito em toda sua formosura e graça. Já decoraram os códigos, refletiram a hierarquia normativa, conheceram as teorias, agora gigantes, cabeças enormes, não maiores que o orgulho voluptuoso que encontram em si.

A batalha de egos. A excentricidade desumana dos nossos sábios me é constrangedora. Sempre quis acreditar que o conhecimento ampliava a virtude e benignidade humanas, porém apenas percebo que eleva o grau de distanciamento entre os seres, a vaidade, o egoísmo. A maioria não sabe digerir o prato do poder, envenena-se.

Agora dirão, que emotivo e irracional não exponho texto coerente. Que sim se ocupam das grandes questões e da razão de ser do Direito. Direito deles, venerado como se fosse de todos, mas servindo a poucos. Servindo aos ricos, servindo aos sábios. Proporcionando a poucos as delícias e prazeres do respeito à dignidade. Minto?

Direito à vida, liberdade, igualdade, segurança, propriedade, todos temos? Em que medida? Igual, perante a quem? Acesso à Justiça? Acesso ao Direito? Acesso apenas ao avesso do que o Direito promete, acesso à indignidade humana! Tudo bem, críticas vazias. Pessoas morrendo são números, sem atendimento em hospitais, incertos se não serão vítimas de violências física e patrimonial, tendo seus filhos educados numa estrutura sucateada, alienados pela mídia e pelo próprio Estado. Culpados? Até prova em contrário sim!

Mas o Direito é belo! Belo, bom e justo, digno da República Federativa do Brasil, terra de sonhos, lugar de povo feliz e satisfeito, de futebol, copa, olimpíadas. Está tudo certo, está tudo bem. Uma classe garbosa tudo tem e se não tem manda buscar, vai ao exterior de 1ª classe, enquanto a massa se espreme em lotações.

É o Direito tem sido realmente bom, há uma Justiça extremamente caridosa com quem tem e madrasta de quem não tem. É isso o conceito ideal de Direito, de Justiça posto na Constituição? São esses os objetivos que deveríamos perseguir? Elegante e magnificente Direito ideal que acolhe a todos e promove dignidade, os cidadãos aplaudem teu êxito hermenêutico e sua capacidade de se transferir ao mundo real das ruas, escolas, favelas, hospitais etc. Sua letra viva morre na imbecilidade mórbida de teus cultores frios e estáticos, covardes, preocupados com sua pompa e maquiagem, a vestimenta e formalística.

Direito! Vossas Digníssimas Sumidades Excelentíssimas e éticas que ai que o criam, recriam, interpretam, aplicam, se beneficiam, louvam sua beleza em vaidade de conhecê-lo em extensão e quiçá profundidade. Não seja piada nobre Direito, motivo de chacota aos que tanto lhe querem bem, pelo bem próprio e coletivo.

Danilo Fernando de Oliveira, Advogado.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos