Somos árvores ou bosques?

23/05/2014 às 08:21
Leia nesta página:

Artigo sobre liderança

Um texto do autor Paulo Coelho nos brinda com uma excelente reflexão profissional:

“A UNIÃO”

Os mestres dizem que a descoberta espiritual é solitária. “Por que estamos juntos, então?”, perguntou um discípulo. “Vocês estão juntos porque um bosque é mais forte que uma árvore só”, respondeu o mestre.”O bosque resiste muito mais ao vento, além de ajudar ao solo a ser fértil”, continuou.”O que faz a árvore forte é a raiz, mas ela não pode fazer nenhuma outra planta crescer”.E o mestre conclui:”Ter o mesmo propósito e deixar que cada um cresça é o caminho dos que comungam com Deus”.

Paulo Coelho

Algumas lições corporativas deste texto:

+ Todo aprendizado é individual, mas podemos coletivamente socializa-lo para ter mais força.

+ Ninguém ensina ninguém, exceto se esta pessoa quiser aprender.

+ Nossa força provém de nossa raiz (sabedoria, conhecimento, inteligência emocional) e podemos com ela e através dela servir de sombra (alento, apoio, paz) para os demais ao nosso redor.

+ Devemos integrar o bosque (empresa) com todos no mesmo sentido, protegendo aqueles que estão se desenvolvendo (novas árvores) e transformando nosso ecossistema e algo cada vez mais sólido e forte.

+ Podemos até buscar no restante da floresta novas árvores, bosques, águas, contudo, é na nossa raiz, na nossa identidade que se forma a realidade da nossa existência.

Enfim,

Podemos aprender muito com a natureza, não é mesmo?

E quais lições você tem para dividir com outras árvores a fim de frutificar frutos para todos?

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Autoridade em Inteligência Artificial – IA no setor jurídico (chat gpt, Gemmini, Copilot e muito mais!). Consultor em gestão, tecnologia e marketing jurídico. Também sou craque em Privacidade e implementação de LGPD! Vamos conversar? Envie um e-mail ou mensagem pelo Microsoft Teams: [email protected] Prefere contato direto? WhatsApp ou Telegram: (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos