E quando o criminoso é o Juiz?

13/06/2014 às 09:28
Leia nesta página:

O presidente do STF colocou-se num inatingível pedestal, acima de todos e até da própria CF/88.

Após ter eventualmente cometido o crime de abuso de autoridade e dar prova em vídeo do mesmo, o presidente do STF (provavelmente em razão da firme reação da OAB à sua abusiva conduta de mandar expulsar a força bruta um advogado do plenário do STF) passou a acusar seu adversário de condutas reprováveis.

JB demonstra uma ingenuidade colossal. Ele realmente acredita que uma suposta ilegalidade cometida pelo seu adversário justifica o crime de mera conduta que ele pode ter cometido diante das câmeras de TV? 

Onde está o rigor Penal desproporcional que JB aplicou em relação aos réus do mensalão petista? Quando se trata de sua augusta pessoa, JB acredita que nenhum rigor Penal é necessário?

Falta ao presidente do STF um pouco de coerência e muito bom senso. A régua Penal com a qual ele mede os outros é qualitativamente diferente da que ele usa para medir a si próprio. Falta-lhe a capacidade humana da empatia, de ver um pouco de si no outro e um pouco do outro em si mesmo. Este distanciamento paranóico que JB parece nutrir em relação a todos os demais é a fonte de todo o mal. 

De Julio César a Hitler, passando por Napoleão, todos os líderes sanguinários tiveram esta falha de caráter fundamental que JB demonstra: a de se julgarem superiores aos outros homens. E a incapacidade de admitir que cada sujeito vê a realidade a partir de uma posição externa distinta da dos demais, sendo todos parte da mesma realidade e devendo coexistir apesar de suas diferenças. JB absolutiza sua posição. A defesa do réu e o direito do advogado defendê-lo significam nada diante dele porque só o ponto de vista dele deve imperar. Se um homem com esta índole chega ao poder político e comanda Exércitos a única coisa que se pode esperar é o massacre inevitável de todos que dele discordem.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Fábio de Oliveira Ribeiro

advogado em Osasco (SP)

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos