Prever para acertar e padronizar para poupar

10/07/2014 às 19:13
Leia nesta página:

Organizar um escritório de advocacia para receber os clientes e bem defender suas ações requer de seus donos um pensamento estratégico desde o momento em que escolhem qual o ramo do Direito em que irão atuar.

Para um sonhador, um novato na profissão da advocacia, receber um cliente e, então, ter em mãos a demanda e a ajuizar pode parecer um grande trunfo o a meta em si. No entanto, quando falamos em gestão, a chegada de uma nova ação no escritório é apenas o momento número “1”. E esse deve ser o princípio de toda a grande excelência da organização do escritório.

A chegada de uma nova ação é um dos impulsionadores do movimento em um escritório, pois, com esse fato gerador, dever-se-ia, de antemão, saber:

  • Quem atenderá o cliente?
  • Onde ficará registrado o atendimento?
  • Qual o passo seguinte deverá ocorrer após a contratação?
  • Qual o prazo convencionado pelo escritório para o ajuizamento de uma inicial (ou como se dará o controle do prazo, se for uma defesa)?
  • Quem fará este controle?
  • Qual advogado será o responsável pela elaboração do processo?
  • Quem, dentro do escritório, será o responsável por registrar que a inicial/prazo foi realizado?
  • O tempo convencionado para a realização da peça foi atendido? Quem protocolará?

A série de questionamentos, que acima relacionamos, é parte do que se chama de planejamento.  Mesmo a rotina do escritório deve ser planejada e tornada padrão. Os menores detalhes, se transformados em padrão, permitirão que o tempo que ficamos inventando como proceder, seja utilizado para o positivo, para o crescimento, para o desenvolvimento.

Quando descrevemos os procedimentos, e os tornamos padrão para a nossa equipe, estamos limitando a possibilidade de erros, de falhas, de retrabalho, de atividades em duplicidade. Quando descrevemos e prevemos procedimentos, passamos a trabalhar também com logística e, portanto, com um pouco mais de ciência e lógica dentro da agitada rotina de um escritório.

A decorrência da existência de um planejamento, com a previsão de rotinas bem desenhadas e pensadas através de uma equipe multidisciplinar, tende a oferecer ao escritório uma grande diminuição de custos, porque serão eliminadas as “tentativas”, as falhas, as duplicidades, os enganos. Todos esses elementos representam custos invisíveis aos negócios. 

A alta administração dos escritórios precisa estar atenta à estrutura que ela deve deixar preparada e organizada para que o seu negócio. Investir nesta estrutura de apoio é fundamental. Esta é a sustentação que poderá dar o toque de diferencial para o escritório no mercado.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Marisa Golin da Cunha

Executiva de Gestão para implantação de melhoria de gestão em escritórios de advocacia em resultados operacionais e financeiros.Especializações:Planejamento organizacional visando a melhoria de performance. Desenho e Redesenho de Processos Operacionais de Trabalho. Adoção de indicadores de gestão através da criação da agenda de gestão (plano de negócios)Realização e promoção de cursos, treinamentos e capacitação para adoção de técnicas profissionais

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos