Mazelas do sistema prisional e da sociedade

Exibindo página 2 de 2
08/08/2014 às 17:59
Leia nesta página:

6 Ineficácia da pena privativa de liberdade

Os fatores negativos presentes no cotidiano das prisões em nada contribuem para a recuperação do sentenciado, pelo contrário, ao invés de inibir a criminalidade, a estimula. As más condições das penitenciárias como a falta de higiene, a ociosidade e a promiscuidade fazem surgir uma série de doenças físicas e mentais.     

Segundo Alvino de Sá (1996, p.24):

Ora, o preso sofre um cruel ataque à sua identidade, a partir do momento em que a sociedade, as normas, o regime, os hábitos e costumes fazem dele um criminoso, um delinqüente. O rigor disciplinar com que é tratado, as precauções de segurança que contra ele se tomam conduzem a esta convicção de que se trata de alguém perigoso, em quem não se pode confiar

Isolar um indivíduo da sociedade, ocasiona nele uma grande desadaptação de ordem social tornando assim sua reinserção muito difícil. A ressocialização fica comprometida, pois o sistema prisional ainda é arcaico e não oferece condições para recuperação do condenado, entretanto a vida moderna se desenvolve em ritmo intenso, as grandes transformações sociais com sua rapidez, torna ainda mais maléfico o efeito da prisão.

Não é possível querer que alguém se ressocialize lhe impondo exclusão e isolamento. A situação se agrava mais depois que a pessoa cumpriu sua pena, a marca que carrega por ser um ex-presidiário, fechará suas portas para o trabalho, levando-o a uma revolta interna, sendo um excluído passará a viver a margem da sociedade, e fatalmente voltará a delinqüir.

Todos esses fatores negativos poderiam ser evitados através do oferecimento de melhores condições nas penitenciárias e tratamento com respeito à dignidade da pessoa humana do preso.


7 CONCLUSÃO

Observou, a prisão não tinha a função de pena, mas apenas servia como tutela e custódia do acusado para assegurar sua punição. A prisão não era o fim, mas o meio para garantir que o castigo fosse executado. As prisões eram nos piores lugares: masmorra         Conforme se s, calabouços, etc.

O direito canônico inovou a aplicação da pena na idade média, com a reclusão dos religiosos infratores, que eram recolhidos em celas individuais para se penitenciarem, surgindo, então a pena de prisão.

A partir do século XIX, foram criados os sistemas penitenciários: pensilvânico, auburniano e progressivo.

Já na atualidade é triste a cruel realidade que se encontram os estabelecimentos penais no Brasil. A violação dos direitos fundamentais dos presos demonstra que os princípios constitucionais não são aplicados como deveria durante a aplicação da pena.

Os problemas carcerários são inúmeros, dentre os quais: superlotação, ociosidade dos detentos, desrespeito aos direitos humanos, corrupção, aparecimento do crime organizado, todas essas mazelas prisionais só vêm a corroborar com a ineficácia da aplicação da pena privativa de liberdade.

Por fim, diante o caos dos presídios e da crescente criminalidade se propõem a devida aplicação dos princípios constitucionais penais para que se atinja a principal  finalidade da pena que é a ressocialização do condenado e a implantação de uma política criminal baseada na prevenção do delito, a fim de garantir a dignidade a todas as pessoas.     


BIBLIOGRAFIA

ALBERGARIA, Jason. Manual de direito penitenciário. Rio de janeiro: Aide, 1993.

BARROS, Carmem Silva de Moraes. A individualização na execução penal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.

BITENCOUT, Cezar Roberto. Manual de direito penal: parte geral. 6ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

CAPEZ, Fernando. Execução penal. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.

_______. Curso de direito penal. Legislação penal especial. V.4. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

FARIA, José Eduardo. DIREITOS HUMANOS, DIREITOS SOCIAIS E JUSTIÇA. 1ª ed; São Paulo: Malheiros Editores, 2005.

FERNANDES, Newton; FERNANDES, Valter. Criminologia integrada. 2. ed.; São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 28ª ed.; Petrópolis: Editora Vozes, 2004.

GOMES, Luiz Flávio. Estado constitucional de direito e a nova pirâmide jurídica. São Paulo: Premier, 2008

_________. Crime de receptação. Pena cominada desarrazoada. Ofensa ao princípio da proporcionalidade. Disponível em: http: //WWW.iuspedia.com.br. Material da 5ª aula da disciplina de Direito Constitucional Aplicado, ministrada não curso de pós-graduação lato sensu  tele virtual em Direito Público Anhanguera UNIDERP- REDE LFG.

JESUS, Damásio E. de. Novíssimas questões criminais. 3. ed. ver. São Paulo: Saraiva 1999.

SÁ, Alvino Augusto de. Vitimização no Sistema Penitenciário. Revista do Conselho Nacional de Política criminal e Penitenciária, Brasília, DF, V.1, n. 8, jul./dez. 1996.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos