Achado não é roubado? Tenho direito a recompensa? E se jogar a coisa fora?

Leia nesta página:

Achou ou perdeu algo perdido? Saiba o que fazer. Milhões de pessoas perdem ou acham coisas diariamente. A lei não poderia ser omissa nesta situação.

Muitas pessoas acham ou perdem diariamente objetos e documentos e na maioria das vezes não sabem o que fazer e desconhecem mesmo o direito de recompensa pela devolução, isso mesmo, a recompensa não é uma escolha de quem recebe a coisa perdida, mas sim, uma obrigação legal imposta ao dono que vê ser restabelecida a posse graças ao terceiro.

Obrigação de devolver

A obrigação de devolver é imposta a quem acha pelo art. 1.233 do Código Civil que descrimina um dever para aquele que ache coisa alheia perdida, obrigação de restituí-la ao dono ou legítimo possuidor.

Esta obrigação se estende mesmo não conhecendo o dono, conforme o artigo citado.

Assim, não o conhecendo, o descobridor fará por encontrá-lo, e, se não o encontrar, entregará a coisa achada à autoridade competente.

Aqui a autoridade pode ser pública ou privada, visto que a lei não a descrimina.

Desta feita a entrega a segurança da loja ou polícia tem o mesmo efeito desde que o primeiro seja competente pelo local que se deu o achado. A polícia tem neste caso competência abrangente.

A autoridade competente dará conhecimento da descoberta através da imprensa e outros meios de informação, somente expedindo editais se o seu valor os comportar.

A responsabilidade

Não realizando a obrigação, ou seja, quem achando, não a devolvendo, este, prática ato ilícito, que podem terem seus efeitos na esfera civil e até mesmo na penal desde que tenha agido com dolo.

O dano doloso, ou seja, aquele ato com vontade de destruir, traz também a responsabilidade de responder pelo dano que deu motivo.

Exemplo: Acha um celular, vendo que está bloqueado, joga este na água para ver oxidar.

A recompensa

Posteriormente o Código Civil confere o direito a aquele que restituiu a coisa achada, este terá direito a uma recompensa não inferior a cinco por cento do seu valor, e à indenização pelas despesas que houver feito com a conservação e transporte da coisa, se o dono não preferir abandoná-la.

Na determinação do montante da recompensa, considerar-se-á o esforço desenvolvido pelo descobridor para encontrar o dono, ou o legítimo possuidor, as possibilidades que teria este de encontrar a coisa e a situação econômica de ambos.

Assim, vemos que muitas pessoas honestas, mesmo sem o conhecimento da lei, a conhecem pelo princípio moral, mas desconhecem o direito legal de ser recompensado justamente.

Para tanto, quando da entrega a autoridade competente, deve se identificar e pedir a identificação e recibo do devido dono do objeto devolvido.

O prazo para o dono

Decorridos sessenta dias da divulgação da notícia pela imprensa, ou do edital, não se apresentando quem comprove a propriedade sobre a coisa, será esta vendida em hasta pública e, deduzidas do preço as despesas, mais a recompensa do descobridor, pertencerá o remanescente ao Município em cuja circunscrição se deparou o objeto perdido.

Sendo de diminuto valor, poderá o Município abandonar a coisa em favor de quem a achou.

O local apropriado

Logicamente o melhor meio de devolver o item encontrado e o de localizar informações no próprio objeto que nos leve ao dono ou possuidor.

Não sendo possível o mais indicado é levar o objeto a uma agência do correio que muitos desconhecem, mas possui um serviço direcionado de publicidade extensiva em todo território nacional para este fim.

A pesquisa de objetos pode se dar diretamente nas maiores agências ou pelo link:

https://www2.correios.com.br/servicos/achados_perdidos/default.cfm

Seja solidário, amanhã poderá ser você!

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Jefferson Ricardo Mizuta de Brito

Advogado em Brito Advogados, Porto Alegre/Canoas e Região. Membro da comissão de educação jurídica da OAB/RS. Graduado em Direito e Gestão de Negócios, Pós graduado em metodologia do ensino superior e mestre em direito da empresa e dos negócios.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos