A alta performance e a obtenção de resultados são fundamentais para a geração de valor e destaque na acirrada competitividade dos serviços jurídicos.

Os resultados sempre foram e continuam sendo um dos maiores desafios do mundo corporativo, e não poderia deixar de ser diferente no que diz respeito à prestação dos serviços jurídicos.

Todos buscam resultados, desde o cumprimento dos objetivos e das metas lançadas pelos clientes, assim como aqueles traçados pelos próprios empreendedores do negócio, pelo Governo e pela sociedade.

Os resultados estão diretamente relacionados ao planejamento e eficiência dos processos internos, consistentes nas atividades operacionais do dia a dia, bem como na execução dos mesmos através de alta performance do capital humano, essencial também para o controle e monitoramento das metas e objetivos determinados.

A Gestão com foco em resultados pressupõe que a equipe como um todo assuma a responsabilidade pela eficiência operacional desenhada nos respectivos processos, e ao conhecimento global dos objetivos dos serviços jurídicos, fatores que demonstram a importância de um maior foco nas pessoas, detentoras do conhecimento para se chegar aos objetivos traçados, e na qualidade dos procedimentos operacionais, devido às amplas exigências por melhores práticas pelos clientes e interessados.

Como uma equipe de alpinistas que se prepara para escalar o monte Everest, por exemplo, os escritórios de advocacia necessitam de um bom planejamento, organização, apoio de profissionais especializados e ferramentas para executar o plano de ação e alcançar o destino desejado.

Os recursos devem ser providenciados e estruturados para que eventuais riscos sejam minimizados, e para que a equipe possa executar o passo a passo do caminho planejado, com intenso monitoramento do cumprimento de cada meta.

Mas para que a equipe possa iniciar a expedição, torna-se indispensável a presença de guias especializados, para orientar e guiar o grupo, assim como ferramentas essenciais que irão proporcionar o deslocamento, prover informações e as condições de subsistência e segurança, além de permitir a tomada de decisões vitais em situações adversas.

No mundo dos serviços jurídicos não poderia ser diferente, o movimento para o cumprimento de objetivos e a busca por excelência pressupõe o agrupamento de recursos e ferramentas, e a consequente organização e direcionamento dos mesmos ao cumprimento integrado das tarefas necessárias, com extremo foco no resultado final pretendido.

Ferramentas de Gestão como a Controladoria Jurídica, Plano de Carreira, T & D, Governança Corporativa, Gestão por Processos, Indicadores de Desempenho e Práticas de acordo com Sistemas de Qualidade e Compliance, têm gerado aos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos a possibilidade de maior foco nos resultados, gerando uma atuação voltada à tomada de decisões estratégicas e assertivas.

A gestão por processos, um dos modelos com maior ênfase em resultados, está relacionada ao sistema de qualidade e formalização dos fluxos de atividades diárias, permitindo o monitoramento e controle das tarefas direcionadas às metas e objetivos traçados.

Tal gestão permite a redução de custos, mediante o expurgo de retrabalho, funções mal delineadas e correção de processos supérfluos, além de uma maior integração entre os membros da Organização, através da visão sistêmica do negócio.

A Controladoria Jurídica, por sua vez, traduz, através do software de controle de processos, as informações necessárias para a atuação estratégica, tomadas de decisões e controle dos resultados, mediante monitoramento dos indicadores de desempenho, garantindo a confiabilidade dos resultados, o cumprimento dos processos, bem com que todos os recursos do escritório de advocacia estejam direcionados e alinhados ao objetivo do planejamento estratégico.

O plano de carreira, assim como a avaliação periódica dos colaboradores, e indicadores de desempenho atrelados a bonificações, permitem uma equipe integrada e motivada, que encontra amparo na realização pessoal ao mesmo tempo em que se responsabiliza pelos resultados.

Práticas de reuniões pontuais para análise de relatórios de resultados, aliados a treinamentos e métodos de feedback, também permitem o desenvolvimento de competências e a gestão do conhecimento. Além da extração de informações conexas que permitem maior interação com os clientes.

Portanto, os provedores de serviços jurídicos que possuem gestão profissionalizada, com maior autonomia e motivação da equipe, além de ferramentas de controle e visualização de informações, acabam por obter resultados mensuráveis e facilmente identificáveis pelos clientes, gerando relacionamentos mais estreitos, e confiança em futuras oportunidades empreendedoras.

A imensurável quantidade de informações e as pressões e expectativas dos clientes, aliadas ao imediatismo para se alcançar os resultados determinados, exigem planejamento, execução e controle dos recursos, um ciclo indispensável para aqueles que desejam permanecer atuando em um mercado cada vez mais competitivo, e que têm como meta chegar ao topo.

Fica a dica.


Autor

  • Milena Moratti Aguilar

    Advogada e Consultora especialista em Gestão Jurídica na Hipólito & Associados Consultoria. Graduada pela UNIP, com MBA pelo IBMEC com especialização em Gestão Empresarial e Gestão de Recursos Humanos. Certificações em Auditoria Interna da Qualidade, norma de referência NBR ISSO 9001 versão 2000, Coaching e Liderança Empreendedora, Formulação de Planejamento Estratégico e Alta Performance, além de Gestão de Projetos. Palestrante, Escritora e Consultora em Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica Operacional Jurídica, com projeto premiado no 7º. Congresso de Credit Management Solutions – CMS. Sólida experiência por mais de 12 anos atuando em Gestão Jurídica.

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