Gestão jurídica de resultado: serviços jurídicos e o foco em resultados

26/08/2014 às 15:41
Leia nesta página:

A alta performance e a obtenção de resultados são fundamentais para a geração de valor e destaque na acirrada competitividade dos serviços jurídicos.

Os resultados sempre foram e continuam sendo um dos maiores desafios do mundo corporativo, e não poderia deixar de ser diferente no que diz respeito à prestação dos serviços jurídicos.

Todos buscam resultados, desde o cumprimento dos objetivos e das metas lançadas pelos clientes, assim como aqueles traçados pelos próprios empreendedores do negócio, pelo Governo e pela sociedade.

Os resultados estão diretamente relacionados ao planejamento e eficiência dos processos internos, consistentes nas atividades operacionais do dia a dia, bem como na execução dos mesmos através de alta performance do capital humano, essencial também para o controle e monitoramento das metas e objetivos determinados.

A Gestão com foco em resultados pressupõe que a equipe como um todo assuma a responsabilidade pela eficiência operacional desenhada nos respectivos processos, e ao conhecimento global dos objetivos dos serviços jurídicos, fatores que demonstram a importância de um maior foco nas pessoas, detentoras do conhecimento para se chegar aos objetivos traçados, e na qualidade dos procedimentos operacionais, devido às amplas exigências por melhores práticas pelos clientes e interessados.

Como uma equipe de alpinistas que se prepara para escalar o monte Everest, por exemplo, os escritórios de advocacia necessitam de um bom planejamento, organização, apoio de profissionais especializados e ferramentas para executar o plano de ação e alcançar o destino desejado.

Os recursos devem ser providenciados e estruturados para que eventuais riscos sejam minimizados, e para que a equipe possa executar o passo a passo do caminho planejado, com intenso monitoramento do cumprimento de cada meta.

Mas para que a equipe possa iniciar a expedição, torna-se indispensável a presença de guias especializados, para orientar e guiar o grupo, assim como ferramentas essenciais que irão proporcionar o deslocamento, prover informações e as condições de subsistência e segurança, além de permitir a tomada de decisões vitais em situações adversas.

No mundo dos serviços jurídicos não poderia ser diferente, o movimento para o cumprimento de objetivos e a busca por excelência pressupõe o agrupamento de recursos e ferramentas, e a consequente organização e direcionamento dos mesmos ao cumprimento integrado das tarefas necessárias, com extremo foco no resultado final pretendido.

Ferramentas de Gestão como a Controladoria Jurídica, Plano de Carreira, T & D, Governança Corporativa, Gestão por Processos, Indicadores de Desempenho e Práticas de acordo com Sistemas de Qualidade e Compliance, têm gerado aos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos a possibilidade de maior foco nos resultados, gerando uma atuação voltada à tomada de decisões estratégicas e assertivas.

A gestão por processos, um dos modelos com maior ênfase em resultados, está relacionada ao sistema de qualidade e formalização dos fluxos de atividades diárias, permitindo o monitoramento e controle das tarefas direcionadas às metas e objetivos traçados.

Tal gestão permite a redução de custos, mediante o expurgo de retrabalho, funções mal delineadas e correção de processos supérfluos, além de uma maior integração entre os membros da Organização, através da visão sistêmica do negócio.

A Controladoria Jurídica, por sua vez, traduz, através do software de controle de processos, as informações necessárias para a atuação estratégica, tomadas de decisões e controle dos resultados, mediante monitoramento dos indicadores de desempenho, garantindo a confiabilidade dos resultados, o cumprimento dos processos, bem com que todos os recursos do escritório de advocacia estejam direcionados e alinhados ao objetivo do planejamento estratégico.

O plano de carreira, assim como a avaliação periódica dos colaboradores, e indicadores de desempenho atrelados a bonificações, permitem uma equipe integrada e motivada, que encontra amparo na realização pessoal ao mesmo tempo em que se responsabiliza pelos resultados.

Práticas de reuniões pontuais para análise de relatórios de resultados, aliados a treinamentos e métodos de feedback, também permitem o desenvolvimento de competências e a gestão do conhecimento. Além da extração de informações conexas que permitem maior interação com os clientes.

Portanto, os provedores de serviços jurídicos que possuem gestão profissionalizada, com maior autonomia e motivação da equipe, além de ferramentas de controle e visualização de informações, acabam por obter resultados mensuráveis e facilmente identificáveis pelos clientes, gerando relacionamentos mais estreitos, e confiança em futuras oportunidades empreendedoras.

A imensurável quantidade de informações e as pressões e expectativas dos clientes, aliadas ao imediatismo para se alcançar os resultados determinados, exigem planejamento, execução e controle dos recursos, um ciclo indispensável para aqueles que desejam permanecer atuando em um mercado cada vez mais competitivo, e que têm como meta chegar ao topo.

Fica a dica.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Milena Moratti Aguilar

Advogada e Consultora especialista em Gestão Jurídica na Hipólito & Associados Consultoria. Graduada pela UNIP, com MBA pelo IBMEC com especialização em Gestão Empresarial e Gestão de Recursos Humanos. Certificações em Auditoria Interna da Qualidade, norma de referência NBR ISSO 9001 versão 2000, Coaching e Liderança Empreendedora, Formulação de Planejamento Estratégico e Alta Performance, além de Gestão de Projetos. Palestrante, Escritora e Consultora em Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica Operacional Jurídica, com projeto premiado no 7º. Congresso de Credit Management Solutions – CMS. Sólida experiência por mais de 12 anos atuando em Gestão Jurídica.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos