Regras dos debates eleitorais no rádio e na televisão

27/08/2014 às 13:39
Leia nesta página:

As emissoras de rádio e televisão não são obrigadas a realizar o debate com todos os candidatos, cabendo às partes envolvidas estabelecerem as regras que melhor lhe apeteçam, observando, obviamente, a legislação pertinente.

Acompanhando os debates dos candidatos à Presidência da República e ao Governo dos Estados no rádio e na televisão, muitos se perguntam se seria realmente necessária a presença de todos os concorrentes, uma vez que alguns deles têm pouca expressão junto ao eleitorado.

É perceptível, inclusive, que alguns candidatos não se preparam para os debates e, por corolário, sequer parecem estar devidamente preparados para governar.

Desde 1997, a legislação eleitoral, acompanhando a jurisprudência, assegura a participação em debates ao candidato cujo partido tem representação na Câmara dos Deputados, na tentativa de limitar o número de participantes e viabilizar a realização dos debates (artigo 46, da Lei número 9.504/1997).

Em 2009, o legislador, atento à dificuldade de se realizarem debates com todos os candidatos, inseriu na Lei das Eleições a possibilidade de os partidos e as emissoras de rádio e televisão firmarem acordos quanto às regras do debate, sendo que tal transação deve ser homologada pela Justiça Eleitoral (§ 4º, do artigo 46, da Lei número 9.504/1997).

No mesmo passo, o legislador, ciente da improbabilidade de o acordo quanto às regras do debate ser firmado unanimemente, possibilitou que o referido acordo fosse aprovado por 2/3 (dois terços) dos candidatos, sendo que, inclusive, o acordo pode excluir do debate aqueles candidatos com pouca expressão junto ao eleitorado (§ 5º, da Lei número 9.504/1997).

Assim, as emissoras de rádio e televisão não são obrigadas a realizar o debate com todos os candidatos, cabendo às partes envolvidas estabelecerem as regras que melhor lhe apeteçam, observando, obviamente, a legislação pertinente.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Paulo H. F. Bueno

advogado especialista e professor de Direito Eleitoral. Formado, no ano de 2010, em Direito pela PUC-Campinas, em 2015 recebeu o Diploma de Mérito Jurídico da Câmara Municipal de Campinas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos