Adoção.

Processo adotivo

28/08/2014 às 14:24
Leia nesta página:

Breve síntese na demora da adoção.

Quando uma pessoa ou um casal decidem adotar uma criança, ao entrar para o cadastro nacional de adoção estes descrevem o perfil de criança que deseja. Contudo, este perfil não condiz com o perfil de crianças disponíveis para adoção. Pois a maioria destes casais desejam crianças menores de 1 ano, brancas e sem problemas de saúde, o que não condiz com a realidade de nosso país.

Diante disto, o fato mais preocupante em nossa sociedade são as crianças que sofrem maus tratos pelos pais elencados no art. 1638 do Código Civil, esta hipótese é muito mais burocrática, uma vez que nós operadores do direito lidamos com fatos e não com meras presunções. Assim, ao receber uma denúncia de negligência contra uma criança é preciso toda uma investigação para saber o que ocorre ao certo e quais são as faculdades mentais dos genitores.

Senão vejamos, um dos genitores da criança é usuário de drogas, então o Conselho Tutelar recebe a denúncia de maus tratos, este passa a investigar e constatam a veracidade dos fatos. Assim, afastam a criança do genitor em questão, a encaminhando para a casa de outros parentes ou a um abrigo. Passado o tempo da reabilitação do genitor, essa criança é reinserida na esfera familiar, contudo, esta volta a sofrer maus tratos e este processo é refeito, em certos casos inúmeras vezes.

É incontroverso que o laço sanguíneo é o melhor para a criança, porém, em casos como este em que a mãe ou o pai já se mostraram negligentes não seria mais fácil para todos que o poder familiar fosse destituído desde cedo e esta criança fosse disponibilizada para adoção o quão antes possível?!

Há que se observar, com a reforma do ECA, as crianças só podem permanecer por até dois anos nos abrigos,  contudo, existem muitas crianças que são encaminhadas para abrigos e permanece a vida toda, sem que nenhum parente vá visitar.

O fato é que estas crianças não tiveram a chance de ter uma família e um futuro melhor, porque o poder familiar não fora destituído ou porque a destituição fora tardia e a criança não se encaixava no perfil procurado.

E então chegamos ao cerne da questão, porque o processo de destituição do poder familiar é tão demorado?

Neste momento, não cabe à discussão das famílias que ficam provisoriamente com as crianças e as abandonam por falta de afinidade. Pois este é um problema ainda mais delicado visto que a criança desenvolve problemas psicológicos ainda mais graves.

Por fim, defendo que toda criança merece um lar,  que lhe proporcione uma vida digna como previsto em nossa Constituição, saudável e feliz, seja com pai e mão, dois pais ou duas mães, ou apenas uma mãe ou um pai.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos