A ética na sociedade politicamente organizada

Exibindo página 2 de 2
13/09/2014 às 09:04
Leia nesta página:

* Atualizado pelo autor: Jorge Luiz da Silva Sales, Delegado de Polícia Civil do Maranhão, especialização em Direito Público e instrutor da Academia de Polícia Civil do Maranhão.

[1] Segundo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, o vocábulo “ética consiste no estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto” (1975, p. 591). Para Silveira Bueno, constitui “parte da filosofia que estuda os deveres do homem para com Deus e a sociedade; ciência da moral” (1996, p. 276).

 

[2] A ética não é apenas uma teorização do agir, da moral, ela é uma prática que está vinculada diretamente à ação humana na sociedade. Logo, ela evidenciada em contextos diferentes na sociedade, como por exemplo, no político, no social, no econômico e no educacional. Assim contribui de uma forma abrangente no que se requer a uma perspectiva coletiva e não puramente individual. O acesso ao conhecimento a as habilidades continue parte do processo de formação humana na educação, o que não deve ser confundido com a totalidade do processo. A ética inserida na educação desenvolve no indivíduo a capacidade de estabelecer relações entre esses conhecimentos e habilidades, isentando para prática da cidadania.

 

 

[3] Estatui a Consolidação das Leis do Trabalho, em seu artigo 76, que o salário mínimo corresponde “a contraprestação mínima devida e paga diretamente pelo empregador a todo trabalhador”, com as ressalvas do artigo 7º, incisos X a XV da Carta Magna. (BRASIL. Vade Mecum. 2013, p. 24 e 910).

 

[4] Para efeitos do disposto na instrução normativa RFB 1037/2010 são considerados pelo Brasil como “paraísos fiscais” os seguintes países: Andorra, Antilhas Holandesas, Aruba, Bahamas, Ilhas Bermudas, Ilhas Cayman, Costa Rica, Hong Kong, Macau, Ilha da Madeira, Ilhas Marshall, Ilhas Maurício, Mônaco, Panamá, Tonga, Ilhas Virgens Americanas e Ilhas Virgens Britânicas, entre outras. (ALMEIDA. Direito Corporativo. São Paulo. Disponível em: <http://www.almeidalaw.com.br/download/RECEITA%20FEDERAL%20ALTERA%20LISTA%20DE%20PARA%C3%8DSOS%20FISCAIS.pdf > Acesso em 11/09/2014).

 

[5] Em Oslo, capital de Noruega, o biogás é produzido a partir do esgoto e dos resíduos orgânicos provenientes das casas, sendo utilizado para abastecer mais de 100 veículos pesados, como caminhões de lixo e 87 ônibus. No Brasil, o Município de Sobral – CE, alcançou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre as cidades com mais de 100 mil habitantes e é a cidade com maior número de escolas públicas de qualidade em todo o país (INSTITUTO ETHOS. Programas Cidades Sustentáveis: São Paulo, 2014. Disponível em: <       http://www3.ethos.org.br/conteudo/projetos/em-andamento/empresas-e-cidades-sustentaveis/ > Acesso em 11/09/2014).

 

[6] Traduzindo para o vernáculo como “Liberdade, ainda que tardia”, cujo lema da Inconfidência mineira, tratava-se do trecho de um verso das Bucólicas (Écloga I, v. 27 apud XAVIER, 1997, p. 300).

 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Diante dos escândalos ocorridos no mundo, em particular, no Brasil, de corrupção e impunidade, propagando na mídia a falta de ética dos agentes dos setores público e privado, ferindo de morte os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, motivaram a elaboração desse texto, com vista a esclarecer o leitor e a opinião pública.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos