O Mercador de Veneza.

Um olhar jurídico

20/09/2014 às 14:35
Leia nesta página:

Apontamentos Jurídicos quanto ao romance de William Shaeskpeare

Shylock era um judeu que vivia em Veneza praticando o empréstimo a juros, ato proibido porem aceito de forma velada pela sociedade devido a real necessidade social.

Antonio era um comerciante em Veneza que praticava o mercantilismo internacional que estava passando por uma situação de limitação financeira, com um horizonte de possibilidades que teoricamente, lhe permitia a visualização de um futuro breve melhor.

Bassânio, amigo íntimo de Antonio, passava por grandes dificuldades financeiras, e por este motivo, busca em Antonio auxilio. Este devido a sua situação acaba por não ter como lhe auxiliar de forma autônoma. Devido a relacionamento que possuía com Bassânio, Antonio lhe cede uma procuração para o levantamento de valores junto à sociedade.

Por algum motivo não explicito no enredo, Bassânio busca diretamente Shylock para solicitar empréstimo. Shylock ao ser compelido a ceder a quantia a Antonio realiza o firmamento de um contrato. Este contrato previa que Shylock cedia a Antonio 3.000 ducados sem custo de juros pelo prazo de 03 (três) meses, e no caso de não cumprimento da devolução dos 3.000 ducados a Shylock, caberia ao mesmo a execução da pena estipulada no contrato: a retirada de 01 (uma) libra de carne de Antonio.

Ao assumir tal compromisso Antonio desconsidera a possibilidade de não cumprir o acordo, por qualquer motivo que o seja, subjuga de igual forma a possibilidade de que Shylock viesse a executar tal pena prevista.

É visível no contexto geral do filme que Shylock por integrar um determinado grupo racial sofria todo tipo de agressão a sua dignidade, alem de em um passado próximo ter sofrido agressão física/moral por Antonio. Também é verdade que Shylock era uma pessoa com alta afeição a bens materiais, fator este provável pela condição de agressão que sua etnia vivia no período, onde não era permitido que judeus fossem proprietários de qualquer bem, com a exceção de valores monetários.

Após a realização do acordo, Shylock pede (mesmo que de forma não natural) para que passe a ter um relacionamento mais próximo de Antonio o que devido a sua cultura e valores acaba por lhe trazer frustração.

Lancelot, um empregado de confiança de Shylock o deixa para ir servir Bassânio, devido aos abusos que sofria na casa de Shylock.

Logo após certa confraternização na habitação de Antonio, ao chegar a sua casa toma conhecimento de que sua filha havia o abandonado e roubado por sua filha que possuía atração por Lorenzo, pessoa ligada à casa de Antonio.

Após o desenrolar do enredo principal do filme, é chegado o momento do julgamento.

A argumentação principal do advogado que surge com a missão de livrar Antonio junto à corte de Veneza utiliza como ponto principal a concessão de clemência por parte de Shylock, que refuta qualquer possibilidade de aceitação.

A exigência de Shylock era somente a execução da pena prevista no contrato de empréstimo, fato este previsto nas leis de Veneza a todo cidadão, incluindo os estrangeiros e forasteiros.

O advogado utiliza-se da necessidade da execução da lei para que esta seja cumprida e respeitada sob pena de que brechas sejam abertas e desta forma, permitir a vulnerabilidade da estrutura do Estado, o que levaria a um caos e possível ruína do mesmo.

É solicitado pelo advogado de defesa que a lei seja cumprida, permitindo assim a execução da pena prevista no contrato e o único objetivo de Shylock. A vontade de Shylock era somente a vingança por todas as violações que ele e sua etnia sofreram ate então.

É visível que a posição de Antonio durante todo o julgamento era de submissão, talvez pela crença e consciência de que ele havia realizado um ato jurídico onde havia subjugado a possibilidade do não cumprimento do acordo por sua parte, ou talvez pela consciência de todo o contexto que havia praticado contra Shylock.

No momento da execução da pena, o advogado de defesa lembra que Shylock devera cumprir a pena sem derramamento de sangue, já que o derramamento de sangue de um cristão inocente na época era previsto em lei com pena de morte para o executor. É lembrado ainda que caso Shylock não cumpra a pena será condenado já que o mesmo havia convocado o julgamento (uma espada não pode voltar à bainha sem sangue). Ao tomar consciência da impossibilidade da execução da pena sem o derramamento de sangue, Shylock refuta da execução e aceita o pagamento do acordo em duas vezes conforme proposto por Bassânio. Neste ponto o advogado intervém refutando esta possibilidade levantando o fato de que Shylock estava praticando perjúrio.

Shylock é condenado a destinar 50% de seus bens a Antonio e 50% ao Estado.

Antonio lhe concede clemência permitindo que o mesmo seja o depositário fiel dos 50% que lhe caberiam e que após a sua morte os 50% restantes de seus bens sejam destinados a Lorenzo, aquele que tomou sua filha sem consentimento. Tudo isso, com a exigência de que Shylock se converta ao cristianismo.

Pontos “jurídicos” encontrados na analise do filme:

  • Segregação racial;
  • Humilhação;
  • Condescendência social ante o fato condenável em legislação;
  • Empréstimo mediante remuneração – juros;
  • Roubo;
  • Firmamento de contrato com clausulas abusivas;
  • Firmamento de contrato e não cumprimento das clausulas;
  • Discriminação religiosa;
  • Imposição de vontade;
Assuntos relacionados
Sobre o autor
Rafael Antonio Pinto Ribeiro

Amante da (boa) política. <br>Membro do Observatório de Direito Penal Econômico da Universidade Positivo.<br>Membro integrante do Conselho de Ética e Pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais Econômicas do Paraná

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos