Dos princípios constitucionais do direito processual: o princípio da isonomia

20/09/2014 às 13:54
Leia nesta página:

1. DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS PROCESSUAIS

 

Antes de adentrar ao Princípio da Isonomia, imperioso se faz estabelecer a regra geral dos princípios que regem o Direito Processual Civil e sua posição na seara jurídica.

Em geral, todos os ramos do direito sujeitam-se a princípios norteadores do desenvolvimento de cada disciplina. Cabendo afirmar que os princípios consagrados na Constituição da República devem sempre ser aplicados ou observados em primeiro lugar.  Tanto é verdade essa força vinculante dos princípios constitucionais que se uma lei violar algum de seus princípios haveria uma inconstitucionalidade decorrente da supremacia das normas constitucionais sobre as demais normas jurídicas.

O Processo Civil brasileiro rege-se por importantes grupos de princípios. O primeiro deles e o mais importante juridicamente falando são os Princípios Constitucionais do Direito Processual, ramo do “Direito Constitucional Processual” que estuda os princípios inseridos na Constituição Federal e visam a regulação do processo e em segundo plano estão os Princípios Gerais do Direito como fonte secundária do direito, são princípios que constituem o próprio fundamento da ordem jurídica, propiciando o preenchimento de lacunas do direito positivo conforme extrai-se do art. 126 Código de Processo Civil, ou seja, serão aplicados em último lugar, na ausência de outros meios de regulação do conflito.

 Vale citar quais são os princípios mais relevantes e referentes ao processo que estão inseridos na CF/88. São eles: o Princípio de Devido Processo legal; Da Isonomia; Do Contraditório; Do Duplo Grau De Jurisdição; Da Publicidade; Da Inafastabilidade Do Controle Jurisdicional; Do Juízo Natural; Da Fundamentação Das Decisões Judiciais, Da Persuasão Racional; Da Razoável Duração Do Processo; 

           

Para Alexandre Câmara o Princípio de Devido Processo Legal é “sem sombra de dúvida, o mais importante. Consagrado no art. 5º, LIV, da Constituição da República, este princípio é, em verdade, causa de todos os demais.”

Tratar-se-á aqui com mais profundidade o Princípio da Isonomia, também denominado de Princípio da Igualdade, previsto tanto na Constituição Federal, no caput do art. 5º, quanto no art. 125, I do CPC.                                                                                          

2. DO PRINCÍPIO DA ISONOMIA                      

                                                          

            Esse princípio foi consagrado no caput do art. 5º da Constituição e guarda como fundamento primordial proporcionar tratamento isonômico entre as partes de um processo e está intimamente ligada a idéia de um processo justo e que os sujeitos tenham como garantia o ingresso no processo em igualdade de armas, como as mesmas oportunidades de manifestação, de produção de provas e de recurso.

           

É tamanha a importância desse princípio que vem enquadrado na Constituição Federal como Garantia Fundamental, não sendo demais citar o texto legal, in verbis:

Dos Direitos e Garantias FundamentaisCAPÍTULO IDOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes (...)

(Grifo meu)

Essa igualdade revelada pela lei vem atrelada a outros princípios, como por exemplo, o Princípio do Devido Processo Legal perante o qual é exigido ao juiz que assegure um tratamento equilibrado entre as partes, conforme se depreende do art.121, I do CPC, bem como outros princípios também podem ser citados a título de exemplo: Princípio da motivação das decisões (CF, art. 93, IX); Princípio da publicidade dos atos processuais (CF, art. 5º, LX); Princípio da proibição da prova ilícita (CF, art. 5º, LVI) e o Princípio da presunção da inocência (CF, art. 5º, LVII).

Depreende-se que a doutrina divide a isonomia em dois grupos: em formal e  material (ou substancial).

A isonomia formal é, por alguns doutrinadores, considerada uma “ficção jurídica” baseada na idéia de que todos os indivíduos são iguais e merecem, portanto, o mesmo tratamento.  No entanto, as diversidades encontram-se presentes e essas diferenças devem ser respeitadas para que haja a adequada aplicação do princípio em análise. Ainda assim, a isonomia formal é aplicada no tocante a igualdade de prazos e oportunidade.

O cerne da Isonomia está no tratamento igual aos iguais e tratamento desigual às pessoas desiguais e na medida das suas diferenças, somente assim estará assegurada a igualdade substancial e não apenas a formal.

Assim, como já enunciado na Constituição Italiana, é dever do Estado diminuir as desigualdades inerentes ao homem. É, portanto, pacífico o reconhecimento das naturais desigualdades humanas e o ponto principal está na capacidade do ordenamento jurídico superar tais desigualdades e procurar a todo tempo igualar os indivíduos na medida do possível, consoante o caso concreto ou conforme a lei.

No que tange às desigualdades criadas pela própria lei, a título de exemplo, pode-se mencionar aquele tratamento dado no direito do consumidor: onde o art. 4º reconhece a fragilidade ou a desigualdade do consumidor perante o fornecedor, estabelecendo a inversão do ônus da prova, face à maior possibilidade do fornecedor produzir a prova.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Ainda, exemplificando, pode-se mencionar as prerrogativas do Ministério Público e da Fazenda Pública no que tange aos prazos, conforme disposto no artigo 188 do Código de Processo Civil.

 

            Segundo Cândido Rangel Dinamarco, esse princípio é dirigido tanto ao legislador quanto ao julgador, incumbidos da responsabilidade de não criar desigualdades e de neutralizar as que porventura apareçam, atribuindo, portanto, tratamento igual aos iguais e desigualmente os desiguais.

           

Superada a fase de conceituação conclui-se que todo o estudo se projetou para um princípio de extrema importância e, ainda, tem a obrigatoriedade de aplicação, uma vez que nenhum processo ou procedimento pode ser disciplinado sem assegurar às partes a regra de isonomia no exercício das faculdades processuais, mas isto não implica em supremacia dos princípios de isonomia sobre os demais princípios.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

{C}·                    CÂMARA, Alexandre Freitas, Lições de Direito Processual Civil – Vol. 01.  21ª ed. Lúmen Júris, 2011;

{C}·                    CARVALHO, Kildare Gonçalves, Direito Constitucional. 17ª ed. Del Rey, 2011;

{C}·                    Dicionário Aurélio;

{C}·                    Dicionário On Line do Supremo Tribunal Federal;

{C}·                    DINAMARCO, Cândido Rangel, Instituições de Direito Processual Civil. São Paulo: Malheiros Editores, 2005;

{C}·                    FREITAS, Aldo Sabino. Manual de Processo Civil. 2ª ed. 2008. Goiânia: Editora AB;

{C}·                    MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 23ª ed.2008. São Paulo: Editora Atlas.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos