Startups! Observem os grandes!

#TerçasdeNegócios

23/09/2014 às 07:49
Leia nesta página:

Startups e o direito

Quando o assunto é startups, o mercado fica alvissareiro…

Sinônimo de dinheiro e possibilidade de grandes negócios para a grande maioria, mas uma verdadeira incógnita quando se trata de sucesso a longo prazo.

Diante desta realidade, divido um interessante artigo para quem pretende criar ou manter no mercado a sua startup:

Analisar os movimentos estratégicos dos gigantes de tecnologia é uma tarefa não só difícil, mas ingrata. Entretanto, como nossas empresas não existem no vácuo, temos que manter um olho nosso modelo de negócio e outro em como o ecossistema pode nos afetar. É importante entender como cada um está se posicionando estrategicamente, quais são os anúncios recentes de ações concretas e, finalmente, quais são as apostas para o futuro próximo. Juntando tudo, vamos propor um conjunto de regras e alarmes de que sua startup pode estar em rota de colisão com um desses gigantes.

Google é a melhor empresa de engenharia do grupo, incrivelmente boa em fazer softwares complicados, mas fraca em hardware. O processo de aquisição e venda da Motorola, por exemplo, evidencia esse fato. Além de que o Nexus é feito em OEM, ou seja, não é fabricado por eles. Foram 47 aquisições nos últimos 24 meses. Dentre as apostas recentes estão automação de casa, robótica, inteligência artificial, carros e “wearables”.

Apple é de fato “a” empresa de hardware dentre as gigantes, focada em desenvolvimento de produto e não em aquisições (foram 11 nos últimos dois anos). Suas apostas, apesar de também tangenciarem saúde, automação de casa e “weareables”, parecem se resumir na aquisição da Beats (marca de fones do rapper Dr. Dre), o que mostra que a empresa quer vestir o usuário de Apple e continuar focando no consumidor de grande poder aquisitivo. Apple é uma empresa de nicho, e do nicho onde tem mais dinheiro.

Facebook tem sua estratégia de aquisição focada em garantir sua posição como rede social hegemônica, comprando MAUs (usuários mensais ativos) e qualquer outra rede que mostre uma evolução natural do sistema, como o Instagram e o Whatsapp. Seu principal produto, o “wall”, está ficando velho e eles parecem estar aproveitando o seu valor de mercado corrente para comprar algumas poucas empresas (foram só oito no período) que defendam sua posição por um longo prazo.

Notas importantes: em 24 meses o Facebook conseguiu se tornar um aplicativo essencialmente mobile, com mais receita nesta mídia do que em web. A aposta mais sexy do Facebook foi o Oculus VR, que ainda parece ser para longo prazo.

E o que isto pode te afetar? Se estas empresas estão redefinindo (junto com algumas outras) o tecido da internet do jeito que conhecemos, alguns fatores merecem sua atenção:

1. Seu modelo de receita depende muito das regras de relacionamento com algum deles. Por exemplo, se você está no ramo de social ou mobile gaming, e o Facebook mudar as regras de anunciantes ou a Apple e o Google mexerem nas políticas de “compras dentro do app” sua empresa pode ser varrida do mapa em uma canetada (ou teclada, para ser mais geek).

2. Você é um intermediador em alguma cadeia de valor que tem algum deles na nascente ou na foz. Pense sempre que desintermediação é a ideia de negócio mais velha da internet.

3. Seu produto compete diretamente com uma funcionalidade do Google ou do Facebook, mas ele é melhor porque é individual e mais focado. Se preocupe com estratégias de “app unbundling”, que significa desmontar o seu produto em vários, como o que o Facebook fez recentemente com o Messenger.

4. Você não está entendendo para onde o usuário de internet está indo. Se você não fez a transição de web para mobile, provavelmente vai morrer a não ser que tenha barreiras não competitivas “regulatórias” que mantenha seu negócio. Já temos mais celulares que pessoas no mundo e este ano foram vendidos quase 2 bilhões de smartphones e tablets.

5. Continuando o raciocínio, as aquisições e investimentos em produto de todos eles mostram o seguinte fluxo: hardware virou software, software virou mobile, tudo virou mobile. O próximo dispositivo de acesso à web vai ser um carro, um relógio ou uma geladeira. As coisas estão se tornando inteligentes e as apostas são para a internet das coisas. Mas se você pensa que isso é para longo prazo, não é bem assim! Algumas apostas podem já ser feitas no próximo ano para se obter retornos antes que isso também vire “commodity”.

6. Seu negócio tem um ciclo de aquisição, ativação/conversão e retenção que depende diretamente do ferramental de marketing nestes jogadores. Boa parte do seu tempo já é gasto em otimizar o “pedágio” que você paga para eles para seu negócio crescer. Entender as regras do jogo e como elas podem ser usadas a seu favor pode ser a diferença entre você ser viável ou não.

Os três grandes são para nós, algumas vezes, como uma bússola, um livro de histórias e um grande guardião de ecossistemas, com regras complexas que precisamos respeitar ou, pelo menos, entender para quebrá-las com elegância. Como um analista de mercado, você precisa ouvir atentamente os anúncios grandes (como o Google I/O e o WWDC), mas olhar os sinais da estratégia de aquisição e refletir sobre os anúncios trimestrais também é importante. É como um navegador entender o vento, o tempo e o mar. Eles podem não ser seu objetivo final, mas podem te atrasar, acelerar ou impedir que você chegue nele.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Fernando de La Riva é especialista em negócios digitais e sócio da Concrete Solutions.

Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/3-grandes-empresas-que-sua-startup-deve-acompanhar-todo-dia

E além disto, estar aberto a tecnologia mobile, jamais desfocar do cliente e estabelecer algo inédito ou inovador…

Desafios não faltam!

#MãosaObra

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Autoridade em Inteligência Artificial – IA no setor jurídico (chat gpt, Gemmini, Copilot e muito mais!). Consultor em gestão, tecnologia e marketing jurídico. Também sou craque em Privacidade e implementação de LGPD! Vamos conversar? Envie um e-mail ou mensagem pelo Microsoft Teams: [email protected] Prefere contato direto? WhatsApp ou Telegram: (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos