Seis dicas de atendimento

26/09/2014 às 09:34
Leia nesta página:

Dicas de atendimento

Para pensar neste final de semana: 6 dicas de melhor atender o seu cliente do portal Época e alguns comentários finais meus:

Motive a equipe
Ter os principais executivos da empresa preocupados com a satisfação do consumidor, de acordo com os presidentes, é fundamental. Luiza Trajano afirma responder os e-mails mais graves pessoalmente. “Se o caso for muito grave, eu ainda digo: ‘Eu estou me sentindo muito incompetente, eu vou até me demitir porque essa área é o meu forte e sou eu quem toma conta’. O cliente responde: ‘Não faça isso, Luiza, você é ótima’”.  Para deixar o time atento à clientela, é necessário estimular os funcionários para que eles estejam comprometidos e para que a cultura da empresa seja difundida. “É um esforço diário”, afirma.

Mapeie todas as reclamações feitas em todas as plataformas
Facebook, Twitter, Google+, Instagram, … Estar onde o cliente está é importante – até mesmo em plataformas menos convencionais, como o Reclame Aqui. “Hoje, o cliente escolhe o canal, a hora e o dia em que quer falar com a empresa. É importante estar presente em todos os canais. A nossa responsabilidade é dar uma resposta rápida para todas essas pessoas, mesmo quando elas elogiam o produto”, diz Schiemer, da Mercedes-Benz. Marcio Kumruian, da Netshoes, afirma que a marca deve lançar em breve um WhatApp para que o cliente possa conversar com os atendentes da empresa. Outra dica é, além de mapear, claro, faça de tudo para resolver as queixas.

Perca tempo com inovações e não com reclamações
A Netshoes e a Cielo disseram fazer de tudo para que os clientes não precisem ligar para as empresas. “Nós fazemos um grande trabalho para que o cliente fique satisfeito com a experiência da compra desde a entrada no nosso site”, afirmou Kumruian.  Assim, de acordo com ele, é possível usar o tempo para conquistar novos tipos de consumidores. 

Escute o que você não quer ouvir
Ao subir para cargos de gerência, profissionais devem estar atentos às informações passadas por seus funcionários. “Normalmente, as pessoas não gostam de reportar para o presidente ou para os diretores aquilo que dá problema”, afirma Rômulo Dias, da Cielo. Para Luiza, uma dica para crescer dentro das empresas, é ver como o cliente está sendo atendido pessoalmente e procurar o que os funcionários não querem lhe dizer.

Tenha uma central de atendimento própria
Para os executivos, terceirizar a central de atendimento ao consumidor é ruim, pois desestimula os funcionários e deixam os novos processos e ideias mais lentos. Com uma central própria, é possível fazer um plano de carreira para a equipe, que deve estar motivada e comprometida para melhor atender os consumidores. “Toda a equipe precisa ficar incomodada quando o cliente reclamar da empresa. Mas não irritada com o cliente, irritada com a empresa, que errou ou que não resolveu o problema de forma adequada”, afirmou Dias.

Seja otimista
Seja um otimista responsável, ou seja, nunca seja pessimista, mas não seja otimista demais a ponto de prejudicar a empresa. “Eu tenho falado uma coisa como um padre dentro da Cielo: ‘Ninguém segue o pessimista’. Tem empresa que se dá muito melhor que as outras e são do mesmo segmento e isso não tem a ver com o governo, tem a ver com gente, tem a ver com liderança”.

Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Empresa/noticia/2014/09/seis-dicas-para-atender-melhor-o-seu-cliente.html

Interessante, não?

Você já pratica todas estas dicas?

Duas delas penso ser bem críticas/importantes: Se preocupe mais com inovação do que reclamações e escute o que você não quer ouvir.

Poucas empresas pensam assim. A grande maioria escuta elogios e não críticas e boa parte fica focada em achar culpados pelos erros, ao invés de batalhar melhores condições de trabalho e inovar para crescer.

Ululante/Óbvio/Diáfano que não podemos não dar atenção as reclamações, aliás, bem pelo contrário, devem ser ouvidas e atendidas em soluções. Entretanto, não podemos focar apenas nisto, devemos crescer e alinhar a empresa permanentemente.

#Ficaareflexão

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Autoridade em Inteligência Artificial – IA no setor jurídico (chat gpt, Gemmini, Copilot e muito mais!). Consultor em gestão, tecnologia e marketing jurídico. Também sou craque em Privacidade e implementação de LGPD! Vamos conversar? Envie um e-mail ou mensagem pelo Microsoft Teams: [email protected] Prefere contato direto? WhatsApp ou Telegram: (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos