Evolução do instituto da família

04/10/2014 às 15:20
Leia nesta página:

Breves considerações acerca da evolução do panorama familiar.

A família é instituto basilar de toda e qualquer sociedade, podendo ser considerada um emblema das relações sociais como um todo. É desta que advém a primeira aparição de agrupamento social, sendo certo que no Brasil sempre refletiu os valores vigentes de cada época, orientada principalmente por princípios morais.

Advinda da civilização Romana - família obrigatoriamente monogâmica, com essência patriarca e hierárquica - foi posteriormente alterada por conceitos da família Canônica e Germânica, [1] evoluindo até alcançar destaque em livro próprio dentro do Código Civil de 2002 e ampla proteção pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Antes de adentrar sua corrente acepção, importante mencionar a tradicional interpretação do conceito de família, que, de forma unânime entre os juristas clássicos, era formada por seres individualizados entrelaçados somente pela consanguinidade. Nesse sentido, definição de Bevilaqua [2]:

“Complexo das pessoas que descendem de um tronco ancestral comum, tanto quanto essa ascendência conserva-se na memória dos descendentes”.

À luz desse entendimento, em breve análise à Constituição de 1824 e 1891, é possível concluir que o direito de família era religioso e patriarcal, com forte aspecto patrimonial, não existindo, efetivamente, tutela às relações familiares.

Tal conceito foi gradativamente suprimido pela proclamação da república, que garantiu a desvinculação do direito de família ao religioso. No entanto, foi apenas com o advento do Estado social ao longo do século XX que a família teve sua estrutura abalada e alterada, conferindo-lhe novos valores e funções.

Rodrigo da Cunha Pereira [3] sustenta que o instituto da família “atravessa o tempo e o espaço, sempre tentando clarear e demarcar o seu limite”. À luz desse entendimento, pode-se afirmar que a entrada em vigor da Constituição de 1988 expandiu o conceito de família.

Diretamente amparada pela Carta Magna, a entidade familiar obteve visibilidade e compreensão quanto às suas variadas formas de constituição, passando a ser, inclusive, foco de proteção por legislação posterior, a exemplo da Lei Maria da Penha [4]:

“A Lei nunca preocupou-se em definir a família – limitava-se a identifica-la com o casamento. Esta omissão excluía do âmbito jurídico todo e qualquer vinculo de origem afetivo que leva a comunhão de vidas e embaralhamento de patrimônios. O resultado sempre foi desastroso, os levou a Justiça a condenar a invisibilidade em negar direito a quem vivia aos pares, mas sem a chancela estatal. Agora – e pela primeira – a Lei define a família atendendo seu perfil contemporâneo. A lei Maria da Penha, que busca coibir a violência domestica e familiar contra a mulher, identifica como família (LMP 5º, inciso III), qualquer relação de afeto. Com isso, não mais se pode limitar o conceito de entidade familiar ao rol constitucional. Lei nova alargou seu conceito. E não se diga que este conceito serve tão só para flagrar a violência. Ainda que este seja o seu objetivo, acabou por estabelecer os contornos de seu âmbito de abrangência".

É evidente, portanto, que o legislador de família tem se atentado às diversas alterações da sociedade, ponderando sua remodelação e elementos evolutivos, como a globalização (e consequente quebra de barreira na distância interpessoal) e a relativização do moralismo cultural tão intrínseco até então.

A partir de tal superação, há uma tendência para promoção do desenvolvimento de cada membro da família. Tem-se como objetivo igualar seus diversos modelos, de forma a não existir mais sua descriminação ou desqualificação. De acordo com Mônica Guazzelli, agora “a família-instituição foi substituída pela família-instrumento, ou seja, ela existe e contribui tanto para o desenvolvimento da personalidade de seus integrantes como para o crescimento e formação da própria sociedade, justificando, com isso, a sua proteção pelo Estado” [5].

Conclui-se, portanto, que houve uma verdadeira oxigenação do conceito de família. A partir de uma sociedade mais tolerante e democrática quanto aos sentimentos e relacionamentos interpessoais, o legislador pode, finalmente, definir a família de acordo com seu perfil contemporâneo, alargando seu conceito e conferindo-lhe, além do caráter clássico da consanguinidade, princípios fundados pela afetividade.

[1] CALMON NOGUEIRA GAMA, Guilherme. Princípios Constitucionais de Direito de Família. São Paulo: Atlas S/A, 2008.

[2] BEVILÁQUA, Clóvis, Código Civil Comentado. São Paulo: Editora Saraiva, 2008.

[3] PEREIRA, Rodrigo da Cunha. Comentários ao Novo Código Civil. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2007.

[4] BERENICE DIAS, Maria. Manual de Direito das Famílias, 5ª edição. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.

[5] GUAZELLI, Mônica. O Princípio da Igualdade Aplicado à Família. WELTER, Belmiro Pedro; MADALENO, Rolf (coordenadores). Direitos Fundamentais di Direito de Família. Porto Alegre: Livraria do Advogado: 2004.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos