ROI. Não é o que você está pensando!

08/10/2014 às 13:45
Leia nesta página:

ROI. Não é o que você está pensando!

ROI. Uma sigla, por isto tudo em maiúsculo. Não se trata de um nome próprio, nem de alguma bobagem, mas sim de uma sigla que cada vez mais importa a qualquer profissional: Retorno sobre o investimento.

Antigamente, assunto restrito de quem atuava no financeiro. Hoje, um assunto normal quando o tema é gestão e cuidado com o seu negócio.

O tema não é novo, data de antes de 1920… Contudo, até hoje muitos sequer sabem o que significa.

Segundo a wikipedia:

Em finanças, retorno sobre investimento (em inglês, return on investment ou ROI), também chamado taxa de retorno (em inglês, rate of return ou ROR), taxa de lucro ou simplesmente retorno,é a relação entre a quantidade de dinheiro ganho (ou perdido) como resultado de um investimento e a quantidade de dinheiro investido.

Existem três formulações possíveis de taxa de retorno, são elas:

  • retorno efectivo;
  • retorno exigido e;
  • retorno previsto.

O retorno efectivo serve como medida de avaliação do desempenho de um investimento, aferido a posteriori. O retorno previsto serve como medida ex ante do desempenho de um investimento; é a sua taxa implícita ou interna de retorno, aquela que iguala o valor do investimento do seu preço ou custo.

A taxa de retorno exigida é a que permite determinar o valor de um investimento. De facto, o valor de um investimento é o equivalente actual dos seus cash-flows futuros, sendo estes convertidos em equivalente actual (ou actualizados) justamente à taxa de retorno exigida. Assenta na ideia de que qualquer investimento deve proporcionar uma taxa de retorno igual a uma taxa sem risco acrescida de um prémio de risco função do grau de incerteza que afecta os cash-flows futuros do investimento.

A taxa de retorno prevista é função do preço (ou custo) do investimento e do fluxo de cash-flows futuros atribuíveis ao investimento. Sendo incertos estes cash-flows, resulta que a taxa de retorno prevista é também incerta, apresentando-se mesmo como uma variável aleatória. Aqui reside o seu risco, que terá que ser medido, para ser tido em conta na estimação dos prémios de risco a incluir nas taxas de retorno exigidas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Retorno_sobre_investimento

Pensando de uma forma simplista, dá a impressão matemática do resultado como sendo o ROI ideal, por exemplo, investi cem mil no meu escritório, tenho que lucrar mais de cem mil para ter retorno financeiro.

Agora vamos pensar nas palavras em si: Retorno, sobre e investimento.

Retorno = resultado, compensação.

Sobre = parâmetro do que se busca

Investimento = aqui a coisa complica.

Investimento não é somente dinheiro. Nós investimos tempo, pessoas, tarefas, entre outras coisas na empresa.

Por exemplo, se um advogado top de linha é selecionado para uma audiência de conciliação de um processo simples, estamos indo contra o retorno sobre o investimento, pois investimos num profissional qualificado, preparado, caro e as tarefas a ele atinentes não são adequadas ao investimento nele.

Existem processos e processos, todos sabemos disto. Numa carteira de processos, devemos selecionar pessoas, estratégias, tempo e todo este trabalho é parte daquilo que se busca de retorno sobre o investimento.

Comece a pensar macro o seu negócio e vá além dos números. Números são importantes, essenciais. Além deles está o seu negócio e como a gestão do seu negócio fará a diferença para que o retorno do seu investimento seja real e permanente.

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados LGPD. Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? [email protected] Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos