Chefes e seus sentimentos #DepartamentoAsQuintas

09/10/2014 às 09:09
Leia nesta página:

Chefes e seus sentimentos #DepartamentoAsQuintas

Ao ler o título, muitos dirão que não é verdade: Chefia não tem sentimentos, eles tem sarcasmo e principalmente mau humor.

Outro dirão que ao contrário, são muito emocionais.

E há aqueles que são durões ou fingem ser durões.  Ou ainda aqueles que dizem que são parceiros dos colaboradores e na verdade apenas querem o seu sucesso e nada além disto…

Tantos modelos de chefes, não é mesmo?

A Exame.com trouxe alguns pontos que devem ser questionados nestas reflexões.

Vejamos:

1. Ele também quer ser amado
“Chefes são seres humanos, e todo ser humano quer ser amado”, afirma Jucá. Segundo ele, é comum o temor de ser rejeitado pela equipe. “Às vezes a equipe pode pensar que o chefe não se importa com a opinião de ninguém, mas ele também quer ser bem aceito”, explica.

2. Ele duvida se vai dar conta de todas as pressões
É provável que o seu chefe também tenha o chefe dele. De acordo com Jucá, ele precisa responder a cobranças intensas de todas as partes e, muitas vezes mediar interesses divergentes. “Muitas vezes ele se pergunta se será capaz de suportar o peso”, explica.

3. Ele se pergunta se está pronto para liderar
“Conheço muitos gestores com anos de experiência que se sentem inseguros quanto à própria capacidade de chefiar”, conta Jucá. Para corresponder ao estereótipo do líder que “sabe tudo”, a autocobrança aumenta ainda mais. “Ele se sente mal se não tem todas as respostas”, afirma o especialista

4. Ele tem medo de perder o controle do pessoal
A fantasia de que o chefe é uma figura onipotente e onisciente muitas vezes traz sobrecarga para ele “Graças a esses mitos, ele acaba acreditando na falsa ideia de que precisa manter o controle constante da equipe e de todas as situações”, diz Jucá.

5. Ele teme ser “abandonado”
De acordo com Jucá, ao contrário do que muitos imaginam, o chefe quer que seu liderado goste do que faz. “Ele aprecia a ideia de que as pessoas estão felizes onde estão, porque isso significa que vão ficar ao lado dele e prosseguir com o trabalho”, conclui.

Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/5-segredos-que-os-chefes-nunca-contam

E quando você for chefe, como vai ser?

#Ficaadica

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados LGPD. Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? [email protected] Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos