Seremos todos vitoriosos, mas somente se permanecermos brasileiros

16/10/2014 às 15:55
Leia nesta página:

Você é capaz de saber exatamente que tipo de ideologia consome ao ligar sua televisão?

Hoje fiz algo que não fazia há meses: assisti alguns minutos da programação da Rede Globo. Vi algumas cenas de Malhação, em que garotas trocavam porradas e chutes num torneio de vale-tudo. No intervalo, propaganda convidando as pessoas a se inscreverem para o novo BBB com o mantra “você pode ser um vencedor”. Rapidamente mudei de canal irritado. E como quase tudo que me incomoda profundamente fiquei ruminando o que vi e ouvi.

As cenas de Malhação e da propaganda do BBB resumem bem a ideologia da Rede Globo: dispute com violência, ocupe um espaço na TV e vença a qualquer custo. Caso contrário você será um derrotado. A derrota, porém, não deveria incomodar muito as pessoas. Todos somos mortais,  portanto, vitoriosos e derrotados ficam lado a lado sob a terra.

A disputa faz parte da existência humana, mas não é o propósito da vida em sociedade. Tudo que o homem faz bem sozinho e em guerra contra todos à sua volta, faz melhor se cooperar com seus supostos adversários. Onde a cooperação predomina a distinção entre vitoriosos e derrotados não faz muito sentido, pois há espaço e felicidade para todos. Num ambiente extremamente competitivo a vitória isola e separa as pessoas, produzindo felicidade transitória para os vitoriosos e derrotados deprimidos por bastante tempo.

Civilização é cooperação e não competição. Além disto, a idéia  de que ocupar um espaço na TV é algo essencial me parece absurda por dois motivos. A televisão tem menos de um século no Brasil e todas as gerações de brasileiros que precederam à sua existência não sentiram falta do universo paralelo que ela cria. Na atualidade, a internet é um veículo de comunicação mais importante do que a TV. A nova tecnologia instituiu uma sociedade do espetáculo total e muito mais democrática do que a televisão. Ninguém precisa passar num processo de seleção para produzir, editar e divulgar seus próprios vídeos na web. Nesse contexto, o BBB é um programa anacrônico.

Jovens trocando chutes e socos num programa de TV produzido para adolescentes e veiculado a tarde me parece bastante inadequado. Nos últimos anos e com crescente regularidade, o telejornalismo noticia casos de violência entre adolescentes em escolas públicas. A arte não só reflete a realidade, pode ajudar a reforçar alguns aspectos positivos ou nocivos da mesma. Ao se verem representados no programa Malhação, os garotos e garotas que gostam de trocar chutes e porradas nas escolas se sentirão estimulados ou não a brigar mais?

Nos EUA a vida cotidiana é muito marcada por agressividade, competitividade, valorização dos vitoriosos e depreciação dos derrotados. Mas isto não faz dos norte-americanos um povo feliz.  O consumo elevado e crescente de estimulantes, alucinógenos e medicamentos psicoativos nos EUA é um fato notório. E provavelmente está ligado à infelicidade que a cultura predominante naquele país inocula em seus cidadãos desde a mais tenra infância.

Durante o debate da Band, Aécio Neves se esforçou bastante para parecer mais agressivo,  competitivo e vitorioso do que Dilma Rousseff. Podemos, portanto, concluir que o candidato do PSDB está totalmente mergulhado naquela ideologia veiculada pela Rede Globo e cometeu o equívoco capital de se dirigir aos brasileiros como se eles fossem norte-americanos (ou, no mínimo, quase que totalmente norte-americanizados). Sua derrota será, sem dúvida, a derrota da ideologia estrangeira que ele representa.

A cultura brasileira é e deve continuar muito diferente da cultura norte-americana. Ela é a verdadeira fonte de nossa felicidade? Creio que é perfeitamente possível ser um brasileiro feliz e rejeitar a ideologia estrangeira veiculada pela Rede Globo. Ser vencedor no Brasil significa, sobretudo, seguir sendo um brasileiro que nem sequer cogitou participar do BBB eleitoral da Rede Globo.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Fábio de Oliveira Ribeiro

advogado em Osasco (SP)

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Revisão ortográfica.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos