Hierarquia Normativa e Competência Tributária

Segundo Eduardo Jardim

Leia nesta página:

1) HIERARQUIA NORMATIVA; 2) ANTERIORIDADE; 3) PROGRESSIVIDADE; 4) UNIFORMIDADE DOS TRIBUTOS; 5) COMPETENCIA

1 – Hierarquia Normativa

Aspecto de grande importância para a interpretação das leis. A hierarquia pode ocorrer das seguintes formas:

  1. Derivação: correlação entre diplomas normativos subordinantes e subordinados. Ex: lei que tem como fonte a Constituição Federal.
  2. Conteúdo: preeminência de um diploma em relação a outro ou superioridade de um principio em relação a uma norma. Ex: a legislação  nacional se sobrepõe à legislação federal, estadual, municipal; embora não sejam derivados.

2 – Anterioridade

Trata-se de principio constitucional inserido no rol das limitações ao poder de tributar, pelo qual a cobrança de determinado tributo só pode ser feita se for instituído ou majorado no passado – anteriormente.

  • Anterioridade ano-calendário – entre a Emenda n.18 de 1965 até a Emenda n. 42 de 2003:

Vigorou a anterioridade ano-calendário (somente poderia ser cobrado o tributo em um exercício social se fosse instituído ou majorado no período entre 1o de janeiro até 3 de dezembro do ano anterior) , com suas exceções, bem como a anterioridade nonagesimal.

A anterioridade visa evitar a tributação que surpreende o contribuinte. Porém, nem sempre a anterioridade ano-calendário alcançava seus objetivos, pois seu lapso temporal era o exercício social, não havendo nada que impedisse que o tributo fosse majorado ou instituído no final de um exercício e cobrado no primeiros dias do seguinte. Por isso a instituição da noventena.

  • Anterioridade ano-calendário conjugada com a noventena – vigente desde a Emenda n. 42 de 2003:

A supracitada Emenda Constitucional ampliou o lapso temporal da anterioridade ano-calendário, instituindo uma noventena adicional ao marco temporal (alínea “c” do inciso III do art. 150 CF). Pela noventena podemos entender que o tributo criado ou majorado em determinado ano-calendário só poderá ser exigido no ano seguinte, respeitando também o intervalo de 90 dias.

  • Anterioridade – exceções:

Alguns tributos encontram-se excetuados de qualquer anterioridade, e por isso podem ser criados ou majorados, e assim exigidos, imediatamente. São eles: imposto sobre a importação, imposto sobre a exportação, imposto sobre operações de credito, cambio e seguro ou relativas a títulos ou valores mobiliários, imposto de guerra, empréstimo compulsório, além da majoração da contribuição de intervenção no domínio econômico.

  • Anterioridade – exceções à noventena:

O imposto de renda encontra-se totalmente excetuado da noventena. Assim como em relação à fixação da base de calculo do imposto sobre a propriedade de veículos automotores e do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana.

  • Anterioridade nonagesimal:

É desdobramento da noventena instituída pela EC n. 42, segundo a qual um tributo excetuado da anterioridade ano-calendário pode se submeter à referida anterioridade mínima – lapso temporal de 90 dias.

  • Anterioridade nonagesimal – contribuições de seguridade social:

As contribuições contidas no art. 195 CF subordinam-se à anterioridade nonagesimal, não estando atreladas à anterioridade ano-calendário.

  • Anterioridade em relação aos tributos estatuídos por medida provisória:

A contagem da anterioridade se opera a partir do dia da publicação da  lei de conversão.

3 – Progressividade e Seletividade

  1. Progressividade

Consiste em estatuir incidências gravosas, na medida em que a base tributável seja mais elevada. A progressividade não depende de autorização expressa da Constituição Federal, pois encontra-se imersa e inexpressa no exercício da competência tributaria. Sendo assim, se a Constituição Federal nada disser o legislador pode tornar o tributo progressivo ou não, justamente por essa faculdade ser da competência tributária.

  1. Seletividade

Esse principio consiste em quantificar o tributo, para mais ou para menos, levando-se em conta o grau de maior ou menor essencialidade do produto ou mercadoria ante as necessidades da população. A seletividade e  a essencialidade estão positivadas na CF nos arts. 153 e 155 constituindo um binômio que preside a legislação infraconstitucional do imposto sobre produtos industrializados e do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e de prestação de serviços de transporte e comunicação.

4 – Uniformidade dos Tributos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais

Em suma, este princípio proíbe à União instituir tributo que não seja uniforme em todo o território nacional ou que implique distinção ou preferência em relação a Estado, ao Distrito Federal ou a Municípios, em detrimento de outro (uniformidade nacional). Porém, admite-se, em relação aos tributos federais, a concessão de incentivos fiscais destinados a promover o equilíbrio do desenvolvimento sócio-econômico entre as diversas regiões do País.

O princípio da uniformidade tributária está previsto no art. 151, I da Constituição Federal, tendo como principal fundamento o pacto federativo. Tal principio veda a instituição de “tributo que não seja uniforme em todo o território nacional ou que implique distinção ou preferência em relação a Estado, ao Distrito Federal ou a Município, em detrimento de outro(...)”. O presente princípio além de cumprir o pacto federativo, obedece ao princípio da isonomia, ao exigir tratamento uniforme para os entes federados. Cumpre consignar que nesta observância ao princípio da isonomia, admite-se tratamento distinto para aqueles que se encontre em situação desigual, de tal forma a contemplar em sua plenitude o princípio da igualdade. Neste diapasão a parte final do inciso em comento admite a concessão de incentivos fiscais destinados a promover o equilíbrio sócio-econômico entre as diferentes regiões do País.

A eventual concessão de incentivos e benefícios fiscais não é uma exceção ao princípio da isonomia, e sim instrumento para atingir a igualdade social e econômica de todas as regiões do país, este é o fundamento para a admissão destes incentivos e benefícios fiscais.

5 – Competência Tributária Federal, Estadual, Distrital e Municipal

A CF repartiu as competências  tributárias de forma rígida. Outorgou a cada pessoa politica uma faixa de competência privativa e exclusiva, vendando qualquer possibilidade de bitributação ou pluritributação.

Competência tributária compreende a faculdade de legislar sobre matéria tributária em toda sua plenitude, o que antessupõe a edição de normas, bem como instituição de regras  atinentes às obrigações de fazer e não fazer.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Ao partilhar as competências a CF atribuiu impostos privativos ãs pessoas politicas (art. 153, 155 e 156). Quanto às contribuições sociais , interventivas e corporativas, bem como nos tocantes ao empréstimo compulsório a competência é privativa da união. (art. 148, 148 e 195).

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos