O Crédito Tributário e o Lançamento

22/10/2014 às 16:41
Leia nesta página:

O presente artigo tem por finalidade analisar o crédito tributário, bem como sua relação com a obrigação tributária e a maneira pela qual este se constitui, através da explicação do conceito de lançamento e de suas diferentes formas de se realizar.

RESUMO

O presente artigo tem por finalidade analisar o crédito tributário, bem como sua relação com a obrigação tributária e a maneira pela qual este se constitui, através da explicação do conceito de lançamento e de suas diferentes formas de se realizar. 

Palavras-chave: crédito tributário, lançamento, formas de lançamento, direito tributário, constituição do crédito tributário.

INTRODUÇÃO

O CTN (Código Tributário Nacional) determina em seu art. 139, que crédito tributário decorre da obrigação principal e tem a mesma natureza desta. Assim, podemos perceber que, sob o aspecto material, a obrigação tributária e o crédito tributário se confundem.

De fato, o crédito tributário nada mais é do que a própria obrigação tributária principal formalizada pelo lançamento, tornada líquida e certa pelo lançamento.

Entretanto, embora o crédito se constitua simultaneamente com a obrigação, pela ocorrência do fato gerador, aquele difere desta na medida em que seja objeto de lançamento, de decisão administrativa ou de inscrição nos livros da dívida ativa.

O crédito tributário pode ser:

  • crédito simplesmente constituído (pela ocorrência do fato gerador)
  • crédito exigível (pelo lançamento notificado ou pela decisão administrativa definitiva)
  • exigível (pela inscrição nos livros da dívida ativa), dotado de liquidez e certeza.

Assim, é possível verificar que o crédito tributário é a obrigação formalizada, então, a constituição do crédito tributário é pressuposto para que o fisco exerça seu direito de exigi-lo.

Desta maneira, uma vez surgida a obrigação tributária, cabe à Fazenda declarar a sua existência e, através do lançamento, apurar o seu quantum e identificar o sujeito passivo; a partir de então, aquela passará a existir sob a denominação de crédito tributário.

LANÇAMENTO TRIBUTÁRIO

Lançamento tributário é o ato jurídico administrativo através do qual se insere uma norma individual e concreta na ordem jurídica brasileira, que tem como antecedente o fato jurídico tributário.

Como consequência, o lançamento tem a formalização do vínculo obrigacional, pela determinação dos sujeitos ativo e passivo, do objeto da prestação, formado pela base de cálculo e correspondente alíquota, bem como pela fixação dos termos em que o crédito deverá ser exigido.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Há diversas teorias a respeito da função do lançamento com relação ao crédito tributário, uma vez que certas correntes defendem a natureza meramente declaratória deste, enquanto outras a natureza constitutiva.

Em que pese, a teoria adotada pelo Código Tributário é a que preconiza a eficácia declaratória da obrigação e constitutiva do crédito, conforme  art. 142 do CTN:

Art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.

Esta foi a maneira encontrada pela doutrina brasileira para conciliar a aparente contradição do CTN. Pois, o Código aderiu, inequivocamente, à teoria declaratória, já que se utiliza do termo “constituir”. Assim, entende-se que o lançamento é declaratório da obrigação e constitutivo do crédito tributário.

Palavras-chave: crédito tributário, lançamento, formas de lançamento, direito tributário, constituição do crédito tributário.

REFERÊNCIAS

MACHADO, Hugo de Brito. Curso de Direito Tributário. São Paulo: Malheiros.

AMARO, Luciano. Direito Tributário Brasileiro. São Paulo: Saraiva.

FALAVIGNA, Hellen Cristina Padial Backstron. Apostila de Direito Tributário.

CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de direito tributário. 24. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

COÊLHO, Sacha Calmon Navarro. Curso de direito tributário brasileiro. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2009.

  

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Heloysa Passoni

Acadêmica do Curso de Direito

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos