Sucessão por representação

Direito de representação

05/11/2014 às 17:28
Leia nesta página:

O presente artigo aborda , de forma sucinta ,a sucessão por representação delineando sobre seus requisitos e efeitos juridicos.

 A sucessão , em nosso ordenamento jurídico,  pode ocorrer por direito próprio (jure proprio ) ou  por representação (jure representationis).

Ocorre por direito próprio (jure proprio) quando a herança é transmitida aos herdeiros, em virtude de proximidade de parentesco com o “de cujus” ou por sua condição de cônjuge ou companheiro.

No artigo 1851 do Código Civil encontramos a disposição sobre a jure representationes.

“Dá- se o direito de representação, quando a lei chama certos parentes do falecido a suceder em todos os direitos, em que ele sucederia, se vivo fosse.”

Portanto os parentes do herdeiro pré morto não herdam por direito próprio e sim por representação.

Segundo, Maria Helena Diniz, “Se vivo fosse, o herdeiro receberia os bens da herança; como morreu antes do autor da herança transmitem-se aqueles bens à sua estirpe - daí a designação sucessão por estirpe.”

Havendo descendentes em graus diversos, a herança será dividida por estirpes, e o quinhão cabente à estirpe dividir-se- á entre os representantes conforme o artigo 1855 do CC.

Importante ressaltar   que a representação é restrita à sucessão legítima não se aplicando à sucessão  testamentária e que só se verifica na linha reta descendente , entretanto, poderá ocorrer na linha colateral em favor dos filhos do irmão,  os sobrinhos, quando com irmão deste concorrerem.

Muitos doutrinadores consideram ser a finalidade do direito de representação uma forma de atenuar  a inflexibilidade da norma legal  que impõe que  o grau mais próximo exclua o mais remoto, corrigindo injustiças.

Para que o direito de representação possa ser exercido plenamente alguns requisitos são indispensáveis:

  • Que o representado tenha falecido antes do representante, pois não se representa pessoa viva, salvo as hipóteses de ausência, indignidade e deserdação;

Se um herdeiro é excluído por indignidade, é como se fosse pré-morto e, nesse caso, são convocados os descendentes do indigno para representá-lo, porque os efeitos de tal exclusão são pessoais.

Admite-se também a representação por ausência, uma vez que a ausência traz em si presunção de morte.

No caso do renunciante da herança não podemos falar em representação visto que não pode ser substituído quem não possui a qualidade de herdeiro.

  •  Que o representante seja descendente do representado;

Conforme o artigo 1862 do CC, “ O direito de representação dá-se na linha reta descendente, mas nunca na ascendente.”

  •  Que o representante   tenha legitimação para herdar do representado no momento da abertura da sucessão.

A legitimação de que falamos é em relação ao de cujus e não em relação ao representado, isto significa dizer que o excluído da sucessão do pai pode representá-lo na sucessão do avô.

  • Que não haja solução de continuidade no encadeamento dos graus entre representante e representado.

Não se pode omitir uma geração, por exemplo, um neto não pode herdar por representação, a herança do avô, estando o pai  vivo. Não se pode portanto ocupar o grau de um herdeiro a não ser que este grau esteja vago.

Quanto aos efeitos jurídicos do direito da representação, ensina-nos Carlos Roberto Gonçalves que “o principal efeito da representação é atribuir direito sucessório a pessoas que não sucederiam, por existirem herdeiros de grau mais próximo. Mas que acabam substituindo um herdeiro premorto”

Com relação às dívidas das do representado, os representantes não estão obrigados à saldá-las uma vez que a sucessão é relativa ao de cujus, e a estes sim perduram a obrigação.

Quanto ao quinhão a ser recebido pelo representante será o mesmo que o representado receberia, se estivesse vivo ao tempo da abertura da sucessão, havendo mais de um “partir-se-á por igual entre os representantes”, conforme o disposto no 1855 do CC.

Nos casos de renúncia de herança, os filhos deste não herdarão por representação, todavia o renunciante poderá representar o de cujus na sucessão de uma terceira pessoa, uma vez que a renúncia de uma determinada herança não se estende a outra.

Ressalte-se ainda mais uma vez que o direito de representação só poderá ser exercido em sucessão legítima e nunca em sucessão testamentária.

Janete Flauzino Chaim – aluna da 8ª estapa do Curso de Direito da Universidade de Ribeirão Preto – Faculdade Laudo de Camargo.

O presente trabalho foi realizado para a conclusão da disciplina de Direito Civil VI – Direito das Sucessões, sob a supervisão do Professor Dr. João Batista de Araújo Júnior, doutorado em ciências jurídicas e sociais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro, volume 7: direito das sucessões.4ª ed., São Paulo: Saraiva, 2010.
  2. DINIZ, Maria Helena  Curso de direito civil brasileiro, v.6:direito das sucessões/ - 20 ed. rev. atual. de acordo com o Código Civil (Lei 10.406, de 10-1-2002) e o Projeto de Lei n.6069/2002. – São Paulo: Saraiva . 2006
  3. MONTEIRO,Washington de Barros, 1910-1999

Curso de direito civil v.6:direito das sucessões ed. rev. e atual. Por Ana Cristina de Barros Monteiro França Pinto.- São Paulo : Saraiva , 2003.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

O presente trabalho foi realizado para a conclusão da disciplina de DireitoCivil VI - Direito das Sucessões, sob a supervisão do Prof.Dr.João Batista de Araújo Júnior, doutorado em ciências jurídicas e sociais.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos