Diferenças entre vícios e defeitos de produtos e serviços

05/11/2014 às 17:53
Leia nesta página:

Diferenças entre vícios e defeitos de produtos e serviços.

Nos últimos anos, houve um aumento significativo no consumo de produtos e serviços no país decorrentes do fortalecimento da economia e da crescente elevação do poder aquisitivo do brasileiro.

Pois bem, os fabricantes de produtos e fornecedores de serviços tiveram que se adequar a crescente onda de consumo para produzir mais e melhor os produtos e prestar melhores e novos serviços.

Quais os direitos do consumidor quando o mesmo depara-se com um vício ou um defeito no produto ou serviço adquirido?

Para obtermos uma resposta satisfatória à pergunta lançada no parágrafo anterior, necessário se faz realizar o esclarecimento entre as diferenças de vício e defeito, e o que essas dissonâncias produzem de direito aos consumidores.

No primeiro momento temos os vícios que conceitualmente falando são problemas nos produtos ou serviços que os tornam impróprio para o uso habitual que dele se espera, estes são classificados em: aparente ou oculto.

O vício aparente tratando-se de bens e serviços não duráveis (medicamentos, alimentos, etc), possui um prazo de 30(trinta) dias, contados de sua aquisição para que o consumidor possa reclamar. No caso dos bens duráveis (eletrodomésticos, eletroeletrônicos, automóveis e etc), o lapso temporal para reclamação amplia-se para 90(noventa) dias.

Exemplos de vício aparente:

a) uma televisão que não liga, ou que a imagem é trêmula, sem foco, e;

b) um automóvel que apresenta um barulho incomum quando o condutor gira a direção.

Já o vício oculto é aquele em que o problema existente no produto/serviço e aparentemente é imperceptível, não se vislumbra de imediato.

Neste caso, o prazo para reclamação varia de acordo com suas características, sendo de 30 dias (para bens não duráveis) e 90 dias (para bens duráveis), contados do conhecimento do consumidor do problema existente.

Exemplos de vícios ocultos:

a) um veículo que apresenta problemas no sistema de freios, e;

b) um veículo que apresenta problemas no sistema de refrigeração.

A existência do vício gera responsabilidade objetiva e, portanto, o dever de indenizar o consumidor, conforme julgado abaixo indicado:

CONSUMIDOR. VÍCIO DO PRODUTO. RESPONSABILIDADE OBJETIVA DO FABRICANTE/IMPORTADO DO BEM VICIADO. DIREITO DO CONSUMIDOR À RESTITUIÇÃO DO VALOR DESEMBOLSADO, DEVENDO SER DEVOLVIDO O PRODUTO VICIADO. NEGATIVA DE ASSISTÊNCIA POR PARTE DO FABRICANTE. TRANSTORNOS EXACERBADOS. DESÍDIA PARA COM O CONSUMIDOR. DANO MORAL MANTIDO. SENTENÇA EM PARTE REFORMADA. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO.

(TJ-RS - Recurso Cível: 71003095502 RS , Relator: Carlos Eduardo Richinitti, Data de Julgamento: 27/10/2011, Terceira Turma Recursal Cível, Data de Publicação: Diário da Justiça do dia 01/11/2011)

Já os defeitos, matéria prevista nos art.12, §1º e art. 14, §1º, ambos do Código de Defesa do Consumidor, para produtos e serviços, respectivamente. Algo ou alguma coisa possui defeito quando não oferece a segurança que dele legitimamente se espera. Assim, quando os produtos/serviços são inúteis para o uso que dele se espera gera um dano ao consumidor ou a terceiro. Assim, o defeito é composto pelo vício acrescido do dano.

Exemplos:

a) o veículo adquirido zero km que possui um problema no sistema de freios e que em decorrência deste problema causa um acidente de trânsito, e;

b) um telefone celular que explode ao carregar a bateria e fere as pessoas que ali estavam.

Fique atento, no caso da incidência de defeitos o consumidor ou terceiro atingidos podem ingressar com ação que visem responsabilizar o fabricante e/ou fornecedor de serviços pelos danos causados, no caso de vício o consumidor tem o direito a troca do produto, ou no prazo legal o reembolso do valor pago.

A jurisprudência é farta no sentido da responsabilização do fornecedor de serviços nos casos em que ocorrem defeitos, conforme se denota do julgado transcrito:

APELAÇÃO CÍVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL. DEFEITO DO PRODUTO. DANOS MORAIS. PROVA. QUANTUM. JUROS MORATÓRIOS. TERMO INICIAL. Nos termos do art. 12, do CDC, o fornecedor responde objetivamente por defeito no produto, existindo o dever de indenizar pelo fato de colocar em circulação produto que apresenta risco à saúde do consumidor, como no caso em tela, no qual foi encontrado um inseto no pão. O valor dos danos morais deve levar em conta, além da capacidade econômica das partes, a gravidade do ato ilícito praticado, bem como a necessidade de inibir a prática de tais atos, futuramente, frente aos...

(TJ-RS - AC: 70035871052 RS , Relator: Maria José Schmitt Sant Anna, Data de Julgamento: 17/02/2011, Décima Câmara Cível, Data de Publicação: Diário da Justiça do dia 15/03/2011)

Por fim, o fabricante e o fornecedor de serviços são responsáveis pelo produto/serviço posto no mercado, quando da existência de vício ou defeito, possui a obrigação legal de reparar o dano, a substituição do produto ou ainda, o reembolso, quando solicitados pelo consumidor.  

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Acadêmico

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos