Homicídio no Sistema Penal Brasileiro

19/11/2014 às 16:33
Leia nesta página:

o sistema penal brasileiro, diferentemente de outros diplomas legais estrangeiros, não distinguiu assassinato de homicídio, sendo o primeiro conduta na qual o agente mata outra pessoa de forma mais grave e o segundo denominação utilizada para a modalidade comum, optando o legislador brasileiro por aplicar para ambas as condutas a denominação de homicídio.

O homicídio é conduta inquestionavelmente reprovada pela sociedade desde os inícios dos tempos e das civilizações. No atual sistema penal, está prevista no artigo 121 do Código Penal Brasileiro, definido como “matar alguém”.

A legislação em vigor demonstra concisão na redação, cuja intenção é generalizar, referir-se a qualquer pessoa, de forma a obstar interpretações que pudessem afastar o tipo penal, tal como se verifica em antigas ordenações.

HUNGRIA bem destaca que

O homicídio é o tipo central contra a vida e é o ponto culminante na orografia dos crimes. É o crime por excelência. É o padrão da delinquência violenta ou  sanguinária, que representa como que uma reversão atávica às eras primevas, em que a luta pela vida, presumivelmente, se operava com o uso normal dos meios brutais e animalescos. É a mais chocante violação do senso moral médio da humanidade civilizada (1979, p. 25).

Ressalte-se que, o sistema penal brasileiro, diferentemente de outros diplomas legais estrangeiros, não distinguiu assassinato de homicídio, sendo o primeiro conduta na qual o agente mata outra pessoa de forma mais grave e o segundo denominação utilizada para a modalidade comum, optando o legislador brasileiro por aplicar para ambas as condutas a denominação de homicídio (BITENCOURT, 2011, p. 44 e 45).

NORONHA cita a clássica definição de Carmignani em que “o homicídio (de hominis excidium) é a violenta hominis caedes ab homine injuste patrata (violenta occisão de um homem injustamente praticada por outro)” (1960, p. 18).

Importante mencionar que no homicídio temos a eliminação da vida extrauterina, diferenciando-se do crime de aborto na medida em que neste crime elimina-se a vida endo-uterina.

Desta forma, entende-se por homicídio o ato pelo qual um homem provoca a morte de outro homem (CAPEZ, 2012, p. 23), limitando-se à supressão da vida somente a partir do início do parto, sendo indiferente que a vítima esteja prestes a falecer (BITENCOURT, 2011, p. 47).

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos