Lançamento tributário e suas modalidades

20/11/2014 às 16:40
Leia nesta página:

Conceito de lançamento tributário, suas modalidades; crédito tributário; natureza jurídica do lançamento; os deveres estatais na vinculação dos impostos arrecadados pelos setores responsáveis.

LANÇAMENTO TRIBUTÁRIO E SUAS MODALIDADES

O Código Tributário Nacional, precisamente no Capítulo I do título III, artigo 142 e parágrafo único, reza sobre lançamento tributário, dispondo:

Art. 142 - Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.

Parágrafo único. A atividade administrativa de lançamento é vinculada e obrigatória, sob pena de responsabilidade funcional.

O conceito de Lançamento tributário tem como definição a forma adequada e disponível para administração tributária constituir os créditos tributários. Lima (2010) salientou a respeito do lançamento tributário:

“O lançamento é o meio adequado de que dispõe a administração tributária para formalizar e constituir o crédito tributário. Cabe lembrar, que foi resevado constitucionalmente, a lei complementar o vinculo introdutor das normas gerais sobre o lançamento dos tributos. Nenhum outro veículo normativo poderá introduzir formas de lançamento dos tributos no ordenamento jurídico”. (Lima, (2010, p.5)

Diante disso, é extremamente relevante uma atenção especial sobre crédito tributário, porquanto este represente a direito que a Fazenda Pública tem de cobrar ao contribuinte, desde que apurado de forma devida o procedimento administrativo. Procedimento este, dotado de certeza, exigibilidade e liquidez. Assim, acaba obrigando o sujeito passivo (contribuinte ou responsável) a pagar o devido tributo ao Estado ou ente parafiscal (sujeito ativo).

Pode-se dizer que a exigência pelo Estado do crédito tributário, depende da ocorrência do fato gerador. Ocorrendo este, o Estado quantificará e individualizará o valor a ser pago, constituindo assim o lançamento.

Em outro momento, Lima (2010) também aborda sobre lançamento tributário.

“O lançamento é ato ou a sucessão de atos que visam identificar o contribuinte e estabelecer o valor do tributo devido, cientificando o sujeito passivo da obrigação tributaria. Ele tem por objetivo formalizar o credito tributário que está vinculado à obrigação previamente existente. A ocorrência do fato gerador em concreto dá nascimento à obrigação tributária”. (LIMA, 2010, p. 4).

Verifica-se que, dependendo do contexto em que for empregado o termo lançamento, por ser uma terminologia equívoca, poderá indicar tanto um ato administrativo, como um procedimento, este, indicando atos sequenciais e regrados que tendem a realizar um fim.

No tocante a Natureza Jurídica do lançamento tributário, há uma grande controvérsia. Pois, a Natureza Jurídica, dependerá das premissas que o intérprete adotar, podendo assim chegar as mais variadas conclusões. Entretanto, o pensamento majoritário é o da dupla finalidade: constituir o crédito e declarar a obrigação. Esta é a corrente tradicional, que pode ser visualizada da seguinte maneira:

Obrigação tributaria = hipótese de incidência + fato gerador.

Crédito tributário = lançamento +obrigação tributaria.

A lei classifica o lançamento tributário em três modalidades. O maior ou menor grau de participação do contribuinte (sujeito passivo) no lançamento é o aspecto primordial para diferenciar as três espécies em questão, quais sejam: o lançamento de ofício, ou direto; o lançamento por declaração ou misto; e o lançamento por homologação ou auto-lançamento. O lançamento de oficio, ou direto se encontra no artigo 149, CTN. Diante disso, observa-se:

No lançamento de oficio, ou direto (art. 149 CTN); não haverá preparação existente, tendo em vista que todas as ações preparatórias são feitas pelo administrativo. Na concepção de Borges, “[...] aquele realizado independentemente da das operações de quantificação do débito pelo sujeito passivo, ou nos casos que este as efetua de forma insuficiente” (BORGES, 1981, p. 393 apud LIMA (2010 , p. 5). No lançamento direto; a participação é inexistente, “Ele dispensa a participação do administrado, ou seja, toadas as providências ficam a cargo da administração, decorrendo da própria sistemática prevista em lei para o lançamento do imposto”. [1]

A autoridade administrativa independe de qualquer informação por parte do contribuinte, uma vez que todas as informações pertinentes já se encontram em sua base de dados. Ex: IPTU; IPVA.

Lançamento por declaração ou misto está disposto no artigo 147, CTN. Ante exposto, segundo Lima (2010, p. 6):

“Ocorre o lançamento por declaração quando se identifica a atuação conjunta do fisco e do contribuinte, em que o último apresenta, por força de previsão legal, declarações e informações, e o primeiro aprecia e processa os dados, expedindo ao final, a notificação de lançamento, na qual consta o valor devido e a data limite para o pagamento”.

A autoridade fiscal efetua o lançamento com base nas informações prestadas pelo particular, caso o particular omita informações ou as preste de maneira inverídica, permitirá que o fisco efetue o lançamento de ofício se a fiscalização ocorrer dentro do prazo de 05 anos. Ex: ITBI; ITCMD.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Lançamento por homologação ou auto-lançamento (art. 150 CTN); é o tipo de modalidade quando se antecipa o pagamento dos impostos, como por exemplo, a arrecadação de impostos de indústrias. 

  “O lançamento por homologação é a modalidade que ocorre quanto aos tributos cuja legislação atribua ao contribuinte o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa. Opera-se pelo ato em que a referida autoridade, tomando conhecimento da atividade exercida pelo obrigado, expressamente a homologa, podendo ainda, ocorrer à homologação de forma tácita pelo decurso do prazo de 5 (cinco) anos. O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o Imposto sobre Serviços de Qual quer Natureza (ISS), o Imposto de Renda da Pessoa Física e Jurídica (IRPFJ) e o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), oferecem exemplos típicos de impostos cuja legislação específica adota essa modalidade de lançamento”. (LIMA, 2010, p. 6)

A  autoridade fazendária não realiza qualquer procedimento inicial, sendo que todo o procedimento é realizado inicialmente pelo contribuinte , este inclusive realiza a antecipaçãom de recolhimento do tributo, passando apenas a prestação de informações. Ex: IPI; ITR; IOF.

Neste texto foi abordado o conceito de lançamento tributário, suas modalidades, bem como foi abordado de maneira sucinta sobre crédito tributário, e ainda da natureza jurídica do lançamento. Neste diapasão, buscou-se fundamentar, por meio do Código Tributário Nacional e da doutrina jurídica, os devidos anseios, tanto da exigência de obrigações dos sujeitos passivos, bem como os deveres estatais na vinculação dos impostos arrecadados pelos setores responsáveis, visando atenuar a angustia dos contribuintes de não saber sobre as aplicações dos tributos recolhidos.

Palavras chaves: Lançamento tributário; Créditos tributários; Modalidades.

AMARO, Luciano. Direito tributário brasileiro. 9. ed. Saraiva, 2003.

BRASIL. Código Tributário Nacional. 29. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de Direito Tributário. 18. ed. Saraiva, 2007.

LIMA, Bernadete Ractz. A mudança da modalidade de lançamento do IPTU no município de Florianópolis: implicações administrativas- fiscais. 2010, p. 20.

MACHADO, Hugo de Brito. Curso de Direito Tributário. 24. ed. Malheiros, 2004.

PAULSEN, Leandro. Direito Tributário – Constituição e Código Tributário à Luz da Doutrina e Jurisprudência. 6. ed. Livraria do Advogado Editora.

SABBAG, Eduardo de Moraes. Direito Tributário. 8. ed. Premier Máxima, 2006.


[1] Suscitado por: LIMA, S/D, p. 5,

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos