Renuncia da herança

20/11/2014 às 18:05
Leia nesta página:

Renuncia da herança, seus requisitos e seus efeitos.

Introdução

A Renuncia da herança é o herdeiro legitimo  fazendo o ato de renunciar. Assim sendo, é a renuncia da herança, pois saisine transmite a herança aos herdeiros, logo após o falecimento. Transmissão essa, que ocorre automaticamente, mas caso o herdeiro não queira, então a renuncie.

De forma voluntaria  o herdeiro vem e manifesta ao Estado, a renúncia. Sendo ainda imprescindível, que o herdeiro ou legatário manifeste a sua vontade, sob pena de não ser considerado sucessor.


Renuncia da Herança

Renuncia é o ato jurídico unilateral, pelo qual o herdeiro declara expressamente que não aceita a herança a que tem direito, despojando-se de sua titularidade.Se a recusar, sua renuncia não lhe cria qualquer direito, pois o renunciante é considerado como se nunca tivesse herdado.

A renuncia é um ato importante, uma vez que, efetivada, o herdeiro deixa de herdar, a necessidade , para a sua configuração , dos seguintes requisitos essenciais.


REQUISITOS

  1. Capacidade Jurídica do renunciante: não somente a genérica, para os atos da vida civil, mas também a de alinear. Assim, os incapazes não poderão renunciar a herança senão por meio de seu representante legal,previamente autorizado pelo juiz ; o mandatário, para renunciar pelo mandante,deverá estar munido de poderes, especiais e expressos (CC, art.661,§1º)
  2. Forma prescrita em lei , pois é ato solene. Para ter validade a renuncia deve constar, expressamente, de instrumento publico, que é a escritura publica ou termo judicial, sob pena de nulidade absoluta.
  3. Inadmissibilidade de condição termo: a renuncia da herança é ato puro e simples (CC,art.1808). Realmente, se o herdeiro ceder a herança,impondo condições ou encargos, na verdade a esta aceitando de modo disfarçado, por ser ato compatível somente com a condição de herdeiro.
  4. Não realização de qualquer ato equivalente à aceitação da herança, pois após a sua pratica não valera a renuncia.
  5. Impossibilidade de repudio parcial da herança, por ser esta uma unidade indivisível até a partilha. Mas ao herdeiro que suceder, concomitantemente, a titulo universal, como herdeiro, e a titulo singular,como legatário, o código civil, no seu art. 1808,§2º)
  6. Objeto licito, pois proibida está a renuncia contratia à lei, ou conflitante com direitos de terceiros.
  7. Abertura da sucessão, pois só no momento do óbito do auotr da herança é que nasce para o herdeiro ou legatário o seu direito à herança ou legado.

EFEITOS

A renuncia, uma vez formalizada, passa a produzir os seguintes efeitos, por retroagir ao tempo da abertura da sucessão :

  1. O renunciante é tratado como se nunca tivesse sido chamado à sicessao; consequentemente, não será contado para efeito do calculo da porção disponível do de cujus.
  2. O quinhão hereditário do repudiante, na sucessão legitima, transmite aos outros herdeiros da mesma classe (direito de acrescer).
  3. Os descendente do renunciante não herdam por representação na sucessão legitima; porem, se ele for o único da classe ou se os demais desta também  repudiarem a herança, seus filhos poderão ser chamados á sucessão, por direito próprio e por cabeça, e não por estirpe ou representação.
  4. O que repudia herança não está impedido de aceitar legado.

IRREVOGABILIDADE

Preenchida as formalidade legais, a renuncia é irrevogável, irretratável ( CC.1812) e definitiva, produzindo efeito imediato gerando a ficção de não ter o renunciante jamais sido herdeiro, pois do contrario ter-se-ia a insegurança da relações jurídicas, por se admitir a perda da propriedade adquirida pelos herdeiros por efeito de renuncia.


CONCLUSÃO

A renúncia, somente poderá ocorrer por intermédio de escritura pública ou termo judicial. Mas ao mesmo tempo, ambos são irrevogáveis, uma vez renunciado ou aceitado, o herdeiro não pode atrás. Caso haja renúncia, o direito de representação não ocorre, mas caso o herdeiro venha a falecer, antes mesmo de aceitar ou renunciar, os seus direitos assim transmite-se aos seus sucessores, desde que não haja condição suspensiva.


Bibliografias:

• GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. Direito das Sucessões. Volume 7. 2010. 4ª edição. Editora Saraiva.

• DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. Direito da Sucessões. Volume 6. 2008. 22ª edição. Editora Saraiva.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos