Elaboração de conceitos: desenvolvimento, desenvolvimento sustentável e complexidade, interdisciplinaridade, transdisciplinariedade

17/11/2014 às 16:50
Leia nesta página:

Trabalho acadêmico realizado com o escopo de se aferir conceitos relacionados à disciplina de Desenvolvimento e Sustentabilidade.

Desenvolvimento

Chegar a um conceito pleno de desenvolvimento é, de fato, um grande desafio ainda nos tempos atuais. Deve ser considerado para tal conceituação o que, de fato, poderia se chamar de desenvolvimento: seria apenas o crescimento econômico? Haveria de ser considerada a distribuição de renda e, por consequência, o acumulo de capitais?

A princípio, e de maneira mais superficial, cita-se aqui o conceito que traz o Dicionário Michaellis: ”1 Ato ou efeito de desenvolver. 2 Crescimento ou expansão gradual. 3 Passagem gradual de um estádio inferior a um estádio mais aperfeiçoado. 4 Adiantamento, progresso. 5 Extensão, prolongamento, amplitude.” (MICHAELLIS, Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=desenvolvimento, consultado em 24/08/2014).

Nota-se, deste modo, que o conceito acima vem atrelado à ideia de crescimento, todavia esta está desacompanhada de um parâmetro.

Nesse sentido, os textos trabalhados em aula fazem referência à Celso Furtado e sua teoria de o desenvolvimento como um mito: o processo de majoração econômica que sempre se considerou como corolário do desenvolvimento desencadeia impactos no meio físico. O pensador aponta, ainda, que o crescimento econômico da maneira como se conduzia somente faria aumentar a concentração de riqueza.

Com base na crítica feita por Furtado na década de 70, deve-se ter por certo que o conceito de desenvolvimento não deve permanecer tão somente ligado ao crescimento despreocupado da economia, mas, também, deve ser voltado minorar problemas sociais e ambientais que foram causados pela prática “desenvolvimentista” até então empregada.


 

Desenvolvimento Sustentável

A ideia de desenvolvimento sustentável está, por obvio, intrinsecamente ligada ao conceito supra.

Novamente, irá se valer do conceito de “sustentável” trazido pelo dicionário já citado: que pode ser sustentado. Ou seja, de maneira muito simplória, o desenvolvimento sustentável é aquele que pode ser suportado.

Remetendo-nos novamente às noções trabalhadas em sala, o desenvolvimento sustentável traz consigo a uma noção de limitação dos recursos naturais disponíveis e respeito não só a tais limites e riscos que a atividade econômica acarreta, mas também aos danos já causados ao meio ambiente e as políticas necessárias à uma certa recuperação destes.

Por fim, observa-se que o desenvolvimento sustentável deve ser pautado em fatores econômicos combinados com fatores sociais, ambientais e culturais, de modo que haja equilíbrio entre todos.


 

Complexidade, interdisciplinaridade, transdisciplinariedade

Como citado por Edgar Morin, complexidade origina-se do latim “complexus”, que significa aquilo que é tecido conjuntamente (MORIN, Edgar. Desafios da transdiciplinaridade e da complexidade. In AUDY, Jorge Luis Nicolas; MOROSINI, Marília Costa (Orgs.). Inovação e interdisciplinariedade na universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007, pp. 22-28. Disponível em http://www.pucrs.br/edipucrs/inovacaoeinterdisciplinaridade.pdf, consultado em 24/08/2014), assim, pode-se classificar o conhecimento complexo como um conhecimento interligado, unido, de maneira a não se fragmentar em diversas áreas. Faz-se crer que o estudo necessário a um bom jurista em relação ao Direito deve se dar observando o conceito de complexidade: não se deve fragmentar a Ciência Jurídica em várias áreas (Direito Civil, Direito Tributário, Direito Penal, etc.), mas tratar todo o saber relativo ao Direito como algo uno, indivisível, tendo ciência da importância de cada “parte” em relação ao todo, sendo a reciproca verdadeira.

A interdisciplinaridade representa uma associação de matérias que, todavia, mantém sua autonomia umas frente às outras, opondo-se, de certa maneira, à ideia de complexidade. Nesse sentido, seria plausível e possível o estudo específico de apenas parte do todo sem prejuízo do entendimento da parte, haja vista que esta é totalmente independente do resto apesar de compô-lo.

A transdisciplinariedade, de outro modo, pressupõe a complexidade, haja vista que as matérias mantém um vínculo tão forte entre elas que sua dissociação faz com que a natureza do estudo se altere. Por fim e para a melhor compreensão do tema se faz salutar a citação de parte da Carta da Transdisciplinariedade (SANTOS, R. Transdisciplinaridade. Cadernos de Educação, Lisboa: Instituto Piaget, n. 8, pp. 7-9, 23 nov. 1995, disponível em: http://www.unipazparana.org.br/conteudo.php?id=92, consultado em 24/08/2014)

Artigo 3 - A Transdisciplinaridade é complementar à abordagem disciplinar; ela faz emergir novos dados a partir da confrontação das disciplinas que os articulam entre si; oferece-nos uma nova visão da natureza da realidade. A Transdisciplinaridade não procura a mestria de varias disciplinas, mas a abertura de todas as disciplinas ao que as une e as ultrapassa.


 

Referências

CAVALCANTI, Clovis. “Meio Ambiente, Celso Furtado e o Desenvolvimento como Falácia” In Ambiente e Sociedade, vol. V, ago./dez. 2002, vol. VI jan./jul. 2003. pp. 73-84. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/asoc/v5n2/a05v5n2.pdf, Acesso em 24/08/2014.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

MICHAELLIS, Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=desenvolvimento, consultado em 24/08/2014

MORIN, Edgar. Desafios da transdiciplinaridade e da complexidade. In AUDY, Jorge Luis Nicolas; MOROSINI, Marília Costa (Orgs.). Inovação e interdisciplinariedade na universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007, pp. 22-28. Disponível em http://www.pucrs.br/edipucrs/inovacaoeinterdisciplinaridade.pdf, consultado em 24/08/2014

SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2002 (capítulo 2 – pensando sobre o Desenvolvimento na Era do Meio Ambiente: do aproveitamento racional da natureza para a boa sociedade – pp. 47-64)

SANTOS, R. Transdisciplinaridade. Cadernos de Educação, Lisboa: Instituto Piaget, n. 8, pp. 7-9, 23 nov. 1995, disponível em: http://www.unipazparana.org.br/conteudo.php?id=92, consultado em 24/08/2014


 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos