Homicídio Passional

26/11/2014 às 15:27
Leia nesta página:

O verdadeiro significado de homicídio passional para o Direito Penal

~~O homicídio é sempre cometido em decorrência da paixão, entendida no sentido amplo do termo. É inerente a qualquer ser humano possuir sentimentos e agir impulsionado por eles.
A paixão pode afetar as pessoas de tal forma que as mesmas tomem atitudes nunca antes esperadas, em decorrência do seu estado emocional, seja por ódio, ciúme e o próprio amor . A particularidade do homicídio passional é que o agente, geralmente, não apresentava sinais de criminalidade e, ao cometer o crime, surpreende à vítima e até a própria sociedade. Desta forma, o crime passional, por ser inesperado, apresenta grande grau de ameaça e perigo.
Entende-se por homicídio passional o crime cometido em decorrência da paixão lato sensu, na qual o agente elimina a vida de outrem em decorrência da sua paixão pela mesma, desde que o agente e a vítima possuam relacionamento amoroso ou sexual.
O homicida passional é, em regra, uma pessoa egoísta, narcisista, prepotente e possessiva. Desta forma, não admite a rejeição pela pessoa amada, seja ela decorrente de traição, ciúme ou do término do relacionamento, motivo pelo qual decide por eliminar a vida da pessoa objeto de seu amor doentio.
Há de se destacar que o homicídio passional é cometido em grande parte por homens, por razões culturais e até mesmo de fisionomia, uma vez que a mulher, por ser fisicamente mais fraca, teria mais dificuldade em alvejar a sua vítima.
Em tempos anteriores, o homicídio passional era tido como honroso e justo, uma vez que o amor seria um motivo nobre e a traição e a rejeição do homem pela mulher constituía um motivo plenamente justificável na análise realizada pela sociedade patriarcal, razão pela qual o Júri comumente absolvia o homicida passional nesses casos. É válido mencionar que antigamente os Júris eram compostos, na maioria das vezes, por homens.
No entanto, em tempos atuais, a paixão não é mais considerada para o perdão do crime em questão, em regra. Dessa maneira, a sociedade não mais avalia o homicida passional merecedor da isenção da penalidade, uma vez que raras vezes os mesmos são absolvidos. Nesse sentido, entendemos que a paixão não constitui motivo para o perdão do crime e sim apenas para explicá-lo (ELUF, 2014, p. 259).
Ressalte-se que os Tribunais não mais tem reconhecido a legítima defesa da honra como motivo para eximir o homicida passional da condenação pelo seu crime, uma vez que a honra constitui direito subjetivo e inerente à própria pessoa que a detém, não sendo possível alegar que mata a vítima por ter sua honra ferida diante das atitudes da mesma. Em suma, a honra de uma pessoa não pode estar adstrita às atitudes da outra, uma vez que possui caráter pessoal.
Concluímos que o homicídio passional somente poderá ser enquadrado como homicídio privilegiado quando for cometido sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima. Porém, atente-se que quando se fala em paixão, estado duradouro e crônico, dificilmente será evidenciada de imediato a conduta, pois o homicídio passional, no geral, é crime premeditado.
Ademais, a emoção em questão deve, de fato, dominar os sentidos do agente, uma vez que a mera influência da emoção não constitui hipótese de homicídio privilegiado, e sim, mera atenuante. Atente-se que também dificilmente figurará a injusta provocação da vítima, pois o crime passional geralmente é realizado pela rejeição amorosa da vítima pelo agente o que não constituirá per si injusta provocação.
De acordo com a jurisprudência e doutrina majoritária, o homicídio passional não pode ter sua diminuição de pena sob a justificativa de ser realizado por relevante valor moral ou social, uma vez que estes devem ser analisados de forma objetiva e não de acordo com o ponto de vista do agente. Nesse sentido, o homicídio cometido por paixão, vingança, ciúme ou abandono não é considerado motivo de relevante valor moral ou social.
Por outro lado, o homicídio passional pode ser enquadrado como homicídio qualificado, seja pelos modos ou meios de execução, ou pela motivação do agente.
Pretendeu-se neste trabalho analisar o enquadramento do homicídio passional pela motivação, ou seja, as qualificadoras de motivo torpe ou fútil, uma vez que os modos e meios de execução constituem qualificadoras objetivas e são mais fáceis de ser identificadas.
Desta forma, o homicídio passional pode ser qualificado pela torpeza ou pela futilidade. Na primeira hipótese, o agente age no extremo da imoralidade, por motivo que gera repulsa social enquanto na segunda hipótese o agente age em total desproporcionalidade, sendo o homicídio praticado por motivo ínfimo e insignificante.
A jurisprudência majoritária, ainda que não pacificada, determina que o ciúme e a vingança não constituem motivo torpe, necessariamente, devendo ser analisado de acordo com o caso concreto. Desta forma, a vingança e o ciúme somente serão considerados motivos torpes se evidenciada a baixeza e imoralidade extrema da conduta, de acordo com as particularidades do crime. Porém, reconhece-se o motivo torpe quando o agente assassina a sua companheira ou amante se esta a desprezou, por vingança.
Ainda, o homicídio passional pode ser qualificado por motivo fútil. A doutrina e a jurisprudência majoritária entendem o ciúme e a vingança por motivo fútil, desde que analisados em si mesmos, ou seja, considerando que não haja nenhuma motivação adicional abjeta e repugnante, caso em que, conforme visto, poderá ser enquadrado como motivo torpe.
Portanto, conclui-se que o homicídio passional poderá ser enquadrado como privilegiado ou qualificado, desde que se verifiquem as hipóteses previstas na legislação aplicável e determinadas pela jurisprudência. Concordamos com HUNGRIA no sentido de que o amor que mata “é uma contrafação monstruosa do amor” (1979, p. 152) e não constitui motivo honroso, tampouco justo, cabendo ao homicida passional a penalidade pelo crime cometido, ainda que em caráter privilegiado, uma vez que a morte nada tem a ver com o amor.
 

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos