Despertando o interesse dos Condôminos

28/11/2014 às 18:29
Leia nesta página:

Um dos grandes desafios enfrentados pelos síndicos que buscam efetuar uma boa gestão é canalizar a atenção dos moradores, a fim de que estes tenham interesses e participem das assembleias.

Um dos grandes desafios enfrentados pelos síndicos que buscam efetuar uma boa gestão é canalizar a atenção dos moradores, a fim de que estes  tenham interesses e participem das assembleias. 

Há muitas teorias sobre como despertar e compreender o interesse das pessoas. Fazem parte desses estudos os quatro desejos básicos dos individuos. São eles: 

1) seguranças
2) Novas experiências 
3) Reconhecimentos
4) Respeito

É interessante observar que nenhum desses desejos existem isolados, mas sim combinados em vários graus. 

SEGURANÇA

Todos os desejos ou intenções são baseados no sistema de valores de cada membro do grupo.

O desejo de segurança é bastante abragente, pois engloba os seguintes elementos

           - O alimento necessarios ou seu sustento
           - A vestimenta
           - As reservas suficientes para garanti-los no futuros
           - As crenças 
           - O sentimentos de pertencer e ser aceito pelo grupo. 
           - A esperança de que as mudanças sejam feitas lentamente. 

Talvez estejam no item "segurança" os motivos que levaram os moradores de apartamentos a escolher como moradia os edificios. Buscam um abrigo mais seguros, devido ao grande grau de criminalidade existentes em grandes cidades. A procura é tão  elevada que resultou num aumento substancial no valor dos apartamentos . AS pessoas sacrificam o conforto  e a independência que uma casa pode proporcionar e todo seu espaço, em troca de segurança. 

NOVAS ESPERIÊNCIAS 

Esses desejo e motivação é satisfeito pelo contato com novos conhecimentos, pela procura ou criação de situações sociais nas quais os individuos se envolvem, adquirindo e aceitando novas e diferentes reposabilidades e encargos.  

Um grupo desmotivado em conseguir novas esperiências poderá criar meios de desorganizar o grupo para manter a situação atual. Poderá encontrar pessoas que compartilham a sua opnião e formará como elas uma fração unida, voltada mais para seus interesses do que para os da maioria das pessoas que compõem o condomínio. 

Às vezes essas atitudes não são conscientes no início, como os problemas causados pelas crianças que desrespeitam o Regularmento  Interno e cujos os pais, ao contrário do que se espera, não adotam nenhuma atitude corretiva. Persistindo os acontecimentos, tornam-se crônicos, causando prejuízo aos outros moradores, que, insatisfeitos, relutarão em participar das atividades do grupo. 

RECONHECIMENTO

O desejo de reconhecimento caracteriza-se pela vontade de "ser alguém" aos olhos dos vizinhos. Todo individuo sente necessidade de ser considerado importante pelos semelhantes, sendo que para alguns membros do grupo esse desejo é mais acentuadoque para os outros. 

A decisão de um morador de candidatar-se ao cargo de síndico pode ser motivada pela busca de reconhecimento, posição e consideração. Dependendo da maneira de conduzir a gestão, de fato ele poderá obter todos esses atributos naturalmente, mas, caso não consiga harmanizar  o condominio, apenas terá  o cargo, não contando com o reconhecimento nem com a consideração 

Seria importante que os sindicos evidenciassem sempre em suas atitudes que todos os moradores possuem o mesmo grau de valor, evitando o favorecimento de alguns em detrimento de outros. Estariam assim criando a possibilidade para que mais pessoas venham a participar da vida condominial. 

A falta de atenção por parte do síndico a esses desejos poderá trazer frustações, tornando alguns moradores inconvenientes, provocadores de tumultos e discutidores. Um exemplo claro para essa afirmação seria  seria o comportamento indesejado de alguns nas assembleias. 

RESPEITO

O desejo de respeito é a necessidade que as pessoas tem de ser queridas; a sensação de que os outros gostam de sua companhia e querem mantê-la . As pessoas procuram afeto e integração com as demais. 

É fundamental que o síndico procure criar um ambiente onde o respeito prevalença em qualquer situação. infelizmente, é comum, sobretudo nas assembleias, haver discordãncia de opiniões, atitudes desrespeitosas, como agressões orais, chegando até o ponto de algum morador  ser isolado do grupoe , muitas vezes, himilhado perante os outros. 

O medo dessas pressões e de terem suas opiniões conhecidas e não aceitas leva muitos a se isolar, mesmo quando solicitados para participar de importante decisoes. esses fatos poderão justificar o baixo número  de comparecimento as assembleias. 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Emanoel Sampaio Tavares

Advogado militante. graduado pela Universidade Católica de Brasilia (2011), especialista em administração de condomínios. sócio proprietário da empresa Gescon - Administração de Condomínios.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos