Crônica do gerente jurídico #DepartamentoasQuintas

27/11/2014 às 10:48
Leia nesta página:

Crônica do gerente jurídico #DepartamentoasQuintas

Era uma vez um gerente jurídico de uma empresa neste Brasil varonil.

Ele se considerava um bom gerente, cumprimentava a todos e tratava a equipe com urbanidade e respeito.

Tinha oportunidades de estar junto a direção da empresa e sempre relatava os casos jurídicos mais importantes.

No seu trabalho diário, lidava com escritórios terceirizados e deles cobrava um trabalho impecável em relação a prazos e relatórios.

E o tempo passou…

Um dia foi demitido e não entendeu o porque… Era uma boa pessoa, tinha bom relacionamento com a direção e ainda era duro com os terceirizados…

Mas, esqueceu que apenas tratar bem as pessoas – que é um dever importante – devemos cobrar as pessoas nas suas tarefas.

Esqueceu que com a direção devemos falar a língua deles, então, falar de ações judiciais é nulo, devemos falar de negócios, oportunidades e soluções.

Esqueceu que o escritório terceirizado deve ser um parceiro e mais do que apenas relatórios, deve produzir técnicas e novidades juntos ao direito, se traduzindo em resultados práticos de ganho de ações e/ou ganho de melhoria dos processos internos.

Enfim,

Esqueceu de aprender que o direito existe para o judiciário, mas dentro do departamento jurídico o que existe é a relação do cliente com a empresa e/ou Estado, cumulada com decisões judiciais e resultados de menor impacto ao negócio da empresa.

#EmQueLadoVocêEstá?

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Autoridade em Inteligência Artificial – IA no setor jurídico (chat gpt, Gemmini, Copilot e muito mais!). Consultor em gestão, tecnologia e marketing jurídico. Também sou craque em Privacidade e implementação de LGPD! Vamos conversar? Envie um e-mail ou mensagem pelo Microsoft Teams: [email protected] Prefere contato direto? WhatsApp ou Telegram: (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos