Entenda o significa "caput" e qual a pronúncia correta.

Trata-se de um termo que, no latim, significa “cabeça”, e é utilizado para se referir aos enunciados dos artigos de lei. Quando o artigo possui outros elementos, como parágrafos, alíneas e incisos, ao se referir à parte inicial do artigo, fala-se em “caput”.

         Deocleciano Torrieri Guimarães, em seu Dicionário Compacto Jurídico, explica que “caput” significa “cabeça”, “a pessoa principal, o chefe”, “designa a primeira parte de um artigo de lei, que contém seu fundamento”.

A pronúncia correta é com ênfase na sílaba “ca”.  De acordo com o site Ciber Dúvidas da Língua Portuguesa, tem-se duas formas de pronunciar essa palavra: a) na pronúncia tradicional: "kápud"; b) nas pronúncias eclesiástica e restaurada: "káput".

O art. 138 do Código Penal prevê:

Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: 

Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa. 

Nesse caso, o “caput” é o texto “caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime”.

Deve-se observar que, como se trata de uma palavra em latim, merece ser destacada no texto com a configuração “itálico”, entre aspas ou sublinhada.


Texto elaborado por Bruna Ibiapina



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

1

  • 0

    Alice Alves

    Conforme a Secretaria de Comunicação do Senador Federal, caput é considerado uma palavra estrangeira escrita sem itálico ou aspas:
    http://www12.senado.gov.br/manualdecomunicacao/redacao-e-estilo/estilo/estrangeirismos-grafados-sem-aspas

Livraria