Ministério Público do Trabalho X Ministério do Trabalho e Emprego:

qual a diferença?

17/12/2014 às 17:27
Leia nesta página:

Entenda a diferença entre o MPT e o MTE.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) é um dos ramos do Ministério Público da União e atua como órgão independente dos poderes legislativo, executivo e judiciário. O Ministério Público, de forma geral, é “instituição permanente incumbida de defender e fiscalizar a aplicação e execução das leis, representando os interesses da sociedade” (Dicionário Compacto Jurídico).

Assim, o MPT atua na defesa dos direitos fundamentais e sociais dos cidadãos diante de ilegalidades praticadas na seara trabalhista, e o faz através de seus Procuradores do Trabalho.

Através do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) e seus auditores fiscais do trabalho, a União executa a inspeção do trabalho, nos termos do art. 21, XXIV, da CF. Além disso, através de tal Ministério o governo programa diretrizes para geração de emprego e renda, política salarial, saúde e segurança do trabalho, formação e desenvolvimento profissional, dentre outros focos. O MTE é, portanto, um braço do Poder Executivo, na área de trabalho e emprego.

O Procurador do Trabalho Bruno Gomes Borges da Fonseca defende a atuação conjunta desses dois órgãos, o que é de grande valia para a sociedade brasileira.


Texto elaborado por Bruna Ibiapina

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Jus.com.br

O site com tudo de Direito e Justiça.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos