Herança jacente e herança vacante

17/12/2014 às 18:10
Leia nesta página:

O presente artigo se propõe a fazer uma análise acerca da herança Jacente e Vacante, com o intuito de conceituar e diversificar os dois institutos.

HERANÇA JACENTE E HERANÇA VACANTE

O período de jacência e declaração da vacância têm sua regulamentação tratada pelo Código Civil no Livro VI, a partir do artigo 1.819 até o artigo 1.823, na qual ficam claros as hipóteses e os efeitos dos dois temas aqui expostos.

HERANÇA JACENTE

Aberta a sucessão, e inexistindo sucessores reclamando-a, ou melhor, dizendo, sem que o de cujus tenha deixado testamento ou herdeiro legítimo conhecido, estamos diante da herança jacente, conforme artigo 1.819 do Código Civil:

Art. 1.819 - Falecendo alguém sem deixar testamento nem herdeiro legítimo notoriamente conhecido, os bens da herança, depois de arrecadados, ficarão sob a guarda e administração de um curador, até a sua entrega ao sucessor devidamente habilitado ou à declaração de sua vacância.

Trata-se de um estado transitório (temporário), pois tem início e um fim previsto em lei, que está à espera e a procura dos sucessores.

Há um instituto no direito sucessório conhecido como arrecadação dos bens, que objetiva a proteção dos bens deixados pelo “de cujus”. A arrecadação dos bens é o início do procedimento de jacência, e ela ocorre enquanto os herdeiros não se habilitarem. Ela consiste na arrecadação dos bens do “de cujus” pelo Juiz competente, quando aberta a sucessão. O Juiz deverá nomear um curador que ficará responsável por administrar e guardar estes bens. Os encargos delegados ao curador estão elencados no artigo 1.144 do Código de Processo Civil.

Concluída a arrecadação será expedido um edital de comunicação, chamando os herdeiros para que compareçam. O edital será publicado por quatro vezes, com intervalo de trinta dias para cada publicação.

Se aparecer alguém, o possível herdeiro, no decorrer das publicações, ele é habilitado, e deverá fazer prova se é realmente herdeiro. Se não for desta forma, não aparecendo nenhum sucessor, espera-se completar um ano da publicação do primeiro edital, encerrando-se assim o processo da jacência, dando oficial abertura a vacância.

HERANÇA VACANTE

A Herança determinada Vacante não procura ou espera os sucessores, tendo em vista que a sua função no direito sucessório é devolver as propriedades ao órgão publico, em caráter resolutivo ou definitivo.

Art. 1.822 - A declaração de vacância da herança não prejudicará os herdeiros que legalmente se habilitarem; mas, decorridos cinco anos da abertura da sucessão, os bens arrecadados passarão ao domínio do Município ou do Distrito Federal, se localizados nas respectivas circunscrições, incorporando-se ao domínio da União quando situados em território federal.

Parágrafo único. Não se habilitando até a declaração de vacância, os colaterais ficarão excluídos da sucessão.

No procedimento da herança jacente sem encontrar um herdeiro, depois dos quatros editais publicados e decorridos um ano o juiz encerra a jacência (procura e espera) e no mesmo ato abre a Vacância, devolvendo o patrimônio ao Estado, por meio de sentença.

A partir da data de publicação da sentença, o patrimônio torna-se público. São atribuídos dois efeitos a esta herança: resolutivo e definitivo. O efeito resolutivo significa que os bens são devolvidos ao patrimônio público, não de forma plena, mas sim de forma resolúvel, pois com o aparecimento de algum herdeiro, o mesmo poderá retomar os bens que estavam com o poder público. Ao contrário, no efeito definitivo a forma é plena, os herdeiros não receberão o bem, pois a habilitação ocorreu cinco anos após a data de abertura da sucessão.

Em seu parágrafo único o artigo 1.822 do Código Civil elenca outro efeito da vacância, que é afastar da sucessão legítima os herdeiros conhecidos como colaterais.

CONCLUSÃO

Ao final do estudo das duas formas de herança quando o “de cujus” não deixa testamento ou herdeiro sucessível, podemos verificar que o patrimônio deixado não fica “esquecido ou abandonado”, há estes dois institutos que visam à destinação correta do patrimônio.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

- GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro, volume7: Direito das Sucessões. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos