A AIDS e os benefícios previdenciários por incapacidade

12/12/2014 às 11:24
Leia nesta página:

A AIDS e a necessidade de comprovação de incapacidade para obtenção de benefício previdenciário

A Síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA), em inglês conhecida como acquired immunodeficiency syndrome (AIDS), é uma doença que afeta o sistema imunológico humano e é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Tal vírus é transmitido principalmente através de relações sexuais sem o uso de proteção, transfusões de sangue contaminado e de mãe para filho, durante a gravidez, o parto ou na amamentação.

As pesquisas dão conta que o HIV teria surgido no centro-oeste da África, durante o século XX, através do contato dos seres-humanos com primatas. A doença foi reconhecida e observada clinicamente pela primeira vez em 1981, em um laboratório nos Estados Unidos da América.

Não existe atualmente nenhuma vacina disponível para o HIV ou um tratamento que cure a doença, por esse motivo ela virou uma pandemia, que já havia matado cerca de 30 milhões de pessoas até o ano de 2009.

Contudo, a terapia antirretroviral e a prevenção apropriada de infecções oportunistas reduzem a taxa de mortalidade em 80%, aumentando a expectativa de vida para um jovem adulto recém-diagnosticado entre 20 e 50 anos. Ou seja, a doença que, outrora, foi aguda e fatal, transformou-se em uma doença crônica, que pode muito bem ser controlada com medicamentos, permitindo uma vida normal ao seu portador.

Não obstante a tal fato, muitos segurados procuram a o Instituto Nacional do Seguro Social com a intenção de obter benefícios previdenciários por incapacidade, alegando não estarem aptos a exercer atividades laborais pelo simples motivo de serem portadores do vírus HIV.

A autarquia previdenciária, como não poderia deixar de ser, encaminha os segurados para uma perícia médica, onde o expert analisa as condições clínicas do paciente para continuar exercendo suas atividades laborais.

Muitas das vezes a incapacidade não é reconhecida, fazendo com que o segurado, inconformado, vá ao Poder Judiciário com o objetivo de tentar reverter a decisão administrativa.

Infelizmente, alguns juízes e peritos judiciais não compreendem o contexto atual que envolve a doença, concluindo que o simples fato de um indivíduo ser portador do vírus já seria suficiente para incapacitá-lo para o trabalho.

De início, há de se observar que os benefícios previdenciários destinados a assegurar a cobertura de eventos causadores de doenças, lesões ou invalidez, encontram-se previstos na Lei n.º 8.213, de 24 de julho de 1991, nos artigos 42 e 59, respectivamente, dependendo da caracterização da incapacidade ser temporária ou definitiva.

Ou seja, premissa inequívoca é que exista uma incapacidade para o exercício de atividades laborais, variando o benefício de acordo com o fato da referida incapacidade ser temporária ou definitiva.

Contudo, alguns juízes, muitas vezes embasados por laudos de peritos judiciais, concluem que o simples fato da pessoa ser portadora do vírus HIV já seria apto a caracterizar a incapacidade para o desempenho de atividade laboral.

Alegam que a doença é estigmatizante e que o preconceito acaba por impossibilitar o exercício de atividades laborais sem perceber, entretanto, que tal postura apenas estimula o preconceito com os portadores da doença.

Afirmar que o indivíduo, apenas por ser portador do vírus HIV, estaria inserido em contexto clínico desfavorável para o exercício de atividades laborais é estimular o preconceito, e não lutar contra ele.

Conforme já foi dito, conquanto a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – SIDA não tenha ainda perspectiva de cura, é sabido que hoje é controlável e pode-se conviver com a doença.  Assim, ser portador do vírus HIV não significa estar incapacitado para praticar os atos de uma vida independente, tampouco para o trabalho.  É preciso que a doença tenha se manifestado em grau tal que impeça o portador de trabalhar e imponha ajuda de terceiros em sua vida diária.

Nesse sentido há alguns julgados que são bastante esclarecedores, como o abaixo destacado:

PREVIDENCIÁRIO. AUXÍLIO DOENÇA. LAUDO PERICIAL. AUSÊNCIA DE INCAPACIDADE PARA O EXERCÍCIO DAS ATIVIDADES LABORATIVAS HABITUAIS. 1.Não está o juízo adstrito ao laudo pericial, todavia, não há óbice processual para utilizar-se do mesmo como fundamento de sua convicção . 2.A comprovação de eventual incapacidade para o exercício de atividade que garanta a subsistência, depende da produção de prova pericial. 3.Tendo o laudo pericial concluído que o Autor se apresenta assintomático com relação à Síndrome da Imunodeficiência adquirida (AIDS) e não está incapacitado para o exercício de suas funções laborativas habituais, não há que se falar em concessão de auxílio-doença , nos termos dos artigos 59 e 62 da Lei n.º 8.213/91. 4.Apelação improvida. (PROC. : 2003.61.06.002621-4 AC 1026969 APTE : CARLOS ALBERTO SANTESSO ADV : LARISSA LACERDA GONÇALVES DE ASSIS APDO : Instituto Nacional do Seguro Social -INSS ADV : LUIS PAULO SUZIGAN MANO ADV : HERMES ARRAIS ALENCAR REL ATO R : DES.FED. GALVÃO MIRANDA / DÉCIMA TURMA).

A SIDA, em que pese sua gravidade, se corretamente tratada e acompanhada, não acarreta em nenhuma incapacidade para as atividades da vida diária.  O que pode acarretar a incapacidade são as doenças oportunistas a que fica propenso o portador do vírus, contudo, elas devem ser identificadas pelos peritos médicos para que seja reconhecida tal incapacidade.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Nos dias de hoje, com o avanço da medicina, os portadores da AIDS levam uma vida normal, com pouquíssimas restrições. Neste sentido, é uniforme na doutrina médica que o labor serve como fator de recuperação do indivíduo.

Afastar o segurado do trabalho seria contribuir para uma maior estigmatização da doença e para o aumento do preconceito contra os seus portadores, seria estimular aos empresários a não contratarem os portadores de HIV. O próprio indivíduo acaba por sentir diminuído, sem qualquer estímulo para lutar pela correta compreensão da doença e de seu contexto atual.

Assim como os portadores de deficiência, física ou mental, estão sendo cada vez mais estimulados a se inserir na sociedade, inclusive com a prática de esportes e desempenho de atividades laborais outrora exclusivas dos não portadores, os portadores do vírus HIV devem ser estimulados a desenvolver uma vida normal, inclusive com o desempenho de atividades laborais.

Eventuais atividades preconceituosas contra os portadores da doença no mercado de trabalho devem ser severamente punidas e, por outro lado, as empresas devem ser estimuladas a contratar pessoas portadoras da doença, cumprindo também sua função social.

Admitir que o afastamento do segurado de seu ambiente de trabalho contribuiria para seu bem estar é uma visão totalmente equivocada, configurando um verdadeiro retrocesso na luta contra uma doença tão grave.

Assim, salvo se constatada a presença de alguma doença oportunista, que possa causar incapacidade para o desempenho de atividades laborais, os benefícios previdenciários por incapacidade não devem ser concedidos aos indivíduos pelo simples fatos de serem portadores do vírus HIV.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos