Proteção de investidores de títulos emitidos pela Petrobras

Leia nesta página:

Como é de conhecimento comum, a Petrobrás, empresa estatal do ramo petrolífero com capital aberto nas bolsas de valores do Brasil e de Nova York, está sendo objeto de investigação, desde março deste ano, relacionada com uma potencial operação bilionária de lavagem de dinheiro, propina destinada a empresas e políticos e desvios de recursos públicos. Segundo a Polícia Federal, o esquema, que teria desviado cerca de 10 bilhões de reais, incluirira superfaturamento de contratos e obras negociadas pela Petrobras. As acusações são inúmeras, mas podemos destacar como exemplo a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, por um valor absurdamente superior ao valor real do empreendimento, ainda sob investigação.

A repercussão da Operação Lava Jato foi mundial, surpreendendo a todos pela possível extensão da corrupção e pelo alegado envolvimento de diversos diretores e altos executivos da Petrobras e das maiores construtoras do país, como a Odebrecht e a Camargo Corrêa. Consequentemente, os títulos emitidos pela companhia sofreram uma queda de 54%[1] em pouquíssimo tempo, resultando em perdas econômicas por parte dos investidores, que tomaram decisões com base em declarações de executivos da Petrobras que poderiam ser falsas ou enganosas, e que teriam inflado, de forma artificial, o valor de tais títulos.

Com base na queda do valor econômico da empresa e nos prejuízos sofridos pelos investidores, o Almeida Advogados, apoiando o escritório de Nova York Wolf Popper LLP, em colaboração conjunta, apresentou, uma ação coletiva do Direito Americano denominada class action, buscando a restituição dos danos sofridos pelos investidores. A class action consiste em importante mecanismo previsto pela legislação norte-americana, para a proteção de direitos coletivos, cujos interesses foram feridos pelos mesmos fatos, e que buscam uma solução legal comum. Potencialmente, milhões de prejudicados, todos investidores em títulos da Petrobras, aderirão a esta class action. Todos os fatos relacionados com este potencial prejuízo serão considerados dentro de um processo legal, devidamente dotado das garantias de contraditório e ampla defesa das partes.


Nota

[1] http://www.valor.com.br/financas/3793456/acoes-da-petrobras-fecham-em-queda-de-105-em-ny-e-lideram-em-volume

Assuntos relacionados
Sobre os autores
André de Almeida

Sócios do Almeida Advogados

Natalie Yoshida

Sócia do Almeida Advogados

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos