Como é de conhecimento comum, a Petrobrás, empresa estatal do ramo petrolífero com capital aberto nas bolsas de valores do Brasil e de Nova York, está sendo objeto de investigação, desde março deste ano, relacionada com uma potencial operação bilionária de lavagem de dinheiro, propina destinada a empresas e políticos e desvios de recursos públicos. Segundo a Polícia Federal, o esquema, que teria desviado cerca de 10 bilhões de reais, incluirira superfaturamento de contratos e obras negociadas pela Petrobras. As acusações são inúmeras, mas podemos destacar como exemplo a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, por um valor absurdamente superior ao valor real do empreendimento, ainda sob investigação.
A repercussão da Operação Lava Jato foi mundial, surpreendendo a todos pela possível extensão da corrupção e pelo alegado envolvimento de diversos diretores e altos executivos da Petrobras e das maiores construtoras do país, como a Odebrecht e a Camargo Corrêa. Consequentemente, os títulos emitidos pela companhia sofreram uma queda de 54%[1] em pouquíssimo tempo, resultando em perdas econômicas por parte dos investidores, que tomaram decisões com base em declarações de executivos da Petrobras que poderiam ser falsas ou enganosas, e que teriam inflado, de forma artificial, o valor de tais títulos.
Com base na queda do valor econômico da empresa e nos prejuízos sofridos pelos investidores, o Almeida Advogados, apoiando o escritório de Nova York Wolf Popper LLP, em colaboração conjunta, apresentou, uma ação coletiva do Direito Americano denominada class action, buscando a restituição dos danos sofridos pelos investidores. A class action consiste em importante mecanismo previsto pela legislação norte-americana, para a proteção de direitos coletivos, cujos interesses foram feridos pelos mesmos fatos, e que buscam uma solução legal comum. Potencialmente, milhões de prejudicados, todos investidores em títulos da Petrobras, aderirão a esta class action. Todos os fatos relacionados com este potencial prejuízo serão considerados dentro de um processo legal, devidamente dotado das garantias de contraditório e ampla defesa das partes.
Nota
[1] http://www.valor.com.br/financas/3793456/acoes-da-petrobras-fecham-em-queda-de-105-em-ny-e-lideram-em-volume
oswaldo moreira antunes
Propina em domicílio
Publicado; dezembro 13, 2014 | Autor: Palavra Digital | Arquivado em: Uncategorized |Deixe um comentário
Propina em domicílio é o assunto da capa da edição desta semana de Veja (nº2404 – 17 de dezembro de 2014), com as revelações explosivas do homem que entregava dinheiro desviado da Petrobras na casa de deputados, senadores, governadores, ministros e até na sede nacional do PT.
Outro destaque é a entrevista sobre A síndrome da riqueza fácil, com o cientista político Michael Ross dizendo que a gestão da Petrobras tem sintomas da maldição que transforma países do petróleo em ditaduras.
Em Ambiente a questão é o comprometimento governamental com medidas que visam criar um futuro sustentável. Mas isso só dará certo se a sociedade aderir. Em Brasil, uma reportagem sobre A riqueza de bandeja, mostra que até 2002, ele era apenas o simpático “garçom de Lula” no restaurante em que trabalhava em São Bernardo. Agora Cortegoso é empresário e enriqueceu prestando serviços ao PT em campanhas eleitorais.
Veja mostra ainda os dez melhores do ano da ficção à economia, com uma seleção dos títulos mais expressivos que chegaram à livrarias brasileiras em 2014. Em Saúde, a reportagem Rindo do quê? mostra um levantamento sobre saúde bucal dos brasileiros revelando descuido e desinformação sobre hábitos, que garantiriam dentes saudáveis e bonitos.
http://palavradigital.wordpress.com/2014/12/13/propina-em-domicilio/
oswaldo moreira antunes
VEJA LINK DO ESTADÃO - a titulo de aditamento.
http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,ex-diretor-ligado-ao-pt-capta-r-650-milhoes-em-propina-em-8-anos-avalia-forca-tarefa,1606614
oswaldo moreira antunes
No link abaixo veja temas atrelados caso PETROBRAS.
jus.com.br/tudo/caso-petrobras-operacao-lava-jato
oswaldo moreira antunes
No curso da demanda que acaba de nascer nos EE UU, na eventualidade a PETROBRAS poderá ingressar com pedido de frecuperação judicial na sede da empresa - Rio de Janeiro, com base na\ doutrina e jurisprudenca - em face a grandeza do seu ativo, sem prejuizo de apuração dos crimes cometidos pelos seus dirigentes, inclusive membros do conselho de administração, fato noticiado na imprensa.
DOUTRINA
SILVA, Ronny Carvalho da. A Lei de Recuperação de Empresas e sua incidência sobre as estatais: questão controvertida. Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 946, 4 fev. 2006. Disponível em: . Acesso em: 14 dez. 2014.
oswaldo moreira antunes
Excelente trabalho.Sera a bússola para os investidores.Só espero a PETROBRAS sobreviva solvendo seu passivo com os acionistas e demais credores. Esperamos o capital que saiu do caixa da empresa de forma velhaca venha retornar, ao seu ativo, mediante com atuação do MPF e demais entidades.