Técnica criada por Taiichi Ono, que foi o desenvolvedor do sistema de produção da Toyota, evidencia uma metodologia de uso dos 5 porquês para chegar a causa raiz de um problema.
Não há nada além de 5 porquês, um respondido após o outro.
Como assim?
Vejamos um exemplo:
No 1º porquê, temos um sintoma
No 2º porquê, temos uma desculpa
No 3º porquê, temos um culpado
No 4º porquê, temos uma causa
No 5º porquê, temos a causa raíz
(…)
Uma fábrica de chocolates recebe muitas reclamações sobre seu produto final e o coordenador da qualidade decide por utilizar a metodologia dos 5 porquês com a sua equipe.
A maior parte das reclamações dizem que o chocolate não está mais crocante como antigamente.
1 – Por que o chocolate não está crocante?
Porque o produto chega muito tarde ao cliente e perde as suas características originais de produção.
2 – Por que o produto chega muito tarde ao cliente?
Porque a transportadora não consegue entregar em tempo hábil.
3 – Por que a transportadora não entrega em tempo hábil?
Porque ela realiza apenas uma viagem por semana transportando uma quantidade muito grande de produtos.
4 – Por que ela só realiza uma viagem por semana?
Porque a fábrica de chocolates identificou que entregando em apenas uma vez toda a sua produção semanal, os custos de transportes seriam reduzidos.
5 – Por que ela decidiu reduzir custos de transporte?
Para aumentar o lucro.
Poderíamos continuar fazendo várias perguntas, porém já temos uma conclusão importante para esse exemplo. A fábrica de chocolates decidiu aumentar seu ganho reduzindo suas despesas operacionais, no caso os custos de transporte. Porém, tomando essa decisão, ela acabou (talvez sem saber) abrindo mão da qualidade do seu produto, pois os chocolates já não chegam mais tão crocantes aos clientes, que exigem isso como um requisito do produto. Então, um exemplo de ação corretiva, seria flexibilizar a entrega, evitando assim esse problema.
Leia mais em: http://www.apostilasdaqualidade.com.br/os-5-porques-5-why-analise-da-causa-raiz/#ixzz3Kgs0ruis
Interessante não?
E se usarmos em um departamento jurídico?
Problema: Perda de um prazo pelo escritório terceirizado
Porque 1 – Tempo do prazo esgotou sem subsídios.
Porque 2 – Não entregamos a tempo os documentos necessários para defesa.
Porque 3 – O departamento não disponibilizou os documentos no prazo.
Porque 4 – O departamento não recebeu os documentos da área específica.
Porque 5 – Os documentos foram pedidos sem tempo hábil para serem entregues pela área específica.
Óbvio que temos que ter mais porquês para investigar uma perda de prazo, mas já temos uma ideia de como isto funciona.
Uma técnica que além de interessante, pode ser muito útil para encontrar causas realmente raiz de problemas sérios no próprio departamento, na empresa e em qualquer situação.
#Ficaadica
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