Legitimatio ad causam e incorporação de pessoa jurídica

04/01/2015 às 20:19
Leia nesta página:

O presente estudo analisa os efeitos de incorporação societária, no curso de ação judicial, levada a efeito em relação a pessoa jurídica que componha a respectiva relação processual, especificamente no que toca à capacidade e legitimação para a causa.

Resumo: O presente estudo analisa os efeitos de incorporação societária, no curso de ação judicial, levada a efeito em relação a pessoa jurídica que componha a respectiva relação processual, especificamente no que toca à capacidade processual e legitimação para a causa.

Palavras Chave: PERSONALIDADE JURÍDICA. CAPACIDADE PROCESSUAL. LEGITIMATIO AD CAUSAM. INCORPORAÇÃO. SUCESSÃO PROCESSUAL

Sumário: Introdução. Desenvolvimento do tema. Conclusão. Referências.

Introdução

Não são poucas as ocasiões em que, no curso de ação judicial, se verifica a incorporação de uma pessoa jurídica por outra, passando-se a questionar quanto à legitimação da nova empresa, que passa a suceder aquela que originalmente compusera a relação processual original. Seria o caso de extinção do feito pela também extinção da pessoa jurídica original? Muito embora não haja resposta explícita no sistema jurídico, é possível inferir-se, pelo ordenamento, quais os efeitos de eventuais alterações sociais dessa natureza.

Desenvolvimento do tema

A questão trazida a exame situa-se no campo das condições da ação, dizendo respeito, especificamente, à legitimação processual.

Entendemos que esta se ajusta ao julgamento proferido pela Quarta Turma do C. Superior Tribunal de Justiça, aos 25/05/1993, no RESP nº. 14.180/SP, de seguinte ementa:

“CIVIL. COMERCIAL E PROCESSO CIVIL. PERSONALIDADE JURIDICA. CAPACIDADE PARA SER PARTE E ‘LEGITIMATIO AD CAUSAM’. ARTS. 18, CC E 12, VII, CPC. INCORPORAÇÃO. ARQUIVAMENTO NO REGISTRO DO COMÉRCIO. SUCESSÃO PROCESSUAL. RECURSO ACOLHIDO.

I - O legislador de 1973, ao atribuir, no art. 12-VII, CPC, capacidade para ser parte as sociedades sem personalidade jurídica, colimou, embora com desapego ao rigor científico, tornar menos gravosa a situação processual dos que com tais sociedades irregulares litigam, sem, com isso, subverter a ordem legal até então vigente, em particular no que diz com o disposto no art. 18, CC.

II - Enquanto não arquivado no registro próprio o contrato de incorporação, incorporadora e incorporada continuam a ser, em relação a terceiros, pessoas jurídicas distintas, cada qual legitimada para figurar em juízo na defesa de seus interesses.

III - Ajuizada a causa pela incorporada, opera-se automática e naturalmente, a partir do posterior registro do contrato de incorporação, sua sucessão pela incorporadora, independentemente da anuência da parte contrária.

(RESP nº. 14.180/SP; Relator Min. Sálvio de Figueiredo Teixeira; Quarta Turma, 25/05/1993; DJ 28/06/1993, p. 12.895 - destacamos).

Naquele julgamento, o eminente Ministro Relator consignou expressamente que, “com o arquivamento [do contrato de incorporação perante a Junta Comercial] … o que ocorreu… foi tão-somente a automática sucessão da incorporada pela incorporadora no pólo ativo da relação processual, na medida em que para essa sucessão não se exige a anuência da parte contrária” (grifamos).

Essa também a orientação contida no escólio de Athos Carneiro: 

“Se a alienação for a título universal, como quando uma empresa comercial é incorporada, com seu ativo e passivo, por outra empresa, o adquirente – a empresa incorporadora – sucede naturalmente à incorporada, independente de anuência da parte contrária, nas demandas em que a incorporada era parte” (CARNEIRO, 1991, p. 41, nota 35 – grifamos).

A rigor, sói reconhecer que o ordenamento jurídico já fornece tal conclusão, a qual decorre de cotejo à própria lei que regula as Sociedades por Ações (Lei 6.404/76), a teor de seu artigo 22, verbis:

Art. 227. A incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direito e obrigações” (destacamos).

Nessa linha, operando-se a incorporação e transferência de todos os ativos e passivos de uma pessoa jurídica para outra, tem-se que, tanto no campo jurídico como material, a primeira empresa, incorporada, deixou de existir, ao passo que a segunda assumiu-lhe a plena administração, com todas as obrigações e direitos em relação a terceiros.

E, desse momento em diante, quem passa a deter a legitimidade ad processum é a pessoa jurídica incorporadora, o que se dará, é palmar, ainda que da incorporação resulte alteração de razão social, o que em nada afetará tal conclusão.

A resposta também pode ser extraída de analogia ao artigo 43 do CPC, de seguinte teor:

Art. 43. Ocorrendo a morte de qualquer das partes, dar-se-á a substituição pelo seu espólio ou pelos seus sucessores, observado o disposto no art. 265” (destacamos).

Com efeito, já se equiparou a morte da parte à extinção da pessoa jurídica (RT 630/102) e à fusão de empresas (RT 671/125). E em referência ao dispositivo transcrito, Theotonio Negrão traz à colação a seguinte jurisprudência:

“‘A empresa incorporadora sucede a incorporada em todos os seus direitos e obrigações, de modo que a indenização por esta devida em processo já em fase de execução constitui obrigação a ser satisfeita pela incorporadora’ (RSTJ 75/159)” (NEGRÃO, 2004, p. 159/160 – destacamos).

Conclusão

Conclui-se, à luz do exposto, que, como decorrência da lei e da jurisprudência pátrias, nas hipóteses em que se verifique eventual incorporação de uma pessoa jurídica por outra, resultando na extinção de empresa que outrora figurasse como parte em ação judicial, é a nova pessoa jurídica que passará a deter, desde o registro do ato de alteração societária, a legitimidade ad processum.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Referências

CARNEIRO, Athos. Intervenção de Terceiros, Saraiva, 5ª ed., 1991.

NEGRÃO, Theotonio. Código de Processo Civil e legislação processual em vigor, 36ª ed., São Paulo: Saraiva, 2004.

STJ. “CIVIL. COMERCIAL E PROCESSO CIVIL. PERSONALIDADE JURIDICA. CAPACIDADE PARA SER PARTE E ‘LEGITIMATIO AD CAUSAM’. ARTS. 18, CC E 12, VII, CPC. INCORPORAÇÃO. ARQUIVAMENTO NO REGISTRO DO COMÉRCIO. SUCESSÃO PROCESSUAL. RECURSO ACOLHIDO”. RESP nº. 14.180/SP; Relator Min. Sálvio de Figueiredo Teixeira; Quarta Turma, 25/05/1993; DJ 28/06/1993, p. 12.895.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Felipe Tojeiro

Procurador Federal, especialista em Direito Processual pela Escola Paulista da Magistratura (EPM), e em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB), MBA em Direito da Regulação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos