Petição inicial

09/01/2015 às 23:59
Leia nesta página:

O que é "petição inicial" e quem deve assiná-la?

Petição inicial é o documento que dá início a um processo judicial. O Dicionário Compacto Jurídico (2006) esclarece que se trata de uma peça escrita, “na qual o autor formula um pedido, expondo os fatos e sua fundamentação legal contra o réu”.

Maria Helena Diniz (Saraiva, 2010), conceitua a petição inicial como um “ato declaratório e introdutório do processo pelo qual alguém exerce seu direito de ação, formulando sua pretensão, pretendendo a sua satisfação pela decisão judicial, uma vez que determina o conteúdo daquela decisão”.

         Os requisitos mínimos formais da petição inicial estão previstos no art. 282 do Código de Processo Civil, podendo haver outras exigências em outras leis, de acordo com o caso. De modo que a ausência de um dos requisitos pode levar ao indeferimento da petição inicial ou ensejar a necessidade de emenda.

         É necessário colocar o nome da ação? Apesar de ser comum conter, no início da petição inicial, o nome da ação (ex.: ação de obrigação de fazer; ação rescisória) não se trata de uma exigência legal, sendo, portanto, prescindível.

         Quem pode assinar a petição inicial? Em regra, quem possui a chamada “capacidade postulatória” é o advogado, defensor público ou membro do Ministério Público, o que, conforme explica José Jorge Tannus Neto (Jus Navigandi, 2013), “conduz à obrigatoriedade de acompanhamento do instrumento de mandato, e dos atos constitutivos em se tratando de pessoa jurídica”. No entanto, a lei prevê exceções a essa regra, ou seja, casos em que o leigo pode assinar sua petição inicial, como em caso de habeas corpus, art. 2º da lei 5.478/68, art. 36 do CPC.

         É mais aconselhado que, mesmo nos casos excepcionais previstos em lei, a peça seja elaborada por um dos profissionais acima elencados, que são técnicos na área jurídica, e conseguem vislumbrar a melhor forma de apresentar os fatos e fundamentos jurídicos para cada caso.

Sobre o tema merece destaque a observação de José Jorge Tannus Neto (Jus Navigandi, 2013): “é, infelizmente, bastante comum a utilização de modelos extraídos da rede mundial de computadores, desprovida de análise comparativa e criteriosa a respeito da afinidade ou não dos aspectos fáticos e jurídicos que envolvem as situações tidas, levianamente, por idênticas.”


Texto elaborado por Bruna Ibiapina

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Jus.com.br

O site com tudo de Direito e Justiça.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos