A natureza jurídica do Ministério Público

Exibindo página 2 de 2
14/01/2015 às 22:35
Leia nesta página:

[1] Neste trabalho, Ministério Público é expressão equivalente a MP, Instituição Ministerial, ‘Parquet’ e ‘Magistratura de Pé’.

[2] Segundo textos descobertos em escavações do Egito, tal funcionário era a língua e os olhos do Rei; castigava os rebeldes, reprimia os violentos, protegia os cidadãos pacíficos; acolhia os pedidos do homem justo e verdadeiro, perseguindo o malvado mentiroso; era o marido da viúva e o pai do órfão; fazia ouvir as palavras da acusação, indicando as disposições legais que se aplicavam ao caso; tomava parte das instruções para descobrir a verdade. (VELLANI apud MAZZILLI, 1991, p. 1 e 2).

[3] Código de Processo Criminal do Império de 1832.

[4] Sem, contudo, dedicar-lhe título autônomo, considerando-o como órgão de cooperação nas funções governamentais.

[5] Em que pese a nomeação de seus membros ser feita de forma discricionária pelo Presidente da República.

[6] Estrutura organizacional contida na Lei Maior de 1946.

[7] A expressão ‘Promotor de acusação’ ainda é difundida na linguagem social, visto que o profissional, membro da instituição ministerial, é denominado “Promotor de Justiça’. Este é livre para fazer justiça, e não está vinculado ao pedido de condenação do suposto réu, podendo, inclusive, requerer o arquivamento dos autos (investigatórios ou processuais) diante elementos que demonstrem a descriminalização de sua conduta.

[8] Defensor da sociedade.

[9] Defensor do Direito.

[10] Órgão Agente; demandista.

[11] Fiscal da lei.

[12] Minas Gerais. Ministério Público. Procuradoria-Geral de Justiça. Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional. Manual de Atuação Funcional do Ministério Público do Estado de

Minas Gerais / Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional. Belo Horizonte: CEAF, 2008, p. 68/69.

[13] Etimologia latina - naturae.

[14] Estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das ciências já constituídas; teoria da ciência; teoria do conhecimento. Busca tratar um problema nascido de um pressuposto filosófico específico (ABBAGNANO, 2000, p. 183).

[15] Doutrina estabelecida. O conhecimento do sujeito sobre o objeto já é pré-estabelecido (MESSEN, 2000, P. 29).

[16] Mediação entre o racionalismo e o empirismo. Considera tanto a experiência quanto o pensamento como fontes do conhecimento (MESSEN, 2000, P. 62).

[17] Relativo ao direito; conforme os princípios do direito (FERREIRA, 2004, p. 410).

[18] Um claro e simples exemplo deste fenômeno é a clássica divisão entre Direito Público e Direito Privado, ensejando fundamentos para se identificar em que se consiste determinados institutos jurídicos. O Direito Constitucional, p. ex., insere-se no ramo do Direito Público. Esta conceituação traduz, genericamente, sua base epistemológica, portanto, qual seja sua natureza jurídica.

[19] Aqui em sentido de coisa instituída.

[20] Ou por um grupo social. Não cabe discutir a amplitude que esta instituição deva abranger.

[21] Excluído o conceito filosófico.

[22] Conceito Sociológico: habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, mesmo se estes resistirem de alguma maneira. Conceito Político: capacidade de impor algo sem alternativa para a desobediência; o poder político, quando reconhecido como legítimo e sancionado como executor da ordem estabelecida, coincide com a autoridade.

[23] Essa divisão clássica está consolidada atualmente pelo artigo 16 da Declaração Francesa dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789) e é prevista no artigo 2º na nossa Constituição Federal de 1988.

[24] Controle político-administrativo e financeiro-orçamentário.

[25] No sistema presidencialista (nosso modelo de sistema de governo estabelecido pela Constituição Federal de 1988), a figura de Chefe de Estado se mistura com a de Chefe de Governo, em se tratando da Função Executiva Federal.

[26] Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 - Capitulação separada dos três ‘poderes’:                                                                                                                                                                                                                                                            Título IV (Da Organização dos Poderes)

  • Capítulo I (Do Poder Legislativo)
  • Capítulo II (Do Poder Executivo)
  • Capítulo III (Do Poder Judiciário)
  • Capítulo IV (Das Funções Essenciais à Justiça)
    • Seção I (Do Ministério Público)

[27] RTJ 147/129-30

[28] A decantada tripartição de poderes estabelecida por Montesquieu, com independência e igualdade de garantias entre eles, visava apenas a um objetivo: assegurar o Estado de Direito, através da existência de um poder sempre capaz de frear  os outros. Com isto, Montesquieu preleciona a máxima outrora dita: ‘para que se não possa abusar do poder, urge que o poder detenha o poder’. Faz-se necessário que os poderes cedidos ao Estado estejam dispostos de tal forma que mutuamente se travem (checks and balances). É nesta evolução que Montesquieu distingue três poderes dentro do Estado: Legislativo, Executivo e Judiciário, sustentando que estes poderes devem ser independentes uns dos outros e confiados a pessoas diferentes.

Referências Bibliográficas

DONIZETTI,  Elpídio.  Curso didático de Direito Processual Civil. 8. ed. Rio de Janeiro:  Lumen Juris, 2007.

FILHO,  José dos Santos Carvalho.  Manual de Direito Administrativo. 19. ed. Rio de Janeiro:  Lumen Juris, 2008.

FIÚZA,  César. Direito Civil: Curso Completo.  9. ed. Belo Horizonte:  Del Rey,  2006.

MACHADO,  Antônio Cláudio de Costa.  A intervenção do Ministério Público no processo civil brasileiro. São Paulo:  Saraiva, 1989.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

MAZZILLI,  Hugo Nigro.  Introdução ao Ministério Público.  São Paulo:  Saraiva, 1997.

MAZZILLI,  Hugo Nigro.  Manual do Promotor de Justiça. 2. ed. São Paulo:  Saraiva, 1991.

MAZZILLI,  Hugo Nigro.  O acesso à Justiça e o Ministério Público. 5. ed. São Paulo:  Saraiva, 2007.

MORAES,  Alexandre de. Direito Constitucional.  14. ed. São Paulo:  Atlas,  2003.

NADER,  Paulo.  Introdução ao estudo de Direito. 25. ed. Rio de Janeiro:  Forense, 2005.

REALE,  Miguel.  Filosofia do Direito. 20. ed. São Paulo:  Saraiva, 2002.

SANTANA,  Edilson. Instituição do Ministério Público. 2 .ed.  Leme:  J.H. Mizuno,  2008.

SILVA,  José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo.  28. ed. São Paulo:  Malheiros,  2007.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Bernardo Ladeira

Advogado, escritor e músico de São João del Rei, Minas Gerais.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos