Ensaio sobre comentários ao Estatuto da Juventude

20/02/2015 às 14:21
Leia nesta página:

Busca incentivar o estudo a respeito do Estatuto da Juventude, divulgar publicação bibliográfica, conclamar o Governo a regulamentar a lei e implementar as políticas públicas.

A Lei 12.852/13, que instituiu o Estatuto da Juventude (EJUVE), entrou em vigor em 02.02.2014, após o período de vacatio legis de 180 dias de sua publicação, ocorrida no Diário Oficial da União (DOU) de 06.08.2013.
Note-se que já se tem um ano de vigência do EJUVE.
Embora tenha o objetivo de atender ao comando do § 8º incisos I e II do art. 227 da Constituição Federal (CF), acrescidos pela Emenda Constitucional (EC) nº 65/2010, que determinava a instituição do EJUVE para regular os direitos dos jovens e implementação de políticas públicas, o Projeto de Lei 4.529 do EJUVE é de 2004, ou seja, bem anterior à EC 65/10, ficando por nove anos em tramitação até ser aprovado e transformado em Lei.
A decretação e a sanção presidencial se deram após o veto de alguns dispositivos.
Como se trata de lei nova, as questões interpretativas surgirão na prática, quando os tribunais e os operadores do direito se debruçarem sobre os casos concretos, formando a doutrina e a jurisprudência a respeito do tema.
No entanto, já se pode conclamar alguns comentários a respeito da nova lei (FRAUZINO, Marivaldo Cavalcante. Comentários ao Estatuto da Juventude com notas explicativas e remissivas. 1. ed. — Goiânia: Clube de Autores — Ed. do Autor, 2015). (www.clubedeautores.com.br).
A base do EJUVE é alicerçada em princípios, diretrizes e direitos com reflexos da CF, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), da Lei da Previdência Social, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), do Código Civil (CC), da Lei do Sistema Único de Saúde (SUS), dentre outras normas.
O EJUVE não trata de matéria penal, de inimputabilidade dos menores de 18 anos e nem de medidas socioeducativas previstas no ECA.
No EJUVE são previstos os seguintes direitos: a) à cidadania, à participação social e política, e à representação juvenil; b) à educação; c) à profissionalização, ao trabalho e à renda; d) à diversidade e à igualdade; e) à saúde; f) à cultura; g) à comunicação e à liberdade de expressão; h) ao desporto e ao lazer; i) ao território e à mobilidade; j) à sustentabilidade e ao meio ambiente; k) à segurança e ao acesso à justiça.
O Estatuto também abrange dois benefícios diretos: a) descontos e gratuidades em transporte interestadual para jovens de baixa renda; b) meia-entrada em eventos culturais e esportivos para estudantes e jovens de baixa renda. 
Além dos benefícios, o EJUVE tem um comando para criação do Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE), que terá a incumbência de organizar, de forma participativa, o planejamento, a implementação, o acompanhamento e a avaliação das ações, planos e programas que constituem as políticas públicas de juventude em todo o País, no entanto, fica condicionado à regulamentação.
Vale destacar, ainda, que os jovens, no Brasil, representam 51 milhões de pessoas (IBGE, censo demográfico 2010), que passam a ocupar novos espaços conquistados com o EJUVE.
 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Marivaldo Cavalcante Frauzino

Advogado em Goiânia-Go desde 1996, graduado pela UCG (PUC/GO). Especialista em Direito Tributário pela UCB. Especialista em Direito Processual Civil pela UFG. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela FACH/GO (UniAnhanguera). Foi nomeado por dois anos Árbitro para Corte de Conciliação e Arbitragem da Comarca de Goiânia-Go - Decreto Judiciário nº 360/98, de 02/04/98. Foi membro de banca examinadora para concurso do magistério superior da Fundação Educacional de Gurupi-TO, em 1999. Foi professor convidado em 2005 da Faculdade Cambury de Goiânia-Go. Aprovado em 2013 em concurso para o cargo de Promotor de Justiça do Estado do Tocantins.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos