O Ser Humano e o Direito de Solidão

Leia nesta página:

O texto se insere justamente no Art. 5º inciso X da Constituição Federal de 1988, que trata do direito a intimidade, explicando que esse direito é o direito de estamos a sós com nossos pensamentos.

A solidão nos remete ao pensamento de estarmos à espera de alguém que não chega, de esperar um telefonema e ver o telefone sempre mudo, enfim, uma sensação cruel de estar sempre sozinho.

De fato, a solidão em algumas ocasiões é algo cruel que dilacera o coração e a alma do ser, principalmente no que se refere aos idosos que são abandonados por parentes nas casas de repouso, as crianças que aguardam por uma adoção, e até mesmo os animais que são abandonados por seus donos e outros que aguardam um lar. Nesse prisma, o abandono é o causador da solidão.

Em outro prisma, temos o direito à solidão, que nada tem a ver com abandono, mas sim com reflexão, em que tal direito encontra amparo no art. 5º inciso X da Constituição Federal de 1988, que trata do direito a intimidade e a vida privada. Senão vejamos: 

“Art. 5º X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”.

A regra constitucional acima citada, tem a finalidade de resguardar o indivíduo de determinadas situações em que possam pôr em risco sua intimidade pessoal, controlando assim a intromissão alheia em assuntos que só dizem respeito aquele indivíduo. Nesse sentido temos: 

Deserto é um lugar onde a solidão aperta, onde a sede aumenta, onde os medos surgem. Deserto é muito mais que uma escola da vida... é arena de guerra, lugar de decisões, momento de escolhas. Deserto é onde a gente senta pra chorar, onde a alma se sente insegura, onde os ventos sopram com uma força tamanha que faz a gente até murmurar. Deserto é lugar de encontro, da gente com Deus, lugar onde descobrimos que ninguém é capaz de nos socorrer, entender, ajudar, curar, proteger, como ele... É nele que reconhecemos os nossos melhores amigos... é nele que aprendemos a viver de fé e pela fé... Quem passa pelo deserto... vence as tempestades de pé... Não tenha medo de passar por ele... é nele que a gente aprende a viver... e é através dele que a gente consegue vencer.  

Nesse sentido, o direito a intimidade além de ser uma norma constitucional prevista no Art. 5º X da CF 88, constitui também um importante direito que podemos chamá-lo de direito de solidão, pois quando exercemos tal direito, é que temos um encontro com nós mesmos, a sós, recolhidos num deserto como bem coloca Cecilia Sfalsin. 

Autor: Gamaliel Barbosa Gonzaga

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Gamaliel Gonzaga- Advocacia e Assessoria Jurídica

*Graduado em Direito pela CESREI em Campina Grande-PB- *Advogado devidamente inscrito na OAB/PB nº 30.594, com atuação em Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito Criminal e Direito Administrativo. *Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral do município de Puxinanã-PB. *Membro da Comissão da Advocacia Criminal da OAB de Campina Grande-PB

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos