A localização da teoria da imputação objetiva na teoria geral do delito

Exibindo página 3 de 3
13/02/2015 às 11:54
Leia nesta página:

6. Conclusão

Conforme o exposto, existe íntima ligação entre a teoria da imputação objetiva e a teoria geral do delito, dada a inter-relação entre a teoria em estudo e os demais elementos componentes da estrutura típica. Como visto, a sistematização da teoria ainda pende de divergências doutrinárias, sendo incontroverso porém, que sua análise está adstrita ao fato típico.

Fato é, que a teoria da imputação objetiva surge com a principal finalidade de corrigir os dogmas do nexo de causalidade, que pela teoria da equivalência dos antecedentes causais apresenta-se muito amplo, podendo mesmo ocasionar situações de injustiça, dado sua possibilidade de regressus ad infinitum. Ressalvou-se porém, que a teoria da imputação objetiva não dispensa a aferição do clássico nexo de causalidade segundo as bases causalistas, o que demonstra que não tem a teoria o desiderato de substituir a conditio sine qua non, mas sim de complementá-la.

No que diz respeito à sua localização na teoria geral do delito, insta observar que a teoria da imputação objetiva trabalha com mais elementos integrantes do fato típico que não apenas o nexo de causalidade. Através dela (imputação objetiva), desvalora-se a conduta (imputação objetiva da conduta) e posteriormente o resultado (imputação objetiva do resultado). Somente após, é que se passa à aferição do dolo e da culpa.

Em outras palavras, para o cumprimento da finalidade que ensejou sua criação, a teoria da imputação objetiva trabalha com a conduta, nexo causal e também com o resultado, ou seja, seus critérios são aplicados em todos os elementos do fato típico.

Justamente por esta razão, é que merecem destaque as lições expostas por Luiz Flávio Gomes, que situa a teoria em tela no interior da tipicidade material.

Razão assiste ao autor, visto que a aplicação da teoria da imputação objetiva no ordenamento brasileiro não importa o sacrifício da clássica tipicidade, que como sabido, não analisa apenas o aspecto material, mas também o formal, consistente na subsunção do fato à letra da lei, o que representa um corolário do princípio nullum crimen sine lege[16].

Portanto, tendo em conta o entendimento esposado pela teoria constitucionalista do delito, tem-se que a imputação objetiva situa-se no interior da tipicidade penal, que após sua reestruturação, passa a subdivide-se em formal e material ou normativa.

A tipicidade material de sua vez, exige, para sua configuração, que o resultado lesivo ao bem jurídico tutelado seja decorrência direta do risco proibido criado ou incrementado pelo agente, análise a ser feita segundo os critérios de não imputação desenvolvidos por Roxin, expostos alhures.

Como se vê, a posição encampada pela teoria constitucionalista do delito não dispensa a tipicidade formal como elemento integrante da tipicidade penal, o que revela o prestígio ao princípio da reserva legal positivado no art. 5º, XXXIX, da Constituição Federal de 1988, e no art. 1º do Código Penal.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Senado Federal. Projeto de lei nº 236, de 09 de julho de 2012. Reforma do Código Penal Brasileiro. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/atividade>. Acesso em: 13 mai.2014.

CAPEZ, Fernando. Curso de direito penal, volume 1, parte geral. 16ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

GOMES, Luiz Flávio; MOLINA, Antonio Garcia-Pablos. Direito penal parte geral. 2ª ed. São Paulo: Revista dos tribunais, 2009.

GOMES, Luis Flávio. Crime culposo e teoria da imputação objetiva. Disponível em: <http://ww3.lfg.com.br/public_html/article.phpstory=20041008100448382&mode=print>. Acesso em: 05 fev. 2014.

GRECO, Rogério. Curso de direito penal parte geral. 13ª ed. Niterói: Impetus, 2011.

JESUS, Damásio Evangelista. Direito penal parte geral. 31ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

MINAS GERAIS. Apelação crime nº 356.212. Relator: Juiz Antônio Armando dos Santos. 2ª Câmara Criminal. Julgado em 14 de maio de 2002. Disponível em: http://www.tjmg.jus.br. Acesso em: 05 fev.2014.

PRADO, Luis Regis. Curso de direito penal brasileiro. 7ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

TAVARES, Juarez. Teoria do Injusto Penal. 3ª ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2003.

WIKIPEDIA. Incêndio na Boate Kiss. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Inc%C3%AAndio_na_boate_Kiss> acessado em 05 out. 2014.


Notas:

[1] Sobre a aplicação da teoria da imputação objetiva apenas nos crimes materiais ou em todas as espécies de crimes, surgiram duas correntes, uma restritiva, defendida por Roxin, e uma ampliativa, majoritariamente aceita pela doutrina, e que advoga sua aplicação a todo e qualquer crime, material, formal ou de mera conduta, comissivo ou omissivo, doloso ou culposo. Esta última é a posição de Damásio Evangelista de Jesus. É também o entendimento de Luiz Flávio Gomes e Antonio Molina.

[2] Em sentido oposto, discordando que o art. 13, § 2º, CP contempla uma regra de imputação objetiva, Vide PRADO, Luiz Regis. Curso de direito penal brasileiro. Volume 1. Parte geral. 7ª Ed. Revista e ampliada. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007, p. 314. No entender do autor, nos casos de causa superveniente relativamente independente que por si só produza o resultado, há causação, mas o resultado não pode ser imputado ao agente porque não há imputação objetiva. Mas isso não se deve, continua, à aplicação do critério da criação ou incremento de risco proibido, mas sim ante a ausência de dolo.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

[3] Para alguns autores, porém, a paternidade da teoria da conditio sine qua non deve-se a Julius Glaser. Por todos vide TAVARES, Juarez. Teoria do Injusto Penal. 3ª ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2003, p. 257.

[4] Tomando de empréstimo o estudo histórico desenvolvido por Prado (2007, p. 316) sobre as teorias que procuraram corrigir a amplitude do nexo de causalidade conferida pela equivalência dos antecedentes causais, podem ser citadas ainda as seguintes teorias e seus respectivos precursores: teoria da imputação objetiva do resultado (Mezger); teoria da qualidade do efeito ou da causa eficiente (Kohler); teoria da condição mais eficaz ou ativa (Birkmeyer, Stoppato); teoria do equilíbrio ou da preponderância (Binding); teoria da causa próxima ou última (Ortmann); teoria da causalidade jurídica (Mosca, Maggiore); teoria da causa humana (Antolisei); e teoria da tipicidade condicional (Ranieri).

[5] Art. 13. O resultado, de que depende a existência do crime, somente é imputável a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido.

[6] Pelo critério hipotético de eliminação tudo que concorre para o resultado é causa dele, sendo decisivo que sem essa condição o resultado não pudesse ocorrer como ocorreu.

[7] Damásio profetiza que a teoria da imputação objetiva pretende, no futuro, substituir a doutrina da causalidade material, mas que no momento, é apenas seu complemento. JESUS, Damásio Evangelista. Direito penal parte geral. 31ª ed. São Paulo: Saraiva. 2010, p. 322.

[8] Crime culposo e teoria da imputação objetiva. Disponível em: <http//ww3.lfg.com.br/public_html/article/php?story=2004100810004...>. Acesso em: 5 fev. 2014.

[9] Por todos vide JESUS, Damásio Evangelista. Direito penal parte geral. 31ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010, p.94.

[10] Imputabilidade enquanto elemento integrante da culpabilidade, cumpre esclarecer, refere-se à capacidade de entender e de querer do agente, ou de determinar-se de acordo com este entendimento, segundo a teoria bio-psicológica adotada no art. 26 do Código Penal.

[11] As teorias funcionalistas do delito, ao contrário das tradicionais teorias que buscam sistematizar os principais elementos que compõem a estrutura delitiva, preocupa-se em investigar qual é a função primordial do Direito Penal, reformulando a teoria do delito com base em critérios político-criminais. Atribui-se a Roxin o denominado funcionalismo moderado, pelo qual o Direito Penal tem por principal missão a proteção de bens jurídicos, o que deve ser feito observando-se princípios básicos de intervenção mínima, tais como os princípios da fragmentariedade, lesividade ou ofensividade e ultima ratio. Noutro bordo, atribui-se à Gunther Jackobs o denominado funcionalismo radical. Entende o autor, que o Direito Penal existe não propriamente para tutelar bens jurídicos, mas para a proteção da norma jurídica.

[12] Apud GRECO, 2011, p. 332.

[13] PRADO, 2007, p. 333.

[14] WIKIPEDIA. Incêndio na Boate Kiss. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Inc%C3%AAndio_na_boate_Kiss> acessado em 05 out. 2014.

[15] É preciso que se tenha em consideração, que a teoria em estudo está em constante modificação pois que, “não é ainda definitiva” (DAMÁSIO, 2010, p. 322).

[16] Cumpre ressaltar neste ponto, a existência da teoria da tipicidade conglobante, criada por Raúl Zaffaroni. Por tal concepção, a tipicidade penal é o gênero, que comporta como espécies a tipicidade formal e a conglobante. Esta última, de sua vez, é subdividida em tipicidade material e antinormativa.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Fernando Costa Martins

Pesquisador da Ciência Jurídica. Advogado.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos