Inteligência emocional = Amadurecimento

01/03/2015 às 21:13
Leia nesta página:

Inteligência emocional = Amadurecimento

Muito se fala em inteligência emocional, em querer profissionais que aguentem a pressão, em buscar pessoas que possam ser moldadas conforme o negócio e por aí a fora.

Sempre queremos que os outros mudem, que os outros se adaptem, que os outros sejam aquilo que nós não queremos ser e fazer.

Difícil de aceitar, mas uma realidade clara e existente no mercado: Queremos inteligência emocional e não observamos o básico do colaborador – como ele está amadurecendo como pessoa.

Queremos que ele seja mais profissional, mas percebemos que ele não dá a mínima pra família, nem para datas, nem pra nada. Como ele vai ser melhor profissionalmente se como pessoa ele não quer crescer?

Alguns dirão que trabalho não é lugar disto, que deveria ser ensinado em casa – o que posso concordar – contudo, se a pessoa não aprendeu enquanto ficava em casa, terá que aprender agora, no local de trabalho, que é o local onde ela passa a maior parte do tempo da sua vida.

Professores reclamam que os pais deixam que as escolas eduquem seus filhos, onde eles deveriam apenas aprender e serem educados pelos pais, enquanto no mercado de trabalho temos a mesma realidade, posto que responsabilidade, comprometimento, dedicação são valores do berço e não que o trabalho impõe.

Neste diapasão, amadurecer torna-se imperioso.

Para auxiliar a reflexão neste sentido, deixo algumas dicas de Josie Conti:

Amadurecer envolve:

Enfrentar o assunto mal resolvido: evitá-lo é como alimentar uma bola de neve e fazê-la girar ganhando cada vez mais proporções ao longo do tempo. Um dia, em um passo em falso, haverá um esmagamento.

Não se envergonhar: ter tido uma infância pobre nunca foi e nem será vergonha para ninguém. Continuar pobre, muito menos. Há um documentário chamado “Hiato”, em que pessoas de uma comunidade carente resolvem dar “um rolezinho” no shopping” . Durante o “passeio” muitas das pessoas que os trataram com preconceito e enviaram os olhares de maior desprezo eram também pobres, mas que trabalhavam em um ambiente luxuoso, como as funcionárias e funcionários das lojas.

Resignificações de uma mesma realidade: dar novos significados a histórias antigas. Não esquecê-las, mas encontrar maneiras diferentes de olhar para o passado.

Ser empático: colocar-se no lugar do outro, perceber, reconhecer e até sentir a sua dor.

Sofrer: que me perdoem os viciados em felicidades, mas sofrimento é fundamental. Parece piada, mas muitas vezes é só na perda que descobrimos que nossas verdades não eram realidades e sim mundos de fantasias que foram criados, mas que um dia precisam ser extintos. Também é frente a perda que entendemos o valor do momento presente e da necessidade da felicidade no hoje. Criar um filho lhe privando do sofrimento, por exemplo, será como confeccionar um cristal e depois colocá-lo em exposição ao lado de britadeiras.

Ser frágil não costuma ser uma opção viável para pessoas que querem viver.

Escolha: Há sim doenças incapacitantes e paralisantes, mas também há a possibilidade de procurar ajuda. Convido-os para uma autoanálise e reflexão sobre seus assuntos maus resolvidos, sobre suas dores, sobre suas realidades fantasiosas, sobre suas 30 bolsas ou seus 100 pares de sapato. Convido-os a uma reflexão sobre as pessoas com quem você não conversa, sobre as mágoas e feridas não cicatrizadas. Arrogância, avareza, mágoa e rancor (entre tantas outras chagas que trazemos por dentro) não precisam ser a única opção.

Aceitar ajuda: seja de quem se ama, seja de profissionais especializados. Se você continuar como está, como será o seu futuro? Como será o futuro de seus filhos que têm em você um espelho de comportamento?

Continuar: Pausas e pequenos tempos são aceitos e necessários, mas é preciso continuar.  Só assim, um dia, poderá restar em você, apenas as partes boas da criança já crescida.

Fonte: http://www.contioutra.com/tortura-psicologica-que-nos-acompanha-pela-vida/

E a pergunta que não quer calar: Como anda o seu processo de amadurecimento?

É um processo que inicia unicelular e termina – segundo alguns não termina – no final do último suspiro. O intervalo deste processo é o que chamamos de vida.

Então, para realmente viver, amadurecer faz parte. E fugir disto é deixar de evoluir que numa decorrência lógica, é deixar de viver.

#Capiche?

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados LGPD. Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? [email protected] Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos