O princípio da co-culpabilidade no Direito Penal brasileiro

13/03/2015 às 18:37
Leia nesta página:

Este artigo visa mostrar a existência e a aplicação do princípio em tela no ordenamento jurídico penal. Este instituto, embora sofra resistência em sua aplicabilidade, é de fundamental importância para uma razoável reprimenda penal.

1. Propedêutica

A co-culpabilidade não está expressamente prevista na legislação penal brasileira, apesar de ser um princípio constitucional implícito na Constituição Federal. No entanto, “há uma sensibilidade por parte da doutrina e jurisprudência para que haja a sua positivação” (GRECO, 2010, p.83).

2. Previsão doutrinária

A co-culpabilidade tem previsão expressa no anteprojeto de lei que visa à reforma da Parte Geral do Código Penal Brasileiro” (MOURA, 2006, p.89). O anteprojeto optou pela inserção da co-culpabilidade no artigo do  Código Penal  que prevê as hipoteses de circunstância judicial.           

Portanto, a previsão do princípio da co-culpabilidade no Código Penal brasileiro, não só é uma necessidade como também uma esperança possível, já que o legislador infraconstitucional estará promovendo a concretização de um princípio constitucional implícito.

Em igual turno, a doutrina tem admitido a aplicação do princípio da co-culpabilidade com base no artigo 66 do Código Penal que se refere às atenuantes inominadas (GRECO, 2010). Esse artigo permite que o juiz, ao aplicar a pena, atenda as peculiaridades do caso concreto. Por fim, Raúl Eugenio Zaffaroni corrobora com esse entendimento ao afirmar que a co-culpabilidade “faz parte da ordem jurídica de todo o Estado Social de Direito, que reconhece direitos econômicos e sociais e, portanto, tem cabimento no Código Penal mediante a disposição genérica do artigo 66” (ZAFFARONI, 2003, p.613).

3. Previsão Jurisprudencial

A jurisprudência também tem reconhecido a existência do princípio da co-culpabilidade, embora tesemuito controvertida, sob o fundamento de ausência de previsão legal e de insuficiencia probatória. Vejamos alguns exemplos:

APELAÇÃO CRIMINAL - FURTO SIMPLES - AUTORIA E MATERIALIDADE COMPROVADAS - CONFISSÃO EXTRAJUDICIAL COMPROVADA POR OUTROS ELEMENTOS DE PROVA - VALIDADE - PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA - NÃO CABIMENTO NO CASO CONCRETO - RECONHECIMENTO DA CO-CULPABILIDADE- IMPOSSIBILIDADE - CONDENAÇÃO MANTIDA - SUBSTITUIÇÃO DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE POR RESTRITIVA DE DIREITO - POSSIBILIDADE - RECURSO PROVIDO EM PARTE.
III - A co-culpabilidade é impossível de ser reconhecida quando inexistem elementos probantes da forçada e extremada pobreza do acusado, imposta pela sociedade injusta que lhe sonegou oportunidades sociais, econômicas e políticas de ser um cidadão livre para obedecer ao Direito. Relator: Des. Eduardo Brum, data da publicação 29.05.2013, numero 1.0024.06.119289-2\001(grifo nosso)

 

APELAÇÃO – FURTO – PROVAS SUFICIENTES DA AUTORIA E MATERIALIDADE – CONDENAÇÃO MANTIDA – INVOCAÇÃO DO PRINCÍPIO DA CO-CULPABILIDADE – NÃO APLICABILIDADE DE PENA EXACERBADA – DIMINUIÇÃO DA PENA BASE – AUMENTO MÁXIMO DE 1/6 SOBRE A PENA BASE. É de se reconhecer as circunstâncias atenuantes inominadas, descrita no artigo 66 do Código Penal, quando comprovado o perfil social do acusado, desempregado, miserável, sem oportunidade de vida, devendo o Estado, na esteira da co-culpabilidade citada por Zaffaroni, espelhar a sua responsabilidade pela desigualdade social, fonte inegável dos delitos patrimoniais, no juízo de censura penal imposto ao réu. Tal circunstância pode e deve, também, atuar como instrumento da proporcionalidade na punição, imposição do Estado Democrático de Direito. (TJMG, 1ª Turma Criminal, Rel. ALEXANDRE VICTOR DE CARVALHO, julgamento em 27/03/2007).

                                                                                       

Essas decisões, demonstram a coragem e a perspicácia dos julgadores, atentos aos aspectos econômico-sociais que cercam a ação delitiva. É fato que com a positivação deste principio  uma grande evolução ocorrerá no Direito Penal brasileiro.

4. Previsão no processo

O Direito material tem estreita ligação com o direito processual. “É tão-somente por meio do processo penal e constitucional que se pode dar aplicação prática ao Direito Penal, pois são os únicos instrumentos de execução para os casos concretos” (FILHO, 1998, p.15)..

Trata-se do princípio da instrumentalidade do processo, o qual preceitua a relação direta do processo com o direito material que visa proteger. Todavia, o fato de ser um instrumento do direito material, não retira sua importância, haja vista que é por meio dele que podemos dar aplicabilidade e efetividade ao princípio da co-culpabilidade, mormente naqueles casos em que o referido princípio foi desrespeitado (MOURA, 2006). Logo, sem processo, não há que se falar em exercicio de direitos.

Sendo assim, a co-culpabilidade, decorrente da Constituição Federal de 1988, pode ser concretizada por meio do processo constitucional, na esteira da jurisdição constitucional da liberdade, a qual se perfaz com a garantia e o exercício das ações constitucionalmente consagradas, como o habes data, o mandado de segurança, a ação civil pública e, em especial, o habes corpus (BARACHO, 1984).

O Habes corpus trata-se de uma ação constitucional que nos leva a uma jurisdição constitucional da liberdade diante da violência ou coação ilegal do direito de ir, vir, permanecer e ficar dos cidadãos. Ou seja, é um instrumento célere e eficaz contra os abusos praticados pelo Estado no exercício do direito de punir

Diante do exposto, é forçoso concluir que a co-culpabilidade atua exatamente na reprovação penal da conduta praticada  pelo o agente. Por conseguinte, a pena fixada na sentença condenatória levará em conta esse fator. Logo, se o Magistrado não reconhece a co-culpabilidade presente no caso sub judice, a reprovação será maior, o que gerará uma pena maior do que a que realmente deveria ser aplicada, dando ensejo a coação ilegal (MOURA, 2006).

Por derradeiro, insta obtemperar que, não só o processo constitucional pode efetivar a aplicação do princípio da co-culpabilidade, mas também o processo penal é meio para atingir tal desiderato principalmente no que diz respeito à prova das condições socioeconômicas do agente quando de seu interrogatorio.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

5. Possibilidade de Inserção no Código Penal

Várias são as hipóteses de positivação do princípio da co-culpabilidade na legislação penal brasileira. A primeira seria sua inserção no artigo 59 do Código Penal como circunstância judicial que incidiria na primeira fase de aplicação da pena. No entanto, tal proposta torna inócuo o reconhecimento de tal princípio se a pena base for fixada no mínimo legal, pois é cediço que as circunstâncias judiciais não podem trazer a pena aquém do mínimo legal (MOURA, 2006).

A segunda hipótese seria sua positivação no artigo 65 do Código Penal, que trata das atenuantes genéricas, o que poderia ser feito com a inserção de mais uma alínea no inciso III do referido artigo.

Porém, a despeito do que preceitua Grégore Moura, mesmo o legislador  fazendo a opção ora mencionada, ainda assim, não poderia trazer a pena aquém do mínimo legal.

A terceira hipótese, a mais ousada delas, consistiria em acrescentar um parágrafo no artigo 29 do Código Penal, cujo o teor seria: “se o agente estiver submetido a precárias condições culturais, econômicas, sociais, num estado de hipossuficiência e miserabilidade sua pena será diminuída de um terço a dois terços” (MOURA, 2006, p.95). Juarez Cirino dos Santos acrescenta que para que haja a aplicação desse novo parágrafo, as condições acima elencadas devem ter influenciado o agente na prática do delito e sejam compatíveis com o crime cometido (SANTOS, 2004).

Assim, quanto pior as condições elencadas no supracitado parágrafo, maior seria a redução da pena. Portanto, “trata-se da melhor hipótese, pois é a mais consentânea com o Direito Penal democrático e liberal, na esteira do garantismo penal, uma vez que permite maior individualização da pena aplicada” (MOURA, 2006, p.95).

Por fim, Rogério Greco (2010) aponta para mais uma hipótese de aplicação da co-culpabilidade na legislação penal brasileira, o qual seria uma forma de exclusão da culpabilidade.

O princípio da co-culpabilidade seria positivado  como uma causa de exclusão da culpabilidade, visto que o estado social de miserabilidade e de vulnerabilidade do cidadão é tão caótico, proeminente e elevado, que sobre o agente não incidiria qualquer social e penal, já que seu comportamento, além de ser esperado pelos seus co-cidadãos, é consequência exclusiva da inadimplência do Estado (GRECO, 2010, p.469-470).

Portanto, a aplicação do principio da co-culpabilidade deve estar atrelado ao estado de miserabilidade do agente  como causa determinante do crime.

6  A co-culpabilidade e o critério seletista do Direito Penal

 

“O sistema penal abarca não só a dogmática jurídico-penal, mas também a criminologia e a política criminal, portanto engloba aspectos políticos, sociológicos e filosóficos” (GRECO, 2010, p.32).

Com efeito, o sistema penal deve ser analisado como instrumento de controle social que reflete os valores vigentes em determinada sociedade, e também modifica esses valores ao longo do tempo. Tais valores, porém, são escolhidos e determinados pela classe dominante, fazendo do sistema penal um produto ideológico da classe privilegiada em determinado momento histórico (MOURA, 2006).

O direito é sempre expressão do poder da classe dominante, que impõe seus valores do bem e do mal às classes dominadas.

7- A co-culpabilidade e o direito penal mínimo

Os movimentos político-criminais exercem influência na legislação penal. Assim há dois grandes grupos: os que adotam um Direito Penal Mínimo e aqueles que defendem um Direito Penal Máximo.

Os que defendem o Direito Penal Mínimo buscam a observação de todos os princípios e garantias penais, além de pregarem o uso subsidiário do Direito penal, isto é, o Direito penal como “ultima ratio”. “O Direito Penal deve interferir apenas nas condutas realmente graves e que afetam sobremaneira a convivência social” (MOURA, 2006, p.110). Em sentido oposto, os que defendem o Direito Penal Máximo, propõem o uso do Direito Penal para a solução de todos os problemas sociais, inclusive econômicos, gerando uma inflação legislativa.

A positivação da co-culpabilidade atenuará ou diminuirá a pena do cidadão. “Com efeito, teremos maior possibilidade na concessão de benefícios legais como o sursis, o livramento condicional, a suspensão condicional do processo, dentre outros” (GRECO, 2010, p.79).

Ademais, o reconhecimento da co-culpabilidade impede a intervenção penal nos  casos extremos de exclusão social, ou desconhecimento da lei e até mesmo ao  desconhececimento da ilicitude do fato (MOURA, 2006).

Assim, não resta dúvida de que o reconhecimento da responsabilidade estatal no cometimento de determinados delitos causará uma diminuição da aplicação do Direito Penal e consequentenmente  a minimização do poder punitivo. Contudo,  ao contrário do que vem ocorrendo nos dias atuais, com o apoio midiático e o movimento de Lei e Ordem, que ignoram os fundamentos da aplicação da co-culpabilidade mais distante ainda estará sua conscientização.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Flávia Soares

Advogada. Pós graduada em Direito Penal pela Universidade Anhanguera. Mestranda em Direito Penal na Universidade de São Paulo- USP.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos