O art. 10 do Novo Código de Processo Civil: o contraditório como influência e não surpresa

Leia nesta página:

Analise sob a ótica do processo constitucional, o art. 10º do Novo Código de Processo Civil, como efetivação contraditório como influência e não surpresa através do policentrismo processual e de um sistema comparticipativo e cooperativo.

Palavras-chaves: contraditório, influência, art. 10 do novo CPC.

I - INTRODUÇÃO

O presente artigo se propõe a analisar de forma breve sob a ótica do Processo constitucional, o art. 10º do Novo Código de Processo Civil, como premissa geral interpretativa dos demais artigos do código. Para tanto, será destacada a importância do contraditório como influência e não surpresa através do policentrismo processual e de um sistema comparticipativo e cooperativo.

I - DO PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO COMO INFLUÊNCIA E NÃO SURPRESA – DO POLICENTRIMO PROCESSUAL

O novo Código de Processo Civil (Lei 13.105 de 16.03.2015) traz uma série de inovações que são de extrema relevância, vez que tentam estabelecer uma melhor frequência entre a legislação processual infraconstitucional com o modelo constitucional de processo.

Neste contexto, destacam-se as premissas gerais (normas fundamentais) que o projeto do novo código traz, especialmente em seus artigos 1º ao 12º, que efetivamente servirão de premissas interpretativas para a interpretação de todos os dispositivos do novo código.  

Costumeiramente é comum ver interpretes analisando dispositivos e institutos processuais a partir da leitura de um único dispositivo. Isso não vai ser mais possível a partir do novo código. Afinal, ele é um código que precisa ser lido em sua unidade e esta deve ser percebida a partir destas grandes normas fundamentais.

Destaca-se como um dos artigos mais importantes e inovadores do novo CPC, o art. 10º que estabelece que “o juiz não pode decidir, em grau algum de jurisdição, com base em fundamento a respeito na qual não se tenha dados às partes oportunidade de se manifestar, ainda que se trate de matéria sobre a qual deveria decidir de ofício”.

Isso porque, para que se oferte um dialógico processual, uma das premissas essenciais é a ideia de absorção do chamado contraditório como influência e não surpresa. Neste sentido, o juiz deve decidir levando em consideração os argumentos trazidos pelas partes e não basear sua decisão em fundamentos fora do debate processual.  Neste sentido, muito bem explica Dierle José Coelho Nunes:

Há muito a doutrina percebeu que o contraditório não pode ser analisado tão somente como mera garantia formal de bilateralidade da audiência, mas sim como uma possibilidade de influência sobre o desenvolvimento do processo e sobre a formação de decisões racionais, como inexistentes ou reduzidas possibilidades de surpresa Tal concepção significa que não pode mais acreditar que o contraditório se circunscreva ao dizer e contradizer formal entre as partes, sem que isso gere uma efetiva ressonância (contribuição) para a fundamentação do provimento, ou seja, afastando a ideia de que a participação das partes no processo possa ser meramente fictícia, ou apenas aparente, e mesmo desnecessária do plano substancial. (NUNES, 2015).

O ilustre professor Ronaldo Brêtas de Carvalho Dias explica a importância de se compreender o contraditório como garantia fundamental de participação partes:

O contraditório, princípio componente do devido processo legal, na atualidade, não mais pode ser entendido na concepção restritiva de ciência bilateral e contrariedade aos atos e termos do processo. Seu alcance técnico-cientifico é bem maior, devendo-se compreende-lo como garantia fundamental das partes de participação e manifestação efetivas em todos os atos e fases do procedimento, sem exceções de quaisquer espécies, possibilitando-lhes influírem na geração de um pronunciamento  decisório favorável aos seus interesses. Somente assim, ter-se-á decisão gerada democraticamente pela comparticipação dos sujeitos do processo (partes contraditoras e juiz), com a implementação técnica dos direitos e garantias constitucionais ostentados pelas partes. (BRÊTAS, 2012, p.175).

A importância do mencionado art. 10º do novo CPC, advém da necessidade de se combater a apelidada decisão surpresa que é moda forense no Brasil. De forma a exemplificar tal decisão, muito bem explica o professor Ronaldo Bretas de Carvalho Dias:

Considere-se que o autor ajuíze ação, dando início ao processo, sustentando, na petição inicial como fundamento jurídico de seu pedido, a incidência das normas do Código Civil de 1916. O réu, por sua vez, na contestação, resiste à pretensão e, como fundamento de defesa, embora reconhecendo os fatos narrados pelo autor, a eles ponha outras consequências jurídicas, postulando a incidência das regras do Código de Processo Civil de 2002. Na fase decisória, conclusos os autos, após as partes apresentarem suas razoes finais, entende-se o juiz-diretor do processo que o caso concreto, ao contrário das teses jurídicas alinhadas pelo autor e pelo réu, receberá solução adequada pela aplicação das normas do Código de Defesa e de Proteção ao Consumidor. Pois bem, aqui no Brasil, na prática do foro, é o que observamos em nossa atividade profissional, o juiz lavrará sentença-surpresa, apoiada nas normas do Código de Defesa do Consumidor, sem permitir às partes possibilidade de prévia manifestação a respeito, é o que acontece na maioria das vezes. Evidentemente, em tal situação, estará sendo violado o contraditório, em concepção cientifica atualizada, pois as partes destinatárias da sentença, que suportarão seus efeitos, não tiveram a possibilidade de influir no convencimento do juiz, quanto às normas de direito por ele consideradas adequadas à solução decisória do caso reconstruído no processo. (BRÊTAS, 2012, p. 101).

Destarte, o novo CPC traz como grande premissa, a ideia de que se tem um sistema processual que é comparticipativo, cooperativo. Isso que dizer que ao invés de se pensar no projeto do novo código como o código dos juízes, ou como o código das partes, como costumeiramente ele vai ser chamado, o código de processo civil é um código de todos, porque se de um lado ele otimiza aspectos da função do juiz, ao lado disso ele também otimiza o papel que as partes podem desempenhar.

 Isso significa que o novo código não aposta mais somente na figura do juiz, como hoje é muito comum a ideia do protagonismo do juiz, e ao mesmo tempo ele não tenta dar um passo para trás, advogando ou defendendo o protagonismo das partes, ele defende o protagonismo de todos, é um sistema policêntrico. Neste sentido:

De imediato, a nova legislação promoverá um equilíbrio salutar dos papéis da magistratura  e advocacia, de modo a proscrever as concepções do protagonismo de viés estatalista, com o juiz no centro, ou liberais, com os advogados com papel predominante. Certamente, ele será acusado de ser o Código dos juízes, pelos advogados, e dos advogados pelos magistrados, porque em verdade, ele será de todos e necessitará da assunção de um papel adequado pelos sujeitos processuais. Neste termos, há um evidente reforço do  debate e responsabilidade destes sujeitos mediante a assunção de premissas fortes como as do contraditório, como garantia de influência e não surpresa, da fundamentação estruturada das decisões, da boa fé objetiva processual, entre outras. (NUNES, 2014).

De forma a destacar a importância do art. 10º do NCPC, Lenio Luiz Streck afirma:

É claro que nos agrada a formulação da coparticipação por Dierle Nunes, enquanto garantia de influência e não surpresa[6] (que encontra lugar no artigo 10 do novo CPC): as partes têm direito fundamental a participar do provimento jurisdicional a que se submetem. Nisto, aporta as “auto-nomias” privada e pública habermasianas à dogmática processual. Equaciona bem oagir predominantemente estratégico das partes (orientado por interesses) com as limitações impostas pela estruturação comunicativa (orientada por conhecimento), necessária à articulação racional de pretensões jurídicas naesfera pública formal. Por aí se entende Dierle e Alexandre Bahia, quando dizem que: "reconhece-se que há papeis distintos, mas que todos cooperam para o resultado final"[7]. Cada sujeito já tem seu papel institucionalizado para que possa concorrer, à sua maneira, para a formação do provimento comum. (STRECK, 2014)

Portanto, o art. 10º do novo Código de Processo Civil, conforme sugere o professor Ronaldo Bretas trabalha com “quadrinômio estrutural do contraditório”. Isso porque teria em conjunto os elementos: informação, reação, diálago e o componente diferenciador do trinômio estrutural que seria a influência. Destaca-se a importância do contraditório como influência como elemento normativo estruturador de comparticipação. Neste sentido:

Desse modo, o contraditório constitui uma verdadeira garantia de não-surpresa, que impõe ao juiz o dever de provocar o debate acerca de todas as questões, inclusive as de conhecimento oficioso, impedindo que em solitária onipotência aplique normas ou embase a decisão sobre fatos completamente estranhos a dialética defensiva de uma ou ambas as partes.

Toda vez que o magistrado não exercitasse ativamente o dever de advertir as partes quanto ao específico objeto relevante para o contraditório, o provimento seria invalidado, sendo que a relevância ocorre se o ponto de fato ou de direito constitui necessária premissa ou fundamento para a decisão. (NUNES, 2004, p.83)

Por fim, o art. 10º do novo Código de Processo Civil, permite a implantação do policentrismo processual, como afastador de qualquer concepção de protagonismo e estruturador do modelo processual de processo constitucional, demonstrando de forma efetiva que para a construção do Estado Democrático de Direito, o único processo cabível é o processo constitucional, vez ter ele o papel de promover a participação dos interessados, sendo este artigo, uma forma clara efetivação dessa adequada participação.

CONCLUSÃO

Para que as partes e os advogados não sejam mais surpreendidos com as decisões surpresas, o art. 10º do NCPC traz a exigência de previsibilidade e garantia das partes não serem surpreendidas, demonstrando de forma efetiva que para a construção do Estado Democrático de Direito não é mais cabível a leitura superficial do contraditório como mera bilateralidade e que se desconsidera o que é dito no processo, com surpresas constantes nas fundamentações das decisões.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Anteprojeto do Novo Código de Processo Civil. Disponível em http://www.senado.gov.br/senado/novocpc/pdf/Anteprojeto.pdf. Acesso em 20 de fev. 2014.

BRASIL. Lei nº 13.105 de 16 de março de 2015. Disponível em www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13105.htm. Acesso em 17 de mar. 2015.

BRASIL, Ministério da Justiça. Avaliação do impacto das modificações no regime do recurso de agravo e proposta de simplificação do sistema recursal do CPC. Programas de Pós-graduação das Faculdades de Direito da UFMG e da UFBA. 2011. Disponível em https: www.academia.edu\6498950\AVALIAÇÃODOIMPACTODASMODIFICAÇÕESNOREGIMEDEAGRAVO. Acesso em 10.10.2014.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

BRASIL. Projeto de Lei n 8.046/2010: aprovado pelo Senado Federal em 17.12.2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em 30 set..2011.

BRÊTAS, Ronaldo de Carvalho Dias. Exame Preliminar do Projeto do Novo Código Civil, p 99-117. In: BARROS, Flaviane de Magalhaes; MORAIS, José Luis Bolzan. Reforma do Processo Civil: perspectivas constitucionais. Belo Horizonte: Fórum. 2010.

BRÊTAS, Ronaldo de Carvalho Dias. Primeira proposta de modificações no texto do PL nº8.046/2010 - Novo Código de Processo Civil, encaminhada ao Deputado Federal Paulo Abi-Ackel (PSDB/MG). Belo Horizonte, 19/9/2011

BRÊTAS, Ronaldo de Carvalho Dias. Processo Constitucional e Estado Democrático de Direito. 2a ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2012.

BRÊTAS, Ronaldo de Carvalho Dias. Projeto do Novo Código de Processo Civil aprovado pelo Senado – Exame técnico e constitucional, p. 551-565. In: ROSSI, Fernando et alii. O futuro do Processo Civil no Brasil: uma análise crítica do projeto do novo CPC. Belo Horizonte: Fórum, 2011.

GONÇALVES, Aroldo Plínio. Técnica Processual e Teoria do Processo. 2a ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2012.

LEAL, Rosemiro Pereira. A teoria Neoinstitucionalista do Processo: uma trajetória conjectural. v. 7 Belo Horizonte: Arraes 2013.

LEAL, Rosemiro Pereira. O caráter oculto do sentido normativo no novo CPC, p. 185-190. In: CASTRO, João Antônio Lima; FREITAS, Sérgio Henriques Zandona. Direito Processual: estudo democrático da processualidade jurídica constitucionalizada. Belo Horizonte: PUC Minas, Instituto de Educação Continuada, 2012. 

LEAL, Rosemiro Pereira. Teoria Geral do Processo: primeiros estudos. 12a ed. Rio de Janeiro: Forense, 2014. 

NUNES, Dierle José Coelho. A Função contra-fática do direito e o Novo CPC. Disponível emhttps://www.academia.edu/10431262/A_fun%C3%A7%C3%A3o_contraf%C3%A1tica_do_direito_e_o_Novo_CPC. Acesso em  02 fev. 2015.

NUNES, Dierle José Coelho. Agravo Previsto no novo CPC poderá criar idas e vindas processuais. Disponível em: http://www.conjur.com.br/2014-ago-08/agravo-previsto-cpc-criara-idas-vindas-processuais? Acesso em 12 ago. 2014.

NUNES, Dierle José Coelho. Juiz deve ser visto como garantidor de direitos fundamentais, nada mais. Disponível em: http://www.conjur.com.br/2014-set-03/juiz-visto-garantidor-direitos-fundamentais-nada Acesso em 10 de out 2014.

NUNES, Dierle José Coelho. Novo CPC acerta ao manter efeito suspensivo em certas apelações. Disponível em: http:www.conjur.com.br/2014-jun-22/dierle-nunes-cpc-acerta-manter-efeito-suspensivo-certas-apelacoes? Acesso em 22 jul. 2014.

NUNES, Dierle José Coelho. Novo CPC promove o equilíbrio entre magistrados e advogados. Disponível em: https://www.academia.edu/9811319/Novo_CPC_promove_equil%C3%ADbrio_entre_magistrados_e_advogados Acesso 2 de jan 2014.

NUNES, Dierle José Coelho. Processo Jurisdicional Democrático.  1a. Ed. Curitiba: Jaruá, 2012.

STRECK, Lenio Luiz. A Cooperação Processual no Novo CPC é incompatível com a Constituição. Disponível em http://www.conjur.com.br/2014-dez-23/cooperacao-processual-cpc-incompativel-constituicao. Acesso 10 de jan. 2014.

STRECK, Lenio Luiz. Novo CPC terá mecanismos para combater o decisionismos e arbitrariedade? Disponível em http://www.conjur.com.br/2014-dez-18/senso-incomum-cpc-mecanismos-combater-decisionismos-arbitrariedades . Acesso 09 de jan. 2014.

TAVARES, Fernando Horta. Tempo e processo. In: GALUPPO, Marcelo Campos. O Brasil que queremos: reflexões sobre o Estado Democrático de Direito. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2006.

Assuntos relacionados
Sobre as autoras
Daniela Moreira de Souza

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, foi pesquisadora e bolsista FAPEMIG (2011), monitora de Direito Constitucional II (Julho de 2011 a novembro de 2012), coordenadora do Núcleo de Pesquisa Acadêmico da Puc Minas (NAP), diretora do IICCP (Instituto de Investigação Cientifica em Constituição e Processo) e extensionista na APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (março de 2012 a julho de 2013). OAB em Direito Penal, OAB/MG 148.192. Cursando o mestrado em Direito Penal/ PUC Minas

Isabella Fonseca Alves

Mestranda em Direito Processual pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Bacharel em Direito pela Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas- núcleo Praça da Liberdade), monitora de Direito Processual Civil III (março de 2012 a novembro de 2012), pesquisadora do Instituto de Investigação Científica Constituição e Processo, extensionista na APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (março de 2012 a julho de 2013). <br>

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos