A vida como ela é: vitimismo

06/04/2015 às 21:24
Leia nesta página:

A vida como ela é: Vitimismo

Sinceramente? Concordo com Lacan: “ Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você.”

Entretanto, muitos discordam desta frase e querem que suas vidas sejam consequências das escolhas de outros.

Vejamos:

Não gosta do seu emprego? Procure outro!

Não gosta de chefe chato? Planeje e busque sua independência!

Não teve oportunidades? Você buscou oportunidades? Vá a luta!

Pessoas que gostam de se vitimizar, pensando que tudo que ruim que acontece foi culpa de outra pessoa ou pior, de alguém que sequer sabe que ela existe.

A vida é feita de escolhas. Como bem assinalou Pablo Neruda: “Você é livre para fazer as suas escolhas, mas prisioneiro das consequências”.

Escolha mudar e você vai mudar. Muitos adoram dizer que falta-lhe oportunidade, que tudo é mais difícil e que a sociedade lhe trata mal. Sinceramente: Ficar chorando num canto não vai fazer a sociedade lhe tratar melhor.

A dor ensina mais do que qualquer faculdade, não tenho dúvida disto. E traumatiza também. Então, vamos analisar a nossa vida e nossas escolhas e parar de ser prisioneiro de consequências escolhidas por outras pessoas.

Ninguém é igual a ninguém. Cada um tem seu tempo, seu aprendizado e sempre generalizar é errado. Assim, somente no individual podemos crescer, aprender e estatisticamente evoluir.

Numa empresa podemos ter muitos felizes, alguns infelizes e estes podem contaminar todos os demais, pois individualmente somos poderosos em nossas crenças e valores.

Se queremos nos contaminar porque nos dizem que outros falam mal de nós, ou porque outros ganharam mais do que nós, ou porque a grama do vizinho é mais verde, vamos acreditar nisto porque nos disseram e faremos disso nossa verdade, disseminando-a. Em nenhum momento ponderamos o porque disto ou razões que pudessem motivar tal decisão e sequer conversamos com a empresa, simplesmente vendemos o que nos foi vendido como verdade.

Uma radio corredor poderosa, afinal, grande parte dos seres humanos prefere falar mal do que elogiar.

Pare e pense: A vida como ela é e o seu perfil de vida…. Você é vítima de si mesmo ou de escolhas alheias?

Não? Tem certeza?

Você pode mudar quando quiser, basta querer.

#PenseNisto

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Autoridade em Inteligência Artificial – IA no setor jurídico (chat gpt, Gemmini, Copilot e muito mais!). Consultor em gestão, tecnologia e marketing jurídico. Também sou craque em Privacidade e implementação de LGPD! Vamos conversar? Envie um e-mail ou mensagem pelo Microsoft Teams: [email protected] Prefere contato direto? WhatsApp ou Telegram: (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos